segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

EXERCÍCIOS DE ATUALIDADES - ESTILO CESPE (GABARITADOS)

O fenômeno da globalização nos afeta em tudo o que fazemos. A  cada instante ocorrem mudanças que são sentidas nos quatro cantos do planeta.O mundo em que vivemos está interligado por uma rede de comunicações, onde somos manipulados pela mídia e escravos do consumismo.

-Sobre o mundo globalizado em que vivemos ,julgue os itens a seguir como sendo certos ou errados:

1-O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.
2 – O ano de 2010 registrou inúmeras catástrofes naturais, onde podemos destacar os terremotos no Haiti e no Chile,tempestades de neve nos Estados Unidos ,chuvas intensas no Brasil e no Peru, tsunames no Chile e na Indonésia  e erupções vulcânicas na Europa e na própria Indonésia..
3-A COP-16 teve como meta  incrementar o Acordo de Copenhague, que buscava limitar o aumento das temperaturas a não mais que 2ºC em relação às registradas nos tempos pré-industriais.

4 - A globalização pode ser descrita como um processo de difusão de idéias e valores, de formas de produção e de trocas comerciais que atravessam e rompem as fronteiras nacionais.  
5-os ataques a flotilha humanitária realizados pelo exército de Israel a soldados que levavam ajuda humanitária a Faixa de Gaza foi um dos atos mais arbitrários do governo do Presidente Benjamin Netanyahu, deixando um saldo de 10 mortos.
 6- Em 2010,no México, na cidade de Cancun, a comunidade internacional teve como missão avançar na definição de metas de redução das emissões de carbono, que ficaram fora do acordo fechado na COP-15.
 7 - Podemos dar como exemplo de pandemias a gripe (H1N1) , a AIDS e o cólera que avassala a população haitiana neste final de 2010.

GABARITO: CCCCECE

Vários são os desafios que irão pautar o início do governo Dilma, onde podemos destacar:

I - O desequilíbrio externo da economia brasileira, expresso pelo elevado e crescente déficit das “transações externas”
II - A pressão por manter o experimento de “crescimento econômico com melhoria na distribuição da renda do trabalho”, heranças ou legados do  governo Lula, transferidos ao governo Dilma, que deverão suscitar definições políticas logo no primeiro semestre de 2011.
III - Os desejos políticos dos partidos de sua base aliada e do próprio PT
IV - Uma política ambiental sustentável
V - Questões delicadas na diplomacia internacional

Sobre estes temas e assuntos correlatos, julgue:

1 - Um dos grandes desafios do governo de Dilma Rousseff  está voltado ao meio ambiente, uma vez que terá de ser capaz de ter uma política ambiental integrada as suas diversas áreas da gestão pública.
2 – A chamada “guerra cambial”, movida por pressões ora dos Estados Unidos, ora da China, para manter suas moedas desvalorizadas, transferindo para os demais países o ônus da perda de competitividade das suas exportações – é uma dos grandes desafios para o novo governo , devido a nossa  acelerada valorização do real.
3 - Apesar de termos uma matriz energética cada vez mais verde e uma produção energética predominantemente renovável,o governo de Dilma Rousseff  ainda terá uma forte dependência do petróleo retirado da Bacia de Campos, na região do pré-sal.
4 - Apesar de sermos um dos maiores exportadores de alimentos do mundo, o que garante vendas externas volumosas em qualquer cenário, nosso país ainda carece de um sistema fundiário justo e igualitário.
4 - A forte pressão para manter o crescimento econômico com melhoria na distribuição da renda, o aumento da carga tributária e os custos cada vez maiores na previdência, bem como a manutenção de programas voluntários de transferência de renda, como o Bolsa Família, trazem muitas preocupações para a equipe econômica de Dilma Roussef.
5 - O governo Dilma possivelmente irá continuar com relações com países como o Irá,Venezuela,China etc.E tentará  uma cadeira permanente no conselho de segurança da ONU,bem como continuará com uma visão pacifista,não impondo sanções e tentando solucionar tensões diplomáticas, como no caso entre Israel e a ANP.

