segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

EXERCÍCIOS DE ATUALIDADES - ESTILO FUNIVERSA (GABARITADOS)

1-No trecho do texto de Milton Santos que diz que “O mundo é confuso e confusamente entendido. A realidade é mediocremente construída resumindo vários contextos em uma única abordagem, refém dos detentores do dinheiro, poder e da informação.”, ASSINALE COM UM “X”, a alternativa que melhor explica o que o autor quis dizer sobre a globalização:

a-(    )-para Milton Santos a globalização é um fenômeno que só atinge os locais mais ricos do mundo e detentores do poder econômico.
b-(  x )- para Milton Santos a globalização nos é apresentada como sendo igualitária, porém, na verdade, ela é excludente e manipulada pelos detentores do poder econômico e da própria manipulação da informação.
c-(    )- para Milton Santos a globalização não atinge todos os lugares , uma vez que o poder da informação está restrita aos países desenvolvidos e mais inseridos no mundo contemporâneo.
d-(    )- para Milton Santos a globalização é um processo que procura dar as mesmas condições de poder econômico , social e tecnológico a todas as pessoas, sem discriminação.
e-(    )- para Milton Santos a globalização é um fenômeno que interliga a cultura, os esportes, as telecomunicações, as sociedades e até mesmo as diversas culturas, procurando sempre uma outra globalização.

2- A Globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Sobre este tema e assuntos correlatos, assinale a única alternativa incorreta:

a-(    )-a globalização compreende os fluxos monetários, de pessoas  e de mercadoria;gernado cada vez mais a interdependência dos países e das pessoas.
b-(   )- A globalização pode gerar um grande impasse à medida que o avanço tecnológico aumenta o desemprego, pois o aumento da oferta pode não encontrar poder de consumo na maioria da sociedade.
c-( x  )- A globalização pode ser descrita como um processo de difusão de idéias e valores, de formas de produção e de trocas comerciais que atravessam e rompem as fronteiras nacionais.
O fenômeno da globalização vem contribuindo para uma maior igualdade  dos circuitos da mídia e da informação eletrônica com uma recíproca fertilização cultural, onde todos são beneficiados da mesma forma.
d-(    )-  Para muitos, a globalização teve a sua primeira etapa com as “Caravelas” e foi se transformando com o passar do tempo. Sua segunda etapa viria com a Primeira Revolução Industrial e chegaria até a Segunda Guerra Mundial.Após a II Grande Guerra, iniciaria a terceira etapa da globalização, que seria somada ao advento da Terceira revolução Industrial ( Revolução Técno-científica-informacional).
e-(    )- Caso não ocorra uma maior democratização dos meios de comunicações em pouco tempo, uma minoria será detentora desse tipo de informação/tecnologia e uma maioria será manipulada e controlada por verdadeiros “senhores feudais do conhecimento”.

3- Tendo em vista este incrível fenômeno chamado globalização e os seus impactos no nosso dia-a-dia, assinale com um “X’ A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA:

a-( x  )-O processo de globalização passou por três momentos distintos: a primeira fase da globalização, ou primeira globalização, dominada pela expansão mercantilista da economia-mundo européia, a segunda fase, ou segunda globalização, que é caracterizada pelo expansionismo industrial-imperialista e colonialista e, por última, a globalização propriamente dita, ou globalização recente, acelerada a partir da revolução técno-científica-informacional.
b-(    )-Podemos observar que o processo produtivo mundial é formado por um conjunto de umas 400 a 450 grandes corporações espalhadas em economias planificadas, sendo a maioria delas produtora de automóveis e ligada ao petróleo e às comunicações, que têm seus investimentos espalhados pelos cinco continentes.
c-(    )-A Globalização e a abertura da economia  são processos recentes do início do século passado, de caráter  irreversíveis, que nos atingem no dia-a-dia das formas mais variadas e temos de aprender a conviver com isso, porque existem mudanças positivas para o nosso cotidiano e mudanças que estão tornando a vida de muita gente mais difícil.
d-(    )-Cada vez mais a globalização vem estabelecendo um intercâmbio acelerado (reduzindo o espaço e o tempo), não só na esfera econômica (mercados, tecnologia de produção), mas atingindo também, os hábitos, os padrões culturais e de consumo em nível mundial. Com isto acelerou-se também a livre circulação de pessoas, serviços, capitais e mercadorias entre os blocos regionais, sem que ocorram nenhum tipo de restrições para estes fluxos.
e-(    )-a globalização é um fenômeno que leva a democracia e a justiça para todos os cantos da Terra, uma vez que procura interagir tanto os globalizadores como os globalizados, sem que ocorram perdas para um dos dois lados.

