segunda-feira, 30 de setembro de 2013

DICAS SOBRE A AGROPECUÁRIA NO BRASIL

DEZ DICAS DE ATUALIDADES – KLÉBER CAVERNA

DICA Nº 04
TEMA:  AGROPECUÁRIA NO BRASIL





1-Nosso país possui um extenso território com relativa variedade de climas, predominantemente quentes, que nos permite o cultivo de quase todos os produtos em larga escala.Também enfrentamos problemas de geadas no Sul e Sudeste durante o inverno, inundações de verão em algumas porções do território nacional e secas prolongadas especialmente no Sertão. Mas, de uma maneira geral, não temos grandes problemas climáticos que nos impeça a prática agrícola.

2-Não podemos deixar de destacar que a  agropecuária tem um papel muito importante no Brasil, tanto no passado como no presente. É necessário saber que agropecuária remete a fusão da produção agrícola com a pecuária. Foi importante para o processo de povoamento do território brasileiro, pois na medida em que as propriedades rurais desbravavam o interior do país surgiam vilas e povoados.A produção agropecuária emprega aproximadamente 10% da população e responde por 8% do PIB brasileiro, vários foram os fatores que determinaram a expansão da agropecuária no país, mas os principais são o grande mercado interno, grande extensões de terras com relevo favorável e o clima

3-O Brasil tem vários tipos de solos, sendo que  alguns de grande fertilidade como a terra-roxa, o massapé e o solo de várzea ou aluvial, porém, também possuímos solos de baixa fertilidade ou problemas como acidez elevada. Muitos solos do país, para produzirem satisfatoriamente, necessitam da aplicação de adubos, corretivos químicos e fertilizantes.

4-Também podemos dar destaque a outros problemas relacionados aos solos do país, tais como a  lixiviação (o empobrecimento dos solos em regiões de climas muito úmidos com chuvas freqüentes que através do escoamento superficial retiram o material fértil do solo); a laterização (constitui na formação de uma crosta ferruginosa endurecida próxima à superfície do solo pela concentração de óxidos de ferro e alumínio, isso por que em áreas de clima tropical em que se alternam uma estação chuvosa (dissolução desses óxidos) e seca (quando esse material se acumula próximo à superfície e forma a crosta).

5- A erosão e esgotamento do solo  é outro fator muito preocupante no Brasil, provocando a destruição física do solo e a perda de sua qualidade. Quando desprotegido, pela retirada da vegetação, acentua-se esse processo, retirando-se as partículas que formam o solo, seus constituintes minerais e orgânicos, podendo dar origem a formação de voçorocas, ou seja, sulcos profundos denominados voçorocas.

6- O uso de técnicas agropecuárias incorretas, predatórias e prejudiciais ao solo: desmatamento (especialmente junto às margens dos rios), monocultura sem os cuidados necessários (reposição do material fértil ao solo), cultivo seguindo a mesma linha do declive do terreno (sem a aplicação das curvas de nível e/ou terraceamento), excesso de animais sobre o solo e excesso de peso sobre o mesmo, também são fatores a serem devidamente observados.
.
7-O agronegócio no Brasil passou a se desenvolver a partir de meados da década de 1960 e acompanhou o crescimento da produção de grãos, sendo que antes a economia agrícola brasileira era caracterizada pelo predomínio do café e do açúcar.Até então, a  produção de alimentos básicos, como milho, arroz e feijão era voltado para a subsistência, e os poucos excedentes dirigidos ao mercado eram insuficientes para formar uma forte cadeia do agronegócio dentro dos moldes hoje conhecidos.


8-Inicialmente calcado na expansão da área plantada, principalmente nas regiões de fronteira, a partir da década de noventa o crescimento da produção, em bases competitivas, passou a depender cada vez mais da adoção de novas tecnologias no processo produtivo.

9-Outro ponto a se destacar são as desigualdades na  estrutura fundiária brasileira, que se  configura como um dos principais problemas do meio rural, isso por que interfere diretamente na quantidade de postos de trabalho, valor de salários e, automaticamente, nas condições de trabalho e o modo de vida dos trabalhadores rurais.Infelizmente, em nosso país ainda existe uma grande parte das terras nas mãos de uma pequena parcela da população,sendo que essas pessoas são conhecidas como latifundiários, sendo que existem milhares de minifundiários,  proprietários de milhares de pequenas propriedades rurais espalhadas pelo país, sendo algumas delas tão pequenas que muitas vezes não conseguem produzir renda e a própria subsistência familiar suficiente.

10-Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), houve no campo  um crescimento de 24% nos assassinatos em relação a 2011 (de 29 para 36), de 51% nas tentativas de assassinato (de 38 para 77) e de 11,2% no número de trabalhadores presos (de 89 para 99). Rondônia foi o estado em que mais se assassinou pessoas devido a disputas por terra com oito casos. Em seguida, vem o Pará (6) e em terceiro lugar o Rio de Janeiro (4).A região amazônica a que concentra a maior parte dos conflitos por terra, 15% dos conflitos envolvem populações indígenas, 12% quilombolas; 9% outras comunidades tradicionais. Segundo o documento, os indígenas e camponeses contam apenas com a força de sua resistência e o apoio de seus aliados. Por outro lado, os interesses do capital "são defendidos, estimulados e financiados pelos poderes públicos, e são enaltecidos pela grande mídia”.


Prof Kléber


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...