GABARITO: CEECC

O Novo governo que se inicia neste ano de 2011 terá inúmeros desafio pela frente, onde podemos dar destaque:

1- Os resultados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), organização ligada ao BIRD e ao FMI,divulgados em dezembro de 2010, chamam a atenção do novo governo, para o fato que o desempenho dos alunos da rede pública é inferior ao de estudantes de instituições privadas.
2-O Pisa é aplicado a cada três anos pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciências. A média do Brasil, considerando as três disciplinas, foi de 401 pontos e o nosso país obteve o 53º lugar, em uma lista de 65 países.
3- As Usinas Hidrelétricas de Belo Monte,Jirau e Santo Antônio que serão construídas no Rio Xingu, no Pará, são mais um grande desafio para Dilma, uma vez que as mesmas são apontadas como obras que afetaram vários grupos de índios , bem como ocasionarão graves impactos ambientais e sociais nas regiões onde se instalarão as UHE´s.
4 -Foram anunciadas a descoberta de gás natural com viabilidade comercial em Minas Gerais, na cidade de Morada Nova de Minas, região Central do Estado e de petróleo e  gás natural no município de Tefé - localizado a 630 quilômetros de Manaus e a 32 quilômetros da Província Petrolífera de Urucu, trazendo com isto uma boa perspectiva no aumento da produção destes  recursos energéticos renováveis em nosso país, nesta nova gestão do PT.
5-Os representantes diplomáticos dos Estados Unidos no Rio de Janeiro compararam a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) com as táticas usadas por militares americanos no Afeganistão e no Iraque, segundo a divulgação feita pelo site WikiLeaks ao jornal "O Globo".
6-A crise ocorrida no Banco Panamericano ocorreu pelo fato de o banco que atua, principalmente, em operações de crédito consignado e veículos obter os recursos para empréstimos da venda dessas carteiras de crédito para grandes bancos e não de depósitos feitos por correntistas, soma-se a isto o fato de que o banco havia vendido carteiras de crédito para cerca de dez grandes instituições bancárias, mas não havia contabilizado parte dessas operações no seu balanço, ou seja, vendeu um bem, usou o dinheiro, mas continuou contabilizando esse bem no seu patrimônio.

GABARITO: CCEECC


Quando certas regras do capitalismo não são consideradas, as crises se instalam. Em 1929, a produção acima da capacidade de absorção do mercado desencadeou a superprodução, que, somada à especulação na Bolsa, levou os EUA à crise, dando início a um processo recessivo que acabou com as linhas de crédito e estendeu a crise aos países que tinham suas economias vinculadas ao capital. Depois de 1929, outras crises surgiram e sacudiram a humanidade, onde podemos dar destaque as crises do petróleo (1973 e 1979),a crise Mexicana(1994/5 – Efeito Tequila), a crise nos Tigres Asiáticos (1997),a crise japonesa(1998 – Efeito Saquê), a crise russa(1998 – Efeito Vodka) etc. Sobre este tema e assuntos correlatos, julgue os itens a seguir como sendo certos ou errados.

1 - A Crise Imobiliária nos EUA que teve o seu início a partir de 2008, fez um grande estrago na economia mundial.Neste ano de 2010, o governo Obama foi obrigado emitir mais moeda e lançar no mercado, fato este que provocou uma grande entrada de dólares em nosso país, fazendo com que nossa moeda se desvalorizasse em relação a moeda norte-americana..
2 - A supervalorização do yuan, a moeda chinesa, acabou gerando uma correria as bolsas de valores da China nestes últimos meses e criando um grande problema para a economia mundial no que se refere a concorrência com os produtos chineses.
3 - O aquecimento global em si não se configura como um desastre natural, mas as consequências causadas por ele sim. Com o derretimento das calotas polares, por exemplo, o nível do mar subiria, deixando boa parte da população que vive em áreas costeiras desabrigada.
4 - Segundo relatório da ONU que analisou 138 cidades de 63 países em desenvolvimento, Goiânia(10ª), Belo Horizonte(13ª), Fortaleza(13ª),Brasília(16ª) e Curitiba(17ª), estão entre as vinte cidades mais desiguais do mundo. As cidades pior classificadas neste relatório estão na África do Sul(RSA), sendo elas : Buffalo City, Johannesburgo e Ekurhuleni,
5 - O termo PIGS (Portugal, Italy ou Ireland, Greece and Spain, em inglês) foi cunhado pela imprensa americana e européia para se referir ao conjunto de países que apresentavam fraca disciplina fiscal, alto déficit em transações correntes, alto desemprego e cujas políticas poderiam afetar a consolidação do Euro.
6 - A crise global que teve início em  2008 nos fez constatar, uma vez mais, que ciclos exuberantes de crescimento da economia internacional costumam terminar em crises agudas, e que a América Latina, mesmo os maiores países da região,não são vulneráveis a essas crises

