DEZ DICAS DE ATUALIDADES – KLÉBER
CAVERNA
DICA Nº 03
TEMA: TRANSPORTES NO BRASIL
1-é importante que
destaquemos que as
primeiras medidas concretas para a formação de um sistema de transportes no
Brasil só foram estabelecidas em 1934, no governo de Getúlio Vargas. Desde a
criação da primeira estrada de ferro até 1946 os esquemas viários de âmbito
nacional foram montados tendo por base as ferrovias, complementados pelas vias
fluviais e a malha rodoviária. Esses conceitos começaram a ser modificados a
partir de então, especialmente pela profunda mudança que se operou na economia brasileira,
e a ênfase passou para o setor rodoviário, principalmente a partir do governo
JK.
2-Nossa matriz de
transportes é predominantemente rodoviária.
3-O
grande volume movimentado e o fato de ser um dos modais com preço unitário mais
elevado – perdendo apenas para o aéreo – fazem com que o transporte rodoviário
de cargas tenha ampla representatividade nos custos logísticos do País,
elevando o chamado “Custo Brasil”
4-A malha rodoviária
brasileira possui em torno de 1,6 milhão de quilômetros de extensão (de
estradas pavimentadas e não pavimentadas), com uma densidade de 0,2 km/km2 de
área do País. Mais da metade das estradas se localiza nas regiões Sul e
Sudeste, as quais concentram 73% do Produto Interno Bruto nacional. Cerca de
80% das rodovias estão sob jurisdição municipal (1,3 milhão de quilômetros),
com o restante sendo responsabilidade do Governo Federal e dos Estados – 76 mil
km e 220 mil km, respectivamente.
5-A primeira estrada de
ferro brasileira foi inaugurada no Rio de Janeiro em 1854, com 14,5 km de
extensão, unindo a Baía de Guanabara ao sopé da Serra da Estrela, no caminho de
Petrópolis. A partir daí, o setor ferroviário se desenvolveu de forma
acelerada até 1920. A década de 1940 marcou o começo do processo de estagnação,
que se acentuou com a ênfase do poder central na malha rodoviária. Diversas
ferrovias e ramais começaram a ser desativados e a rede ferroviária, que em
1960 tinha 38.287 km, reduziu-se a 26.659 km em 1980. A crise do petróleo na
década de 1970 mostrou a necessidade da correção da política de transportes,
mas dificuldades financeiras impediram a adoção de medidas eficazes para
recuperar, modernizar e manter a rede ferroviária nacional, que entrou em
processo acelerado de degradação.
6-O transporte hidroviário em nosso país
também fica muito a desejar. No que se refere a navegação fluvial é o sistema de menor
participação no transporte de mercadoria no Brasil. Isto ocorre devido a vários
fatores. Muitos rios do Brasil são de planalto, por exemplo, apresentando-se
encachoeirados, portanto, dificultam a navegação. O Brasil tem mais de 4
mil quilômetros de costa atlântica navegável e milhares de quilômetros de rios,
porém, ainda muito subutilizados.Nossos portos são numerosos, mas ainda
apresentam muitas deficiências técnicas e de infra estrutura.
7-Nosso transporte aéreo foi implantado 1927, e realizado por companhias particulares sob o controle do Ministério da Aeronáutica no que diz respeito ao equipamento utilizado, abertura de novas linhas etc. A rede brasileira, que cresceu muito até a década de 1980, sofreu as conseqüências da crise mundial que afetou o setor nos primeiros anos da década de 1990. O transporte aeroviário é responsável por 4% do movimento total de passageiros no Brasil. No segmento de carga, sua participação é de 0,65%. A receita total do setor gira em torno de R$ 12 bilhões ao ano.
7-Nosso transporte aéreo foi implantado 1927, e realizado por companhias particulares sob o controle do Ministério da Aeronáutica no que diz respeito ao equipamento utilizado, abertura de novas linhas etc. A rede brasileira, que cresceu muito até a década de 1980, sofreu as conseqüências da crise mundial que afetou o setor nos primeiros anos da década de 1990. O transporte aeroviário é responsável por 4% do movimento total de passageiros no Brasil. No segmento de carga, sua participação é de 0,65%. A receita total do setor gira em torno de R$ 12 bilhões ao ano.
8-Em
2012 o governo leiloou três aeroportos para entregá-los à iniciativa privada:
Guarulhos, em São Paulo, Viracopos, em Campinas (SP), e Juscelino Kubitschek,
em Brasília, e agora pretende fazer o mesmo com os aeroportos do Galeão (RJ) e
de Confins (MG). A administração desses terminais será concedida à iniciativa
privada por um prazo determinado, e durante esse período a Infraero manterá 49%
das ações dos aeroportos.
9-É importante que
entendamos que os
transportes contêm três elementos: infraestrutura, veículos e operações
comerciais. Infraestrutura é a malha de transporte: rodoviária, férrea,
aérea, fluvial, tubular, etc. Os veículos são automóveis, bicicletas,
ônibus, trens e aeronaves, que utilizam essa malha. As operações são as
formas como esses veículos utilizam a rede, como diretrizes,códigos , leis, etc.
10-Em resumo é importante
que frisemos que o
transporte multimodal é a melhor opção para o Brasil, pois a associação de
vários sistemas de transporte e a criação de terminais rodoviários,
ferroviários e hidroviários reduziriam os fretes, aumentariam a competitividade
dos produtos e permitiriam uma maior integração territorial.
Prof. Kléber
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