quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Mudanças na Tabela Geológica




Entenda:

As Eras geológicas são divididas em Períodos e estes em Épocas.



A primeira Era é o Pré Cambriano que é dividido, basicamente, pelos períodos
Arqueozóico e Protetozóico. Em seguida vem a segunda Era que é chamada de Paleozóico e tem vários períodos. A era seguinte é uma das minhas preferidas, o Mesozóico( era dos dinossauros e da deriva continental/tectônica das placas, que tem vários períodos interessantes, tais co o Jurássico e o Triássico) . Por fim, vem a Era Cenozóica. Essa é a era que estamos e é dividida pelos períodos Terciário e o Quaternário, aliás, é nesse momento que surge o homem.



A novidade é que ,segundo a visão de vários cientistas, devido às grandes
interferências humanas no planeta, os seres humanos colocaram a Terra em uma nova Era Geológica chamada de ANTROPOCENO que pode ter acontecido em meados do século passado e foi marcada pelo consumo em massa de materiais como alumínio, concreto, plástico e pelas consequências dos testes nucleares em todo o planeta, segundo a pesquisa publicada na revista "Science.


 A nova tese é sustentada nas mudanças ambientais causadas pela espécie humana e segundo os cientistas, essa nova era chamada de Antropoceno (do grego anthroppos, homem) é recente e teria surgido ao final do século XX, sendo que o termo surgiu na década de 1980, através do ecólogo norte-americano Eugene Stoermer, porém,  foi o holandês Paul Crutzen, vencedor do Prêmio Nobel de Química de 1995, quem popularizou essa vertente.



Atualmente, quem lidera a pesquisa que corre o mundo atualmente é o geólogo Colin Waters, cientista do Serviço Geológico Britânico que aponta o Antropoceno como ponto final do Holoceno, época cujo início foi há longos 11.700 anos.Para Colin, que neste estudo trabalha juntamente com pesquisadores de outras 21 instituições, a "era dos homens" começou a exibir a maior parte de seus sinais distintivos em 1950.



"Os depósitos antropogênicos recentes contêm novos tipos de rochas e minerais, refletindo uma rápida disseminação global de alumínio puro, concreto e plástico", afirma o estudo. "A queima de combustíveis fósseis disseminou fuligem, esferas de cinza inorgânica e partículas carbonáceas esféricas por todo o mundo", pontua.



Segundo Waters, essa passagem será visível na Terra por milhões de anos, mesmo que a humanidade já esteja extinta e esses materiais propensos à sobrevivência são chamados de tecnofósseis.


Para que possamos ter uma ideia, a identificação de épocas geológicas se dá por meio da deposição de camadas no solo, sendo que para os defensores do Antropoceno, esta fase já apresenta, nesse sentido, diferenças em relação ao Holoceno.




O trabalho também indica que o planeta caminha a passos largos para perder 75% de suas espécies nos próximos séculos.Tudo isso vem sendo causado pelo aumento da concentração de gases no efeito estufa, a mudança climática pela qual a Terra passa se registra não somente no gelo que se forma nas calotas polares, mas também na deposição de sedimentos, dizem os estudiosos. "As concentrações atmosféricas de gás carbônico e metano se distanciam do Holoceno começando por volta de 1850 e mais acentuadamente em 1950", relata a pesquisa.



Outro fato a ser destacado diz respeito a questão da análise dos sedimentos depositados, onde os pesquisadores, geólogos e cientistas,indicam outras causas para tais mudanças, tais como a forte urbanização, o desmatamento desenfreado e a construção de represas.Também deve-se ser levado em consideração o descontrolado avanço do aquecimento global,principalmente depois da Primeira Revolução Industrial e que no século XX acelerou de forma dramática.Segundo os cientistas, além da época geológica denominada Holoceno, também será encerrado o período geológico Quaternário - recorte de tempo datado de 2,6 milhões de anos atrás.


A comunidade científica que está estudando tais mudanças em nosso planeta acredita que essa nova era não mudará de forma radical a perspectiva da Ciência, que já tem noção da seriedade dos fenômenos provocados pela ação humana que se refletem negativamente no planeta, entretanto, para eles, a medida aumentaria a seriedade da abordagem do assunto na área da educação, uma vez que ficaria bem explicito o fato de que uma especia animal está tendo o poder de modificar até mesmo uma ERA GEOLÓGICA e com isso mudar os rumos de nosso planeta.



Kléber Caverna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...