GABARITO: EECCCE

Estudos demonstram que nos últimos 15 anos o nosso país apresentou grandes avanços econômicos e sociais, o que inclui uma nova moeda estável, um aumento vigoroso da demanda global pelas suas abundantes reservas de commodities e a significativa expansão de comércio bilateral com a China, que aumentou mais de 50% desde 2007. Analistas  identificam  como sendo quatro os  principais desafios para o País: educação, infraestrutura, inovação e reconhecimento internacional.Estas são as áreas nas quais o Brasil ainda precisa realizar progressos para atingir todo o seu potencial como nação. Tomando por base o tema proposto e assuntos correlatos, julgue os itens a seguir:

1 - O Brasil subiu quatro posições de 2009 para 2010 e ficou em 73º no ranking de 169 nações e territórios da nova versão do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que passou por uma das maiores reformulações desde que foi criado, há 20 anos.
2-O índice brasileiro, de 0,699, situa o país entre os de alto desenvolvimento humano, é maior que a média mundial (0,624) e parecido com o do conjunto dos países da América Latina e Caribe (0,704), de acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano.
3 - O novo IDH manteve suas características principais e agora varia de 0 a 1 (quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento humano). Dos três subíndices que compõem o IDH, apenas o de longevidade não passou por alterações: continua sendo medido pela expectativa de vida ao nascer.
4-No subíndice de renda, o PIB (Produto Interno Bruto) per capita foi substituído pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, que contabiliza a renda conquistada pelos residentes de um país, incluindo fluxos internacionais, como remessas vindas do exterior e ajuda internacional, e excluindo a renda gerada no país, mas repatriada ao exterior, ao passo que no subíndice de educação, houve mudanças nos dois indicadores. Sai a taxa de analfabetismo, entra a média de anos de estudo da população adulta.
5 - A nossa matriz de transportes dá muito mais ênfase ao rodoviarismo , ao passo que a matriz elétrica brasileira está centrada nos combustíveis fósseis, fato este que tem grandes possibilidades de melhorar nossa situação , com as descobertas de petróleo de gás natural no pré-sal.
6 - A população brasileira é atualmente bastante urbanizada , sendo que aproximadamente 86% de sua população ,encontra-se bem distribuída pelas cidades do país e o seu crescimento acelerado vem gerando novos problemas em nossas cidades, ligados a infra estrutura, saneamento básico, transportes, violência e até mesmo problemas ambientais.
7 - No caso do petróleo em nosso país, os royalties são cobrados das concessionárias que exploram a matéria-prima, de acordo com sua quantidade, e o valor arrecadado fica com o poder público. De acordo com a legislação brasileira, Estados e municípios produtores - além da União - têm direito à maioria absoluta dos royalties do petróleo.

GABARITO: CCCCEEC

A expressão "globalização" tem sido utilizada mais recentemente num sentido marcadamente ideológico, no qual assiste-se no mundo inteiro a um processo de integração econômica sob a égide do neoliberalismo, caracterizado pelo predomínio dos interesses financeiros, pela desregulamentação dos mercados, pelas privatizações das empresas estatais, e pelo abandono do estado de bem-estar social. Tomando por base a criação de organismos mundiais e a existência de fóruns e encontros mundiais que discutem desde economia até mesmo questões sociais,defesa e meio ambiente, julgue:

