sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

ONDAS GRAVITACIONAIS


Pela primeira vez um experimento vê ondas gravitacionais, um fenômeno previsto por Einstein  pela Teoria da Relatividade Geral, há cem anos. Esse abalo no espaço e no tempo foi provocado por colisão de buracos negros.

Através da observação da interação de dois buracos negros (objetos do universo com gravidade extremamente forte)  os pesquisadores registraram, pela primeira vez, as ondas de distorção provocadas pela força gravitacional  no espaço e no tempo ,que tinha sido prevista por Eisnten que afirmava em sua teoria da Relatividade Geral que a gravidade é uma força de atração que age distorcendo o espaço e o tempo -- espaço e tempo, em sua concepção são uma coisa só. Quando há uma interação de objetos muito maciços, para os quais a força da gravidade é muito grande, eles produzem ondas que se propagam no espaço.

 É importante salientarmos que as ondas gravitacionais estão para a gravidade assim como a luz, uma onda eletromagnética, está para o magnetismo e a eletricidade, forças capazes de gerar luminosidade. A detecção de ondas gravitacionais, porém, requer aparelhagem capaz de perceber oscilações muito mais sutis do que a luz. Os cientistas usaram o Ligo que consiste em dois enormes detectores de cerca de 4 km de extensão nos estados de Washington e Louisiana, nos EUA, operando conjuntamente.

O Ligo em si começou a funcionar em 2002, depois de outros experimentos iniciais, e sua sensibilidade vem sendo aprimorada desde então. Somente com um aprimoramento maior realizado em 2015 , porém, foi possível detectar um primeiro evento.

A colisão de buracos negros ocorreu a 1,3 bilhão de anos-luz e foi registrada pelo projeto e detectada em 14 de setembro de 2015. Cada um dos dois objetos pesava cerca de 30 vezes a massa do Sol, e os  buracos negros em colisão detectados pelo experimento são essencialmente estrelas mortas que implodiram dentro de sua própria força gravitacional. Esses objetos são escuros porque têm uma força de atração de gravidade tão grande que capturam até a luz.


FONTES: NASA/MIT / 1.globo.com/ciencia-




 Kléber Caverna



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...