4-   A ausência do planejamento científico, orientador de ações de curto, médio e longo prazo, facilitou a ação da “mão invisível do mercado” que, por sua vez, produziu espaços segregados, tanto para os pobres quanto para os ricos. A mão invisível do mercado detonou a concepção de “cidade misturada”, distanciando cada vez mais o pobre do rico, social e espacialmente. A discriminação econômica, social e espacial é cada vez mais gritante. Sobre este tema e suas implicações, assinale a única alternativa errada:

a-(    )-Como conseqüência desta situação,  as médias e grandes cidades brasileiras têm-se transformado em verdadeiras prisões domiciliares, na medida em que circular pelas ruas e avenidas, freqüentar praças e jardins depois que o sol se põe exige coragem dos que se atrevem a espairecer.
b-(    )-cada vez mais as classes média e alta, com todo o conforto que a modernidade lhes oferece, estão cada vez mais se auto-segregando, se auto protegendo atrás de muros altos, cercas elétricas, cães amestrados e violentos, seguranças particulares.
c-(     )-os pobres, cada vez mais empobrecidos e marginalizados, vivem geralmente em áreas de riscos, em bairros distantes e desprovidos de grande parte da infra-estrutura urbana necessária, sobrevivendo por meio das atividades econômicas informais que os tornam mais fragilizados e excluídos.
d-(  x  )-Diante desse quadro, é possível ser esperançoso, acreditar que a cidade é um espaço de interação e de integração.Se “a esperança venceu o medo”, máxima da entronização de Lula no poder central do país, podemos esperar que também nas nossas cidades, nas nossas metrópoles, também “a esperança vencerá as desigualdades crescentes”.
e-(     )- As cidades, cujo crescimento foi iniciado pelo êxodo rural e agora, em muitos casos, é fomentado pelo fluxo migratório urbano-urbano, sofreram um enorme impacto e passaram a enfrentar problemas de habitação, infra-estrutura básica e social e necessidade de gerar empregos para uma população completamente despreparada para as atividades típicas destes centros.

5-A divisão política e administrativa do Brasil nem sempre foi a mesma. Do século XVI ao século XX, o país teve diversos arcabouços político-administrativos, a saber: as donatarias, as capitanias hereditárias, as Províncias e finalmente os Estados, os Distritos e os municípios.  A partir da Constituição de 1988 nosso país passou a ter a configuração atual quanto ao número de Estados, porém o número de municípios continua crescendo. Sobre este tema, assinale com um “x” a única alternativa correta.

a-(    )- a partir de 1988, o Estado de Fernando de Noronha transformou-se em um Distrito do Pernambuco.
b-(    )- com a divisão do Estado de Goiás em 1988 ,surgiu o Estado de Tocantins , que se encontra na região Centro Oeste do Brasil.
c-(    )- a partir de 1988 a Região Nordeste passou a incorporar os Estados de Fernando Noronha e do Maranhão.
d-(    )- em 1988 surgiram quatro novos Estados brasileiros: Amapá,Fernando de Noronha, Tocantins, Rondônia e Roraima;
e-( x )- O IBGE, que foi criado em 1936,  elabora divisões regionais do território brasileiro, com a finalidade básica de viabilizar a agregação e a divulgação de dados estatísticos. 


6-Um dos maiores problemas do século XXI é o crescimento exagerado das cidades, tal fato produz grandes agravantes ambientais, já que o crescimento ocorre de forma rápida e desorganizada. Existem inúmeros fatores que comprometem o meio ambiente, como a produção do lixo e esgoto, as chuvas ácidas, as poluições, o desmatamento, os problemas de temperatura entre outros.
            -A respeito deste tema, assinale com um “X”, qual o problema urbano que é caracterizado pela elevação da temperatura nos espaços urbanos, se comparado ao clima de zonas fora das cidades, tendo como principais causas os  poluentes lançados na atmosfera; a utilização de ar condicionado e refrigeração; a fumaça de automóveis; a concentração de edifícios ; a escassez de vegetação e outros.

a-(     )-eutrofização
b-(     )-smog
c-(  x )-ilhas de calor
d-(     )-chuvas ácidas
e-(     )-inversão térmica

7-O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia. Diante desta constatação, surge a idéia do Desenvolvimento Sustentável (DS), buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, ainda, ao fim da pobreza no mundo.           Nesse sentido, em 1987, o documento “Our Common Future” (Nosso Futuro Comum) apresentou um novo olhar sobre o desenvolvimento, definindo-o como o processo que “satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. É a partir daí que o conceito de desenvolvimento sustentável passa a ficar conhecido.
-Como também ficou conhecido este documento criado em 1987?