1 - As possibilidades de crescimento da economia mundial para as próximas décadas são vistas como residindo principalmente em alguns poucos países “do Sul”, menos desenvolvidos, os chamados países do BRICS( Brasil, Rússia, Índia e China )
2 - O G20 é um grupo constituído por ministros da economia e presidentes de bancos centrais das 20  economias mais desenvolvidas do mundo, sendo criado em 1999, na esteira de várias crises econômicas da década de 1990, e é uma espécie de fórum de cooperação e consulta sobre assuntos financeiros internacionais.
3 - O G4  é uma aliança entre ALEMANHA,BRASIL,ÍNDIA e JAPÃO com o intuito de apoiar as propostas uns dos outros para ingressar em lugares permanentes no Conselho de Segurança da ONU.
4 - O G5+1 consiste nos cinco países mais ricos e com o melhor PIB do planeta : EUA/FRANÇA/RU/CHINA/RÚSSIA e  ALEMANHA
5 - O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia. Diante desta constatação, surge em 1992 na Noruega o documento “Our Common Future” (Nosso Futuro Comum) a idéia do Desenvolvimento Sustentável (DS), buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, ainda, ao fim da pobreza no mundo.      
6 - O Conselho de Segurança da ONU, com 15 integrantes, tem autoridade para impor sanções e enviar forças de pacificação a diversos pontos do planeta, sendo que existem cinco membros permanentes e com direito a veto no Conselho de Segurança, os ganhadores da Segunda Guerra Mundial: Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China, e 10 membros temporários sem direito a veto.
7 - A partir do crescimento de transações comercias em nível mundial e do intenso processo de globalização de capitais, mercadorias e da própria produção, que são itens ligados diretamente à dependência dos países, sobretudo, dos pobres em relação aos ricos, surge a necessidade da criação de organismos internacionais e órgãos financeiros que possam regular as disparidades econômicas e comerciais existentes no mundo, onde podemos citar a OTAM, Fed,BIRD, BID OCDE e OMC.

GABARITO: CECECCE

Somos 190,7 milhões de brasileiros. Esse é o resultado do Censo 2010 divulgado o dia 29/11/2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em dez anos, o aumento da população foi de 12,3%, em números absolutos isso significa 20.933.524 pessoas. O crescimento foi inferior ao observado na década anterior. Entre 1991 e 2000, a população brasileira aumentou 15,6%. Sobre este tema e assuntos correlatos, julgue:

1 - A Região Sudeste ainda é a mais populosa  do Brasil, com 80.353.724 pessoas e o estado de São Paulo é o estado mais populoso, com 41.252.160 pessoas. Já Roraima é o estado menos povoado, com 451.227 pessoas.
2 - No Censo de 1938,foi primeiro realizado em nosso país ,e foram analisados dados sobre cor, número de filhos nascidos vivos e mortos, grau de instrução, religião, origem do migrante e do emigrante e idiomas falados no país, que já haviam feito parte da pesquisa, mas deixaram o questionário.
3 - A população brasileira está mais feminina ,são 97.342.162 mulheres e 93.390.532 homens,ou seja, as mulheres superam em mais 3,9 milhões o número de homens e existem 95,9 homens para cada 100 mulheres.
4 - Entre os municípios brasileiros, o que tem o maior percentual de homens é Balbinos (SP), com 82,2% , ao passo que o que apresenta o maior percentual de mulheres é Santos (SP), com 54,25%
5 - A população está mais urbanizada que há 10 anos. Em 2000, 81% dos brasileiros, ou 137.953.959, viviam em áreas urbanas, agora são 84%, que representam 160.879.708.
6 - Em quase 140 anos de Censos no Brasil, muita coisa mudou no principal levantamento sobre a população do país, a começar pelo próprio número de brasileiros, que passou de 10.112.061, em 1872, para 169.799.170, em 2000.



GABARITO: EECCCC

Embora o Brasil tenha avançado na área social e econômica nos últimos anos, ainda persistem muitos problemas que afetam a vida dos brasileiros. Sobre este tema e assuntos correlatos, julgue os itens a seguir como sendo certos ou errados:

