quarta-feira, 25 de setembro de 2013

EXERCÍCIOS DE ATUALIDADES - CONCURSO PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO DF

COMENTÁRIOS DOS ITENS ERRADOS


QUESTÃO 1

3-a presidente propôs a criação de um plebiscito.

5-a  medida não foi bem aceita pela comunidade médica.

7-a destinação era para ser de 100% mas foi aprovado o total de 75% royalties do petróleo para investimentos na educação e 25% para a saúde.

 QUESTÃO  2

2-a lei deve ser promulgada

3-Houve um plebiscito, em 1993( para que os eleitores opinassem sobre qual o sistema de governo deveria ser adotado no país – monarquia parlamentar ou República; parlamentarismo ou presidencialismo), e um referendo, em 2005(referendo sobre a liberação da compra de armas). Também tivemos um plebiscito no Pará em 2011(foi sobre a divisão do Estado do Pará, que foi rejeitada.   )

8-não ocorreu jogos em São Paulo no  Morumbi.O estádio de São Paulo será o do Corinthians, e ainda não foi inaugurado.


QUESTÃO 3

 3-a  OTAN, OMC, OEA ,ao são blocos econômicos.

7-A União Europeia é formada por 27 países–membros, porém, 1º deles estão fora da Zona do Euro e não são uma união econômica e monetária , onde os seus participantes usufruem de uma tarifa externa comum; de uma livre circulação de capitais, serviços, mercadorias e pessoas e de uma moeda única para todos.


QUESTÃO 4

2- durante a crise o FMI ajudou na tentativa de resgatar esses países da crise.

5- o Brasil não  está imune a crise.
7-não existem benesses de um regime político democrático e neoliberal.A China é um país ditatorial e tem um socialismo de mercado, ou seja, um sistema socialista com concessões ao capitalismo.


QUESTÃO 5

1–Os países dos BRICS realmente são considerados do “Sul”,porém , os países do G4 tem nações do “Sul”( Brasil e Índia) e do “Norte” (Japão e Alemanha).

2–O G20 é um grupo constituído por países das economias mais desenvolvidas e emergentes do mundo, sendo criado em 1999, na esteira de várias crises econômicas da década de 1990, e é uma espécie de fórum de cooperação e consulta sobre assuntos financeiros internacionais.

4– O G5+1consiste nos cinco países do Conselho de Segurança da ONU  EUA/FRANÇA/RU/CHINA/RÚSSIA e  a ALEMANHA.

6–a OTAN é uma organização militar.


QUESTÃO 6


2-Os dois irmãos acusados dos atentados em Boston agiram sozinhos.

3-O IDH chinês é muito baixo.101º colocado  com um IDH de 0,999.

4-A China é a  segunda maior economia do mundo (fica apenas atrás  dos Estados Unidos).



QUESTÃO 7

1-Não existe o Sudão do norte, na verdade esse país tem o nome de Sudão.Realmente ocorreu a divisão do Sudão e o novo país é o Sudão do Sul que possui grandes reservas de petróleo, mas não tem refinarias e portos para escoar sua produção desse importante recurso energético.

3-A chamada Primavera Árabe teve início na Tunísia e se estendeu por vários países africanos, onde podemos destacar a Egito e a Líbia, bem como alguns países do Oriente Médio, principalmente a Síria e o Iêmen.

5-A chamada Primavera Árabe ainda não teve o seu fim,porém, o caso mais significativo é da resistência de Bashar al Assad na Síria e os recentes conflitos que voltaram a acontecer no Egito, depois da queda do sucessor de Mubarak, o ex-presidente Mohamad Morsi.

7-o erro desse iten consiste no fato que nem todos os representantes do Conselho de Segurança da ONU autorizaram ataques à Síria. Nesse caso, Rússia e China se opuseram.


QUESTÃO 8

5-(   )- Na verdade nenhuma dessas medidas foram aprovadas .

QUESTÃO 9

2-No caso específico do Brasil,dentro dos BRICS, realamente apresentamos uma certa estabilidade monetária; um sistema democrático;porém,não podemos dizer que temos uma boa gestão dos gastos públicos; ou avanços de nossas reformas tributárias e previdenciárias.Por outro lado, a ascensão de nosso PIB nem sempre está associado a uma ao crescimento acelerado de nossa balança comercial.

3-Os BRICS  não formam um bloco econômico, uma vez que não estão em nenhuma fase dos blocos regionais(ZLC,UA,MC ou UEM).

7- Julian Assange não é terrorista. Realmente ele nasceu na Austrália e é o criador do Wikileaks, que estando refugiado há um ano na embaixada do Equador em Londres, sob a proteção do presidente Rafael Correa.

  
QUESTÃO 10

 

2 -O Protocolo de Kyoto foi ratificado em fevereiro de 2005.

4-Na COP-17 em Durban na África do Sul não foi ratificado o Protocolo de Kyoto , uma vez que isso já havia acontecido em 2005.

 


QUESTÃO 11

2-China, a Índia e o Brasil não estão fora do Protocolo de Kyoto. 

3-A Chuva ácida, o efeito estufa, a eutrofização e a maré negra e vermelha e a destruição da camada de ozônio,são exemplos de problemas ambientais de origem tanto antrópica(humana) como natural, bem como o desmatamento e a poluição das águas e do solo também podem ter sua gênese tanto humana como natural.


QUESTÃO 12

1-a nossa população é atualmente bastante urbanizada , sendo que aproximadamente 84% , porém encontra-se mal distribuída pelas nas cidades do país.

2-não existiram políticas governamentais após a década de 1980 (década perdida), de controle da natalidade.Por outro lado, o que ocorreu foi a queda do crescimento vegetativo(diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade) e da taxa de fecundidade(número médio de filhos por mulher)que cai para níveis bastantes baixos, estando atualmente em 1,9 filhos por mulher.

QUESTÃO 13

5-Nosso paíos não está muito próximo dos países centrais nas questões ligadas ao “welfare state”, ou seja, o “estado de bem estar social”.


QUESTÃO 14

3-o Pastor Marco Feliciano (PSC-SP)não é Senador, ele é Deputado Federal.

5- Barbosa é o primeiro negro a presidir a Corte.





 Professor KléberCaverna





6 comentários:

  1. e onde estão as questões professor?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite professor! Sou sua aluna no Gran Cursos SIG e gostaria de ter acesso a essas questões. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Professor fará algum aulão de atualidades essa semana?

    ResponderExcluir
  4. Prof terá algum aulão de atualidades essa semana?

    ResponderExcluir
  5. Prezado professor. Estou me preparando para concurso metro do DF. O senhor teria mais exrrcicios de atualidades . E poderia me enviar.
    uilson_nascimento@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...