quinta-feira, 1 de março de 2012

A POPULAÇÃO BRASILEIRA

-A população brasileira vem passndo por grandes mudanças, principalmente a partir do final do século XIX.Observe o gráfico do crescimento demográfico brasileiro, tomando por base o primeiro censo oficial em 1872 até o censo 2000.

Observe a seguir a projeção do crescimento demográfico brasileiro:
Obs: veja que para as próximas décadas nossa população tende a diminuir o seu crescimento e por volta da primeira metade desse século irá estagnar e começar a declinar.

-No século XX, nossa população multiplicou por dez, uma  vez que em 1900 residiam no Brasil cerca de 17 milhões de pessoas e tomando por base o censo 2000 , já éramos quase 170 milhões.
- Desde o primeiro censo (1872) ocorreram várias mudanças no padrão da evolução demográfica brasileira.
-Nas três primeiras décadas do século passado,ou seja, até o início da década de 1930 o crescimento da população do Brasil contou com forte contribuição da imigração.
- A partir de 1934, com a adoção da "Lei de Cotas" que estabelecia limites à entrada de imigrantes,o aumento da população dependeu, principalmente,do crescimento vegetativo(CV)

              OBS: CV : Consiste na diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.
                        
                          C.V. = TN(taxa de natalidade) – TM(taxa de mortalidade)

-A partir do final da  Segunda Guerra Mundial nosso  crescimento tornou-se acelerado, devido à diminuição das taxas de mortalidade.
-Essa situação pode ser explicada por vários fatores, onde podemos destacar a expansão da rede de esgoto, acesso à água encanada, campanhas de vacinação em massa, acesso a medicamentos básicos, etc.No período entre 1940 a 1960 foi registrada a maior evolução das taxas de crescimento populacional, atingindo em 1960 a taxa de 2,9% a.a. (ao ano - ou 29%0 a.a.). Este período marcou a primeira fase de transição demográfica brasileira.
-A partir da década de 1960, teve início um processo de desaceleração demográfica contínua, ou seja, a diminuição das taxas de natalidade passou a ser maior que a das taxas de mortalidade, registrando em 2000 um crescimento demográfico de 1,6% a.a., com tendência à queda.
- Essa nova mudança no padrão do crescimento populacional brasileiro mostra uma situação típica da segunda fase de transição demográfica.



 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA:
-Nosso país vem passando por profundas mudanças na sua composição demográfica, onde podemos destacar:
-Queda da taxa de fecundidade(média de número de filhos por mulher em idade de procriar, entre 15 a 49 anos):  esse é um dos principais fatores para a queda das taxas de crescimento populacional no Brasil, que caiu de 6,3 filhos, em 1960, para 2,0 filhos, em 2006, e 1,8 filhos,em 2008,sendo que no último censo demográfico de 2010 ocoreu um pequeno aumento passando para 1,9 filhos por mulher. Esta nova situação comparada as decadas anteriores nos mostra que as famílias brasileiras estão diminuindo.

-Mesmo com o crescimento cada vez mais lento, a população brasileira deverá chegar a 192 milhões de habitantes no final de 2010, sendo que o número de brasileiros mais que dobrou em 35 anos, uma vez que em 1970 havia 90 milhões de pessoas no país. Apenas nos últimos cinco anos - 2000 e 2005 - cerca 15 milhões de habitantes foram acrescentados ao país.

-É importante destacarmos que a intensa urbanização brasileira, principalmente a partir da década de 1960, foi uma das principais responsáveis pela redução das taxas de fecundidade e a conseqüente queda das taxas de crescimento demográfico.
-O acesso a informação e aos métodos de contra-concepção são maiores e foi justamente a partir deste período que a pílula anticoncepcional passou a ser difundida na sociedade brasileira.


( E o vilão ainda a persegue)

A presença cada vez maior de mulheres chefes de família , que engrossaram o mercado de trabalho urbano também é um fator relevante para esta nova situação demográfica nacional.
-Cada vez mais as famílias passaram a dispor de menos tempo para se dedicar aos filhos e na cidade as despesas com a criação e formação da criança são maiores que no meio rural, constituindo um fator inibidor para a formação de famílias numerosas.

-Segundo o IBGE, nossa população estava  assim composta por grupos étnicos( 2000):
             Pardos:---------------------42,6%
             Brancos:--------------------49,7%
             Negros:-----------------------6,9%
             Indígenas:--------------------0,3%
             Amarelos: -------------------0,5%
ESTRUTURAS DEMOGRÁFICAS DO BRASIL:
I-ETÁRIA:
A pirâmide etária brasileira tem se modificado a cada década. Sua forma revela uma situação intermediária entre as duas primeiras pirâmides apresentadas, de acordo com as alterações recentes ocorridas do padrão demográfico brasileiro. Observe estas mudanças através da sobreposição das pirâmides de 1980 a 2000.

-Perceba que Até o início dos anos 80, a estrutura etária da população brasileira, revelada pelos Censos Demográficos, vinha mostrando traços bem marcados de uma população predominantemente jovem, porém, com a generalização das práticas anticonceptivas durante os anos 80 do século passado, resultou no declínio da natalidade, o que se refletiu no estreitamento da base da pirâmide etária e na redução do contingente de jovens: compare na pirâmide abaixo, os dados para 1980, 1991 e 2000.

II-ECONÔMICA:
Setor Primário:
É  responsável pela produção de matérias primas, como a agricultura, a pecuária, a pesca e o extrativismo mineral.No Brasil, o Setor Primário começa a desenvolver nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste grandes regiões de  plantações de soja, milho e cana-de-açúcar , utilizando cada vez mais  maquinas, porém, a agropecuária de subsistência ainda é bastante observada. Nas regiões Norte e Nordeste, ainda há o predomínio de agricultura de subsistência, para baixos índices de produção e, muitas vezes, com altos níveis de desperdício de alimentos na hora da comercialização.
Setor Secundário:

Este setor inclui os setores da economia que transformam produtos, como indústrias e construção civil. No Brasil, o Setor Secundário foi iniciado tardiamente  e somente após a Segunda Guerra é que foram feitos os primeiros esforços para a substituição das importações. A partir da Ditadura, o Brasil passa pelo ” Milagre econômico ” ,no qual foram feitos grandes investimentos em infra-estrutura. A partir da década de1980, por causa de sucessivas recessões, esse setor passou a perder  participação no PIB para o Setor de serviços.
            Setor Terciário:

O Setor terciário engloba as atividades de serviços e comércio de produtos. O Setor Terciário envolve as provisões de serviços tanto para outros negócios como para consumidores finais. Estes podem estar envolvidos como transportes, vendas e distribuição de bens dos produtores aos consumidores; podem ser também de outros serviços não-ligados diretamente ao produto final, como controle de pragas e entretenimento.Este setor é bastante desenvolvido em nosso país , apesar de apresentar uma grande parcela de hipertrofia do terciário.


NOVO IDH BRASILEIRO:



O relatório do Desenvolvimento Humano 2011, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), classifica o Brasil na 84ª posição entre 187 países avaliados pelo índice. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil em 2011 é de 0,718 na escala que vai de 0 a 1. O índice é usado como referência da qualidade de vida e desenvolvimento sem se prender apenas em índices econômicos.
O país com mais alto IDH em 2011 é a Noruega, que alcançou a marca de 0,943. Os cinco primeiros colocados do ranking são, pela ordem, Noruega, Austrália, Holanda, Estados Unidos e Nova Zelândia. Segundo o Pnud, o pior IDH entre os países avaliados é o da República Democrática do Congo, com índice 0,286. Os cinco últimos são Chade, Moçambique, Burundi, Níger e República Democrática do Congo.




MIGRAÇÕES POPULACIONAIS
-Nosso país apresentou desde o seu descobrimento inúmeros movimentos migratórios.Durante os diversos “ciclos”econômicos brasileiros, inúmeras migrações foram verificadas.
-É importante destacarmos que a maior parte de nossas migrações estão relacionadas as questões de caráter econômico.
-Veja a seguir alguns dos principais fluxos migratórios do século XX






PRINCIPAIS TIPOS DE MIGRAÇÕES EM NOSSO PAÍS: 



I- INTERNAS

-Nossas migrações internas sempre foram muito intensas, como por exemplo a de habitantes do Nordeste que migraram em massa para o Centro-sul do Brasil com o declínio da cana de açúcar e o desenvolvimento da mineração, ou a de nordestinos que migraram para a Amazônia no chamado "Boom da borracha" no final do século XlX.

-Com a forte industrialização nas décadas de 1960 e 1970, passamos a viver de forma mais intensa migrações internas no território nacional, como a de nordestinos em direção das grandes metrópoles brasileiras, Rio e São Paulo, e o intenso êxodo rural, que fez o Brasil se tornar um país predominantemente urbano em um espaço de menos de três décadas.

-Na década de1970 os fluxos migratórios se direcionaram para a Amazônia, fruto da política de ocupação do território nacional imposta pelos militares, chamada "integrar para não entregar".

-Hoje em dia , as antigas metrópoles industriais não são mais os locais preferidos por migrantes, por conta do processo de desconcentração industrial, novas áreas do país passam a ser pólo de atração desses cidadãos, como o interior de S. Paulo, do Paraná, etc.

-É claro que as migrações continuam a ser muito comuns no Brasil, tanto do campo para a cidade, assim como as urbano-urbano.

-Em nossas grandes metrópoles as migrações pendulares, assim como a migração sazonal em regiões como o Nordeste ainda são muito comuns.


-Entenda as principais migrações internas em nosso país:

-Êxodo rural: Deslocamento de pessoas do meio rural para o meio urbano. Ocorre principalmente nos países subdesenvolvidos e sobretudo naqueles que experimentam um processo rápido de industrialização.

-Êxodo Urbano: o movimento populacional ocorre da área urbana para a área rural. Este tipo de migração não é muito comum, todavia, devido à violência, poluição e outros problemas dos grandes centros urbanos, a migração para estas áreas rurais tende a crescer (em busca de melhor qualidade de vida).

-Transumância: é um tipo de migração periódica (sazonal) e reversível (ida e volta) determinada pelo clima.Podemos destacar com exemplo quando,normalmente, em março para de chover no sertão, os pequenos e médios proprietários são obrigados a migrar para o Agreste ou para a Zona da Mata, em busca de uma ocupação que lhes permita sobreviver até dezembro, quando volta a chover no sertão e eles retornam as suas propriedades.Outro exemplo comum é o movimento praticado pelos bóias-frias volantes, que não possuem residência fixa. O trabalho volante é temporário, só ocorre durante o período do plantio da colheita. Tal situação obriga os trabalhadores a migrar de cidade em cidade atrás de serviço.


-Migração intra-regional: ocorre dentro da mesma região.Exemplo: Migração da área rural para os centros urbanos, em busca de melhores condições de vida.


-Pendular: é um deslocamento diário/urbano, da preferia pra o centro e do centro para a periferia, sendo realizado em um período de tempo curto.


-Migração urbano-urbano: ocorre com a transferência de indivíduos de uma cidade para outra.


II- EXTERNAS

-Em nosso país os movimentos migratórios sempre foram muito intensos, as primeiras migrações podem ser consideradas as feitas pelos europeus, e negros africanos que foram forçados a virem no Brasil.

-Durante séculos inúmeros grupos de estrangeiros vieram para o Brasil. Tivemos muitas migrações de importância fundamental para o país, como por exemplo a dos migrantes italianos e alemães no século XlX, assim como de espanhóis, eslavos, japoneses, árabes, portugueses, dentre outros.
 
-Durante séculos o Brasil foi um país que tinha um grande processo de crescimento demográfico associado, principalmente , a entrada de imigrantes. Até meados do século XX, nosso país era tipicamente voltado a imigração.A  partir da 2ª Guerra Mundial, passa a haver uma inversão nos fluxos, de imigratório o país torna-se de emigração.

-Atualmente, são milhões os brasileiros que vivem fora, principalmente em países como os EUA, Japão, Espanha, Portugal,Austrália etc.

-Os principais motivos que contribuem para que muitos brasileiros migrem para o exterior são de ordem sócio econômica, ou seja, a imensa maioria dos brasileiros que daqui saem vão em busca de melhores condições de vida, emprego, salários em outros países.

-É importante que não nos esqueçamos que na maioria das vezes os brasileiros que vão se aventurar no exterior não são bem recebidos onde chegam, e passam a ocupar em geral os postos de trabalho relegados pelas populações dos países para onde imigraram.


-Outro fenômeno a ser salientado é a fuga de cérebros.Nesse caso, atraídos pela escassez de oportunidades de trabalho para mão-de-obra bem qualificada, brasileiros com alto nível de instrução estão, cada vez mais, migrando para Europa e América do Norte.


-Para que possamos ter uma ideia, de 1996 a 2006, o número de brasileiros que receberam visto dos Estados Unidos, dado somente a profissionais de alta qualificação, aumentou 185%., ao passo que de 1990 a 2000, quase dobrou – de 1,7% para 3,3% – a proporção de brasileiros com nível superior vivendo nos 30 países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne, na maioria, nações ricas da Europa, Ásia e América do Norte.



Entenda as principais migrações externas :

Emigração: quando o movimento é de saída de um determinado país

Imigração: quando o movimento é de entrada em um determinado país




.



 

3 comentários:

  1. Oi professor,
    me chamo Ingrid e assisto às suas aulas no Exatas da Asa sul. Realizei as questões da apostila e fiquei com dúvidas, quero saber se posso enviar as minhas dúvidas por meio de comentário ou pelo seu email.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada descendente Árabe/Negro, foi muito útil o material postado.

    Alana Stein

    ResponderExcluir

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...