1 - O crescimento urbano desordenado , a poluição das águas, do ar e do solo, a devastação de florestas e o desmatamento da Amazônia são alguns dos grandes problemas ambientais do Brasil.
2 - Podemos apontar vários motivos históricos  como responsáveis pelas diferenças regionais,tais como a falta de políticas públicas para a inclusão social da massa populacional vinda abruptamente do processo escravista e  o processo de industrialização de cunho concentrador, a divisão de terras em latifúndios e voltada para uma minoria, as baixas taxas de absorção e remuneração da mão de obra e as crises econômicas acompanhadas de longos períodos inflacionários mais sentidas pelas classes menos favorecidas.
3 - O Brasil é um país de grande contraste social. A distribuição de renda é desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, não temos ações do governo Federal ou Estadual que busquem cercear esta situação e ainda vivemos num país muito injusto.
4 - O problema das drogas não se limita a essa infração em si, mas acaba gerando outros delitos tais como roubos, furtos e até homicídios (por acerto de contas), portanto, é fundamental que a questão das drogas deva ser encarado primordialmente como uma questão criminal e não como um problema de saúde pública.
5 - Estamos presenciando nestes últimos dias cenas de “guerra” do Estado contra a criminalidade no Rio de Janeiro. A violência está crescendo a cada dia, principalmente nas grandes cidades brasileiras e os crimes estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Nos jornais, rádios e tvs presenciamos cenas de assaltos, crimes e agressões físicas, tiroteios. A falta de um rigor maior no cumprimento das leis, aliada as injustiças sociais podem, em parte, explicar a intensificação destes problemas em nosso país.
6 - Um dos maiores problemas no setor agropecuário no Brasil, diz respeito as questões fundiárias e ao avanço do agronegócio nos biomas naturais  e os seus possíveis impactos ambientais, sociais e econômicos.


GABARITO: CCEECC

A Declaração do Milênio das Nações Unidas e a Declaração Universal dos Direitos Humanos reforçam que, em 10 anos, o mundo poderá ser bem diferente e melhor. Depende muito da mobilização das pessoas. As Metas do Milênio são conhecidas no Brasil como os “8 Jeitos de Mudar o Mundo”. Sobre este tema e assuntos correlatos, julgue:


1 - O Brasil quase atingiu a meta da educação básica  ao incluí-las na escola, com mais de 57 milhões de estudantes matriculados em todos os níveis de ensino, porém, o problema continua na baixa qualidade do ensino e nos poucos anos de estudo por pessoa, ou seja, nossas crianças apenas freqüentam as salas de aula, sem aprendizagem ou desenvolvimento.
2 - Todos os anos, 11 milhões de bebês morrem de causas diversas como subnutrição, doenças, falta de higiene e maus tratos. É um número alarmante, mas em queda desde 1980, quando as mortes somavam, inacreditavelmente, 15 milhões de crianças. Uma maior redução dessa estatística dependerá de muitos e variados meios, recursos, políticas e programas — dirigidos exclusivamente às crianças.
3 - Epidemias mortais vêm destruindo gerações e acabando com qualquer possibilidade de desenvolvimento em muitos lugares do planeta. Em todo o mundo, cerca de 39 milhões de pessoas são portadoras do vírus da AIDS, sendo que quase 70% desse total estão na região da África Saariana. Por outro lado, a experiência de países como o Brasil, Senegal, Tailândia e Uganda demonstra que a expansão do HIV pode ser detida.
4 - A água e o saneamento são dois fatores ambientais chaves para a qualidade da vida humana. Ambos fazem parte de um amplo leque de recursos naturais que compõem o nosso meio ambiente e que devem ser protegidos.
5 - Muitos países em desenvolvimento gastam mais pagando juros de suas dívidas do que investindo em causas sociais. Ao auxiliar na capacitação de profissionais que pensarão e negociarão as novas formas para conquistar mercados e tecnologias, abre-se um sistema comercial e financeiro não somente para grandes países e empresas, mas para uma concorrência verdadeiramente livre entre todos.

GABARITO: CCECC

Nestes últimos anos a América Latina  vem sendo sacudido por inúmeros acontecimentos de ordem política , social e econômica. EStas mudanças vem ocasionando repercussões internas e até mesmo em nível mundial. Sobre este tema e assuntos correlatos, julgue:

