segunda-feira, 30 de setembro de 2013

DICAS DE TRANSPORTES NO BRASIL

DEZ DICAS DE ATUALIDADES – KLÉBER CAVERNA

DICA Nº 03
TEMA:  TRANSPORTES NO BRASIL



1-é importante que destaquemos que as primeiras medidas concretas para a formação de um sistema de transportes no Brasil só foram estabelecidas em 1934, no governo de Getúlio Vargas. Desde a criação da primeira estrada de ferro até 1946 os esquemas viários de âmbito nacional foram montados tendo por base as ferrovias, complementados pelas vias fluviais e a malha rodoviária. Esses conceitos começaram a ser modificados a partir de então, especialmente pela profunda mudança que se operou na economia brasileira, e a ênfase passou para o setor rodoviário, principalmente a partir do governo JK.

2-Nossa matriz de transportes é predominantemente rodoviária.

3-O grande volume movimentado e o fato de ser um dos modais com preço unitário mais elevado – perdendo apenas para o aéreo – fazem com que o transporte rodoviário de cargas tenha ampla representatividade nos custos logísticos do País, elevando o chamado “Custo Brasil”

4-A malha rodoviária brasileira possui em torno de 1,6 milhão de quilômetros de extensão (de estradas pavimentadas e não pavimentadas), com uma densidade de 0,2 km/km2 de área do País. Mais da metade das estradas se localiza nas regiões Sul e Sudeste, as quais concentram 73% do Produto Interno Bruto nacional. Cerca de 80% das rodovias estão sob jurisdição municipal (1,3 milhão de quilômetros), com o restante sendo responsabilidade do Governo Federal e dos Estados – 76 mil km e 220 mil km, respectivamente.

5-A primeira estrada de ferro brasileira foi inaugurada no Rio de Janeiro em 1854, com 14,5 km de extensão, unindo a Baía de Guanabara ao sopé da Serra da Estrela, no caminho de Petrópolis. A partir daí, o setor ferroviário se desenvolveu de forma acelerada até 1920. A década de 1940 marcou o começo do processo de estagnação, que se acentuou com a ênfase do poder central na malha rodoviária. Diversas ferrovias e ramais começaram a ser desativados e a rede ferroviária, que em 1960 tinha 38.287 km, reduziu-se a 26.659 km em 1980. A crise do petróleo na década de 1970 mostrou a necessidade da correção da política de transportes, mas dificuldades financeiras impediram a adoção de medidas eficazes para recuperar, modernizar e manter a rede ferroviária nacional, que entrou em processo acelerado de degradação.

6-O transporte hidroviário em nosso país também fica muito a desejar. No que se refere a  navegação fluvial é o sistema de menor participação no transporte de mercadoria no Brasil. Isto ocorre devido a vários fatores. Muitos rios do Brasil são de planalto, por exemplo, apresentando-se encachoeirados, portanto, dificultam a navegação. O Brasil tem mais de 4 mil quilômetros de costa atlântica navegável e milhares de quilômetros de rios, porém, ainda muito subutilizados.Nossos portos são numerosos, mas ainda apresentam muitas deficiências técnicas e de infra estrutura.

7-Nosso transporte aéreo foi implantado 1927, e  realizado por companhias particulares sob o controle do Ministério da Aeronáutica no que diz respeito ao equipamento utilizado, abertura de novas linhas etc. A rede brasileira, que cresceu muito até a década de 1980, sofreu as conseqüências da crise mundial que afetou o setor nos primeiros anos da década de 1990. O transporte aeroviário é responsável por 4% do movimento total de passageiros no Brasil. No segmento de carga, sua participação é de 0,65%. A receita total do setor gira em torno de R$ 12 bilhões ao ano.

8-Em 2012 o governo leiloou três aeroportos para entregá-los à iniciativa privada: Guarulhos, em São Paulo, Viracopos, em Campinas (SP), e Juscelino Kubitschek, em Brasília, e agora pretende fazer o mesmo com os aeroportos do Galeão (RJ) e de Confins (MG). A administração desses terminais será concedida à iniciativa privada por um prazo determinado, e durante esse período a Infraero manterá 49% das ações dos aeroportos. 
9-É importante que entendamos que os transportes contêm três elementos: infraestrutura, veículos e operações comerciais. Infraestrutura é a malha de transporte: rodoviária, férrea, aérea, fluvial, tubular, etc. Os veículos são automóveis, bicicletas, ônibus, trens e aeronaves, que utilizam essa malha. As operações são as formas como esses veículos utilizam a rede, como diretrizes,códigos , leis, etc.

10-Em resumo é importante que frisemos que o transporte multimodal é a melhor opção para o Brasil, pois a associação de vários sistemas de transporte e a criação de terminais rodoviários, ferroviários e hidroviários reduziriam os fretes, aumentariam a competitividade dos produtos e permitiriam uma maior integração territorial.


Prof. Kléber



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