a-(      )- Protocolo de Kyoto
b-(  x  )- Relatório Brundtland
c-(      )- Relatório do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change)
d-(      )- Convenção da Agenda 21  e da Carta da Terra
e-(      )- COP 15

8-Dólar  cai  mais de 1% e fecha abaixo de R$ 1,70  nesta quinta-feira(4/11/10).Moeda americana terminou o dia em queda de 1,35%, vendida a R$ 1,678, sendo que desde o dia 20 de outubro a divisa não rompia linha do R$ 1,70.
-Tomando por base este tema, assinale a alternativa que não tem correlação com o tema exposto.

a-(    )-a crise imobiliária que teve o seu início a partir de 2008
b-(    )-a autorização do governo dos EUA de emitir mais moeda e lançar no mercado
c-(    )-a atração natural que nosso país vem exercendo nos últimos meses devido a estabilidade econômica e a nossa taxa de juros que ainda é elevada para os padrões mundiais.
d-(    )-a grande entrada de dólares em nosso país, fazendo com que nossa moeda se valorize em relação a moeda norte-americana.
e-( x )-a supervalorização do yuan, a moeda chinesa, que acabou gerando uma correria as bolsas de valores da China.

9-Um desastre natural acontece quando um fenômeno natural vitima pessoas ou ocasiona danos à propriedade. Quando o acontecimento ocorre em áreas onde não há presença ou interesse humano, não pode ser classificado como desastre natural.
-Sobre este tema, assinale a única alternativa incorreta:


a-(   )- O aquecimento global em si não se configura como um desastre natural, mas as consequências causadas por ele sim. Com o derretimento das calotas polares, por exemplo, o nível do mar subiria, deixando boa parte da população que vive em áreas costeiras desabrigada.
b-(   )- As condições econômicas e sociais e a localização dos terremotos que atingiram Chile e Haiti explicam porque um abalo muito superior, como o chileno, causou um número mínimo de vítimas em relação ao fenômeno que devastou o Haiti, em janeiro passado.
c-(   )- o  tsunami ocorrido no final de outubro  na Indonésia provocou dezenas de mortos , com ondas de três metros que varreram várias aldeias costeiras do arquipélago de Mentawai, composto por cerca de 70 ilhas.
d-( x  )- A ONU (Organização das Nações Unidas) anunciou que as inundações ocorridas entre agosto e setembro de 2010 no Afeganistão  mataram ao menos 1.600 pessoas e afetam 13 milhões, ultrapassando os danos causados pelo tsunami que atingiu o sudeste asiático em 2004.
e-(   )- As erupções ocorridas no vulcão localizado sob a geleira Eyjafjallajoekull, na Islândia, e os distúrbios causados pela fumaça ao tráfego aéreo em diversos países da Europa, impactando conexões em todo o mundo, duraram vários dias e provocaram o caos em quase todo o mundo.

10- É uma atividade que está sob controle de máfias, funciona em rede e representa um grande quebra-cabeças: nomes, endereços, números, denúncias, difíceis de serem solucionados, visibilizados para a opinião pública.Sobre este tema, assinale a única alternativa correta:

a-(   )-O narcotráfico é uma atividade da economia formal.
b-(   )-Banqueiros, contrabando de cargas de caminhões, comércio clandestino de armas são atividades praticadas informalmente sem nenhuma relação com o tráfico de drogas.
c-( x )-A guerra do tráfico de drogas  encontra problemas em todas as classes sociais de nossa  sociedade.
d-(    )-O aumento da taxa de criminalidade está mais relacionada ao desemprego do que a guerra pelo controle dos pontos de vendas de drogas em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

11-Diante das necessidades criadas pela globalização, os países do Cone Sul firmaram um tratado buscando facilitar as relações comerciais e aumentar a cooperação econômica entre os países membros, criando o Mercosul. Assinale a alternativa que apresenta o país que NÃO participou do Tratado de Assunção, em 1991



a-(    )-Brasil
b-(    )-Paraguai
c-(    )-Uruguai
d-( x )-Chile
e-(    )-Argentina

12-São exemplos de energias renováveis:


a-(     )-energia nuclear
b-(     )-petróleo e gás natural
c-( x  )-solar e eólica
d-(     )-gás natural e carvão vegetal
e-(     )-carvão mineral e carvão vegetal