1 - A criação da  Unasul (União das Nações Sul-americanas)  em 23 de maio de 2008, reuniu  os doze países do Mercosul  e visa aprofundar a integração da região. Os principais objetivos serão a coordenação política, econômica e social da região.
2 - A renúncia de Fidel em 2008  põe fim a uma ditadura de várias décadas e abre de vez as portas da economia cubana para o capitalismo.
3 - A presença de guerrilhas de esquerda na Colômbia, tais como as FARC’s (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), ELN (Exército de Libertação Nacional) e AUC (Auto defesas Unidas da Colômbia), trazem inúmeros problemas para a região , uma vez que existe um envolvimento das mesmas com narcotraficantes.
4 - A Venezuela do ditador Hugo Chaves,vem incitando nos  últimos anos uma onda de populismo  e nacionalismo de direita na América Latina, onde podemos citar o caso da Bolívia , do Chile e do Equador.
5 - O Paraguai do direitista  Fernando Lugo, vem direcionando para um conflito diplomático com o Brasil, devido a hidrelétrica de Itaipu.
6 - A ALBA ( Alternativa Bolivariana para as Américas, criada em 2004 ) é formada pela Venezuela, Cuba, Bolívia, Nicarágua e Dominica, além do interesse de países como Equador e São Vicente e Granadinas de ingressar nesse bloco, e tem como um dos seus objetivos fazer frente a ALCA .
7 - Antes da posse do novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, a Venezuela teve uma grande desavença com o governo de Álvaro Uribe, depois que governo colombiano ter acusado a Venezuela de abrigar, em seu território, guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
8 - A América do Sul tem três novos presidentes: no Uruguai José “Pepe” Mujica, é um ex-guerrilheiro da organização Tupamaros, que lutou contra a ditadura militar no país (1973-1985), no Chile entrou o novo governo de esquerda de Sebastian Piñera e na Colômbia assumiu o direitista Juan Manuel Santos.
9-As constantes ondas de violência que vem aterrorizando o México, são resultantes, entre outras coisas, das ações do narco-tráfico, do tráfico de pessoas e armas na fronteira com os EUA e pela ineficiência das autoridades mexicanas.

GABARITO:EEEEECCEC

Nestes últimos anos o continente asiático vem passando por inúmeras mudanças em sua organização geopolítica e geoeconômica.

-Tomando por base esta tão dinâmica e instável região do planeta, julgue:


1-A população do Egito vem passando por uma grave crise institucional e o governo do ditador Hosni Mubarak que perdura a três décadas, procura resistir ao comando do país de forma pacífica e conciliatória.
2 - Apesar de ter um capitalismo de mercado, a China não consegue resolver seus problemas políticos, ambientais,sociais,demográficos e econômicos.
3 - A região da Península da Coreia está vivendo neste final de ano uma grande “turbulência “ nas relações diplomáticas entre as duas Coreias , uma vez que a  Coreia do Sul atacou regiões  Coréia do Norte e o presidente  Kim Jong ILL acabou revidando.Neste contexto, os EUA e a China se posicionaram contra a Coreia do Norte e o Japão aliou-se a Russia em defesa de Kim Jong ILL.
4 - A China ultrapassou o posto do Japão de segunda maior economia do mundo, segundo o Banco Central chinês ,tanto no PIB como em renda per capita.
5 - O presidente iraquiano Mahmoud Ahmadinejad, também desafia a opinião pública mundial ao estabelece um governo fundamentalista islâmico que ao respeita os direitos humanos e desenvolve em seu território tecnologia nuclear voltada a produção de armas nucleares.
6 - O embate político entre a China e a Google  já começou a repercutir no universo econômico próprio à disputa e muitos grupos chineses temem pelo futuro do Google no país. Acordos comerciais estão ameaçados, e o prejuízo seria bilionário para todas as partes. 
7 - Abertura da economia chinesa para a entrada do capital internacional , levou o país a receber transnacionais, que se instalaram e continuam instalando filiais neste país, buscando baixos custos de produção, mão-de-obra abundante,e mercado consumidor amplo e as benesses de um regime político democrático e neoliberal.
8 - A economia do Japão está atravessando sua pior crise desde o final da guerra. O Japão se encontram oficialmente em recessão desde o terceiro trimestre de 2008, quando sua economia retrocedeu e a inflação vem ganhando terreno.
9 - O governo japonês admitiu oficialmente que sua economia está em deflação. Esse foi o primeiro reconhecimento da situação delicada da economia do país pelas autoridades japonesas desde 2006. 


