sábado, 5 de outubro de 2013

DICAS SOBRE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA INDÚSTRIA NO BRASIL

 DEZ DICAS SOBRE DE ATUALIDADES – KLÉBER CAVERNA

DICA Nº 06
TEMA: AS PRINCIPAIS CARACTERÍTICAS DA INDÚSTRIA NO BRASIL



1- Com a crise de 1929 e a falência da economia cafeeira em decorrência desse fato, a infraestrutura  cafeeira(portos,rodovias, galpões,bancos,mão de obra, ferrovias etc) migram para a indústria que Getúlio Vargas estava incentivando e a região Sudeste sai na frente exatamente por se tratar do local onde o café era dominante. Portanto, a economia cafeeira deu as bases para nossa industrialização, com a acumulação de capital necessário para o processo, a criação de infra-estrutura, a formação de mercado de consumidor e com a mão de obra utilizada, especialmente os migrantes europeus não portugueses, como os italianos.

2-No governo de JK, se dá a abertura ao capital internacional, representado pelas empresas multinacionais e pelos enormes empréstimos para o estabelecimento de infra estrutura e de grandes obras como a construção da capital federal no centro do país, no planalto central, Brasília.Durante a ditadura militar, o Plano de metas de JK é continuado, grandes projetos são estabelecidos, a economia do país chega a tornar-se a oitava do mundo.De 1968 até 1973, vivemos o chamado milagre brasileiro que chega ao fim com as crises do petróleo.Com o final do período militar, veio os governos pós ditadura.Durante os anos oitenta vivemos a chamada ‘Década Perdida” e somente na década de 1990, com o Plano REAL ,conseguimos estabilizar nossa economia.A partir da década de 1990 o neoliberalismo chega de vez em nosso país, e da emergência das ideias neoliberais, o processo de industrialização do país toma novo rumo, com a privatização de grande parte das estatais e da abertura cada vez maior da economia do país ao capital internacional, além da retirada de direitos trabalhistas históricos.

3-Desda a década de 1990 que começaram a acorrer mudanças espaciais na distribuição atual das indústrias no país, pois desde o início da industrialização, a tendência foi de concentração espacial no Centro-sul, especialmente em São Paulo, isso fez com que esse estado se torna-se o grande centro da economia nacional e em decorrência disso recebesse os maiores fluxos migratórios, mas o que se verifica atualmente é que a tendência mundial atual de desconcentração industrial também tem acontecendo de forma cada vez mais constante no  Brasil, pois localidades do interior de São Paulo, do Sul do país e até mesmo estados nordestinos começam a receber industrias que em outros tempos se dirigiriam sem sombra de dúvidas para a capital paulista.

4-Essa nova situação deve-se em especial a globalização da economia que tem acirrado a competição entre as empresas, que com isso buscam a redução dos custos de produção buscando produzir onde é mais barato. Essa nova conjuntura tende a redesenhar não apenas o espaço industrial brasileiro, mas de várias áreas do mundo. O mais interessante no caso brasileiro, é que ele não tem enfraquecido o papel de São Paulo como cidade comandante da economia nacional, mas pelo contrário fortalece, pois o que se desconcentra é a produção e não a decisão.

4-é importante observarmos que dentro da Região Sudeste há uma tendência de saída do ABCD Paulista, buscando menores custos de produção do interior paulista, no Vale do Paraíba ao longo da Rodovia Fernão Dias, que liga São Paulo à Belo Horizonte. Estas áreas oferecem, além de incentivos fiscais, menores custos de mão-de-obra, transportes menos congestionados e por tratarem-se de cidades-médias, melhor qualidade de vida, o que é vital quando trata-se de tecnopólos.

5-A desconcentração industrial entre as regiões vem determinando o crescimento de cidades-médias dotadas de boa infra-estrutura e com centros formadores de mão-de-obra qualificada, geralmente universidades. Além disso, percebe-se um movimento de indústrias tradicionais, de uso intensivo de mão-de-obra, como a de calçados e vestuários para o Nordeste, atraídas sobretudo, pela mão-de-obra extremamente barata.

6-Para entendermos como funcionam nossas indústrias, caba o esclarecimento de alguns conceitos básicos, tais como as suas classificações em:
-Indústrias de base( são aquelas que produzem bens que dão a base para o funcionamento de outras indústrias, ou seja, as chamadas matérias primas industrias ou insumos industriais, como o aço),
-Indústrias de bens de capital ou intermediárias( aquelas que produzem equipamentos necessários para o funcionamento de outras indústrias, como as de máquinas),
-Indústrias de bens de consumo(são aquelas que produzem bens para o consumidor final, a população comum, sendo que  elas subdividem-se em: bens duráveis, ou seja, as que produzem bens para consumo a longo prazo, como automóveis e as de Bens não duráveis,  produzem bens para consumo em geral imediato, como as de alimentos).

7- Outro ponto interessante para se ter um direcionamento para a economia indústria , são os fatores locacionais, ou seja, as vantagens que um determinado local pode oferecer para a instalação de uma indústria, tais como: Matéria prima abundante e barata;Mão de obra abundante e barata;Energia abundante e barata;Mercados consumidores;Infra estrutura;Vias de transporte e comunicações;Incentivos fiscais;Legislações fiscais, tributárias e ambientais amenas.

8-O papel das multinacionais ou transnacionais também é importante a ser destacado.A partir do final do século XlX, começam a surgir os primeiros trustes (modalidade de concentração e centralização do capital), os quais dão origem a empresas multinacionais, que correspondem aquelas que se expandem para além das fronteiras onde surgiram, algumas tornando-se verdadeiras empresas globais, como é o caso da Coca-cola.A grande arrancada das multinacionais em direção dos países subdesenvolvidos se deu a partir do pós 2ª Guerra mundial, quando várias empresas dos EUA, Europa e Japão, passaram a se aproveitar das vantagens locacionais oferecidas por esses países.

9-Em nosso país a chegada das grandes multinacionais se deu, principalmente a partir do governo de JK, que abriu a economia nacional ao capital internacional proporcionando grande internacionalização da economia, por outro lado também beneficiou multinacionais como por exemplo na opção pela via rodoviarista de transportes para o Brasil, que naquele momento atraiu várias multinacionais produtoras de automóveis, mas que condenou os brasileiros a pagarem os custos mais elevados desse tipo de transporte.Hoje a presença delas no Brasil é muito intensa e numerosa, elas sendo responsáveis por grande parte da drenagem de capitais que saem do país através das remessas de lucros.

10- A redução de instalações e capacidade industrial de um país é caracterizado como desindustrialização. A desindustrialização está envolvida com as mudanças sociais e econômicas resultante da macroeconomia. A partir do momento que um  país torna-se menos competitivo e mais caro para produzir algum bem, corre o risco de iniciar um processo de desindustrialização.A desindustrialização torna-se mais grave quando um país ou região sofre a perda de atividade na indústria transformadores. Os fatores da desindustrialização começaram a ser percebidos no Brasil a partir dos anos 2010, quando a  valorização do real e invasão dos produtos chineses no país desequilibrou o ritmo produtivo de nossas indústrias para o mercado interno e externo. A não produção de bens também gera atrofia na capacidade tecnológica de um país, o tornando dependente da plataforma produtiva de outros países, seja a mesma instalada em outro país ou em parte em seu território.


Prof. Kléber






Nenhum comentário:

Postar um comentário

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...