13-A organização constituída pelos países produtores e exportadores de petróleo, que promoveu uma crise energética mundial ao dobrar o preço de petróleo em 1973 é:

a-(     )-APEC
b-(     )-BIRD
c-(     )-OMC
d-( x  )-OPEP
e-(     )-NAFTA

14-A popularidade do presidente do Chile cresceu depois do acidente que deixou 33 mineiros soterrados, na Mina de San José, no Norte do país. O episódio, que ocorreu há mais de um mês, gerou mobilização no Chile desde o dia 23 de agosto, quando se descobriu que os mineiros estavam vivos. Tomando por base este episódio, assinale a alternativa que apresenta:
I-Local do acidente
II-Nome do presidente do Chile
III-Nome da sonda que foi usada no resgate
IV-Nome da Mina

a-(     )-Deserto de Calahari – Michelle Bachelet – sonda soyus – Mina San Lourenço
b-(     )-Deserto de Neguev – Juan Manuel Santos – sonda primus –Mina San Sebastian
c-(     )-Deserto de Mojav – Álvaro Urube – sonda milagres –Mina Milagres
d-( x  )-Deserto de Atacama – Sebastiãn Pinêra – sonda phênis –Mina San Jose
e-(     )-Deserto de Ghobi – Jose Pepe Mujica – sonda alpha – Mina De La Peña

15-No Oriente Médio encontra-se a maior riqueza mineral da Ásia: o petróleo. Ali estão os principais lençóis petrolíferos do globo, porém a exploração desse recurso está voltada basicamente para o abastecimento do mercado externo. A região vem enfrentando nos últimos anos inúmeros problemas sociais, políticos e econômicos.
-Sobre o Oriente Médio, assinale a única alternativa incorreta:

a-( x )-a questão envolvendo a condenação a morte da jovem iraquiana Sakineh Mohammadi Ashtian,por adultério e assassinato de seu marido.
b-(    )-a questão do ataque israelense a flotilha humanitária em maio de 2010.
c-(    )-as desavenças entre Israel e ANP , no que diz respeito a criação de um Estado árabe Palestino.
d-(    )-a retirada das tropas dos EUA do Iraque e o envio de novas tropas norte-americanas ara o Afeganistão.
e-(    )-a questão nuclear envolvendo o presidente Ahmadinejad

16-A América Latina está conformada por países da América do Sul, América Central e México (América do Norte). É banhada pelos Oceanos Atlântico e Pacífico e abriga importantes recursos naturais, contemplando a floresta amazônica que possui pelo menos metade de todas as espécies vivas conhecidas. Sobre a atual conformação sócio-econômica e política da  América Latina, assinale com um “x” a única alternativa incorreta:

a-(    )-o novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos é pró-EUA e é de direita
b-( x  )-as narco-guerrilhas de esquerda que atuam Colômbia são as FARC´s, o ELN e a AUC.
c-(    )-a Venezuela de Hugo Chaves vem passando por uma forte crise institucional e econômica, devida a maneira quase “ditatorial” de seu governante.
d-(    )-tanto o Paraguai como a Bolívia e o Equador, são países que nos últimos anos vem travando “batalhas” de cunho nacionalistas, envolvendo empresas e acordos feitos com o Brasil.
e-(    )-A morte de Nestor Kirchner desestruturou as eleições para o ano que vem na Argentina.

17-A economia brasileira segue trajetória bastante sólida, apesar da crise imobiliária e da guerra cambial que estamos vivenciando.Ainda temos muito o que fazer, porém, cada vez mais os investidores estrangeiros rumam pra o nosso país e nos inundam com seus dólares.Tomando por base este tema e assuntos correlatos, assinale a única alternativa incorreta:

a-(   )-a nossa matriz de transportes dá muito mais ênfase ao rodoviarismo e é necessário que diversifiquemos ainda mais nossas modais de transporte.
b-( x  )-a matriz elétrica brasileira está centrada nos combustíveis fósseis, fato este que tem grandes possibilidades de melhorar nossa situação , com as descobertas de petróleo de gás natural no pré-sal.
c-(   )-nossa rede de portos e aeroportos ainda não estão prontos para receber os turistas que virão com a copa de 2014 e a olimpíada de 2016.
d-(   )-o uso dos biocombustíveis em nosso país é um fato que pode nos tornar um grande exportador destas commodities energéticas.
e-(   )-nossa balança comercial vem sendo abalada pelo excesso de moedas estrangeiras, que acabam por subvalorizá-las e ao mesmo tempo valorizar a nossa moeda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...