GABARITO: EEEEECEEC

Estamos vivendo a chamada “Terceira revolução industrial ou Revolução Técno-científica-informacional”.Com a rapidez das mudanças em um mundo cada vez mais globalizado, podemos observar que no entanto, tanto as mudanças quanto a rapidez com que elas ocorrem são, na maioria dos casos, previsíveis e até esperadas.  Sobre estas constantes mudanças e seus impactos ,em um mundo cada vez mais globalizado,  julgue:

1 - O continente africano vem sofrendo nos últimos tempos um grande processo de migrações tanto para dentro como para fora do próprio continente. Este grande número de pessoas  que vai se aventurar em outros continentes é formado por contingentes de africanos que buscam fora de seus países de origem, trabalho, educação  e uma maior segurança.
2 - O Tratado de Lisboa (também denominado Tratado Reformador) é o acordo ratificado pelos 27 Estados-membros da UE, assinado em Lisboa, em 2007, e que substitui a atual Constituição Européia,conferindo ao Bloco  personalidade Jurídica; um papel reforçado para o Parlamento Europeu, uma maior participação dos parlamentos nacionais , entre outros benefícios.
3 - A Argentina vem recebendo grandes investimentos brasileiros nos setores ligados ao mercado financeiro e até mesmo nos esportes, onde a empresa estatal Petrobras, passou a patrocinar o principal time  do país, o River Plate.
4 - Os Estados Unidos encontraram no Paquistão uma reserva de minerais avaliada em quase US$ 1 trilhão, o que pode transformar o país em um dos mais importantes centros de mineração do mundo.As reservas incluem matéria-prima de ferro, cobre, cobalto, ouro e lítio, entre outros.
5 – no início de 2010 a violência no Cáucaso prosseguiu, onde no dia 29 de março, dois homens-bomba atacaram estações do metrô de Moscou durante o horário de pico. Rebeldes chechenos assumiram a autoria pelo duplo atentado suicida no metrô moscovita, que deixou vários mortos, e prometeram realizar novos ataques em cidades russas.
6 - A Europa também é vítima de inúmeros atos de terrorismo, onde podemos destacar as constantes ações de grupos fundamentalistas religiosos, tais como o IRA (Irish Republic Army), o ETA(Euskadi Ta Askatasuna), a Al Qaeda , rebeldes Chechenos e dos ultra-direitistas neo-nazistas. 
7 - Os conflitos atuais da África são motivados pela combinação de causas variadas, embora predomine, neste ou naquele caso, um determinado componente étnico (Ruanda, Mali, Somália, Senegal), religioso (Argélia, Nigéria), ou político (Angola, Uganda). Isto sem contar os litígios territoriais, muito frequentes na África Ocidental.


GABARITO: CCEEEEC

Podemos entender que o aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão, sendo um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Porém, o significado deste aumento de temperatura ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou provocadas pelo homem têm sido propostas para explicar o fenômeno. Tomando por base este tema e assuntos correlatos, julgue:





1 - O aquecimento global trás inúmeras conseqüências negativas a saúde humana, a economia e meio ambiente, sendo fonte de grande preocupação, uma vez que algumas importantes mudanças ambientais tem sido observadas e foram ligadas ao aquecimento global, tais como a diminuição da cobertura de gelo, aumento do nível do mar, mudanças dos padrões climáticos.
2 - Não pode haver paz no planeta e nem proteção ao meio ambiente, se a pobreza continuar existindo em tantas regiões, e os países ricos continuarem consumindo grande parcela dos recursos naturais de forma exagerada. Há uma ligação íntima entre os três fatores: a Política, a Economia e a Ecologia, que devem caminhar juntos
3 - A preservação do meio ambiente depende de todos: governo, educadores, empresas, ONGs, meios de comunicação e de cada cidadão.
4- A educação ambiental é fundamental na resolução desses problemas, pois vai incentivar os cidadãos a conhecerem e fazerem sua parte, entre elas: evitar desperdício de água, luz, fazer coleta seletiva, adquirir produtos de empresas preocupadas com o meio ambiente, cobrar as autoridades competentes para que apliquem a lei, tratem o lixo e o esgoto de forma correta, protejam áreas naturais, façam um planejamento da utilização do solo, incentivem a reciclagem entre outros.
5 - O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional para reduzir as emissões de gases-estufa dos países industrializados e para garantir um modelo de desenvolvimento limpo aos países em desenvolvimento. Apesar de ainda não ter sido ratificado, o documento prevê que, entre 2008 e 2012, os países desenvolvidos reduzam suas emissões em 5,2% em relação aos níveis medidos em 1990.
6 - Na COP -15, o Brasil anunciou oficialmente o corte entre 36,1% e 38,9% no dióxido de carbono emitido pelo país  até 2020. Nesta mesma linha , a China anunciou que se comprometerá a reduzir entre 40% e 45% de suas emissões de CO2 até 2020, a Índia comprometeu-se com a meta de reduzir suas emissões de gases de 20% a 25%  até 2020  e para surpresa geral os Estados Unidos apresentaram a meta de diminuição de 17% dos gases-estufa no mesmo período.

GABARITO:CCCCEC


Embora a designação de "bloco regional" possa ser aplicada a qualquer grupo de países vinculados pela contiguidade geográfica (blocos asiático, africano ou latino-americano) ou por acordos intergovernamentais, de tipo econômico ou político, o termo, em sua acepção restrita, refere-se aos agrupamentos de caráter comercial resultando de um projeto integracionista. São exemplos de blocos regionais a União Européia (UE), o Mercosul e o Nafta, bem como dezenas de outras entidades menos conhecidas. Sobre os blocos econômicos e suas particularidades, julgue:

1 - Na formação dos blocos, o passo inicial é, geralmente, uma tentativa de formar uma área de livre comércio com a eliminação da tarifas e restrições ao comércio intrazona e que pode, em um etapa posterior, avançar para a constituição de uma união aduaneira (UA) com a fixação de uma tarifa externa comum (TEC) para as importações dos países extrazona
2 - A terceira etapa da integração é a formação de um Mercado Comum  e na quarta  etapa constitui-se a União Econômica e Monetária, implicando a existência de uma política monetária comum, ajuste fino de toda a política macroeconômica e, em sua fase final, a criação de uma moeda comum, coexistindo ou não com as moeda nacionais, e inclusive a criação de um Banco Central Comum.
3 - A APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation ou Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), também conhecido como Bloco do Pacífico, é um dos principais blocos econômicos da atualidade e tem por objetivo principal a redução de taxas alfandegárias entre os países membros com a finalidade de promover o livre comércio entre os mesmos.
4 - O Mercado Comum do Sul, mais conhecido pela sigla Mercosul, constitui-se em um bloco econômico regional, criado em março de 1991, com fundamento no Tratado de Assunção, por decisão política soberana das Repúblicas Argentina, Federativa do Brasil, do Paraguai e Oriental do Uruguai, e estruturado institucionalmente, em dezembro de 1994, pelo Protocolo de Ouro Preto.
5 - As duas maiores economias do Mercosul enfrentam algumas dificuldades nas relações comerciais. A Argentina está impondo algumas barreiras no setor automobilístico e da linha branca (geladeiras, microondas, fogões), pois a livre entrada dos produtos brasileiros está dificultando o crescimento destes setores na Argentina.
6 - Na área agrícola também ocorrem dificuldades de integração, pois os argentinos alegam que o governo brasileiro oferece subsídios aos produtores de açúcar. Desta forma, o produto chegaria ao mercado argentino a um preço muito competitivo, prejudicando o produtor e o comércio argentino.
7 - Os 27 países que atualmente compõem a zona do euro na UE delegaram parte da sua soberania a instituições comuns. Três outros países apresentaram um pedido de adesão à UE: a Croácia, a Turquia e a Macedónia.

GABARITO: CCECCCE


A política está presente quotidianamente em nossa vidas: na luta das mulheres contra uma sociedade machista que discrimina e age com violência; na luta dos portadores de necessidade especiais para pertencerem de fato à sociedade; na luta dos negros discriminados pela nossa "cordialidade"; dos homossexuais igualmente discriminados e desrespeitados; dos índios massacrados e exterminados nos mais de 500 anos de nossa história; dos jovens que chegam ao mercado de trabalho saturado com de milhões de desempregados; na luta de milhões de trabalhadores sem terra num país de latifúndios; enfim, na luta de todas as minorias por uma sociedade inclusiva que se somarmos constituem a maioria da população. Tomando por base estes temas e assuntos correlatos, julgue:

1 - Não podemos confundir que política é simplesmente o ato de votar, uma vez que estamos fazendo política como tomamos atitudes em nosso trabalho, quando estamos conversando em uma “roda  de amigos”, quando exigimos nossos direitos de consumidor ou nos indignamos ao vermos nossas crianças fora das escolas sendo massacradas nas ruas ou nas "Febens" da vida.
2 - São exemplos de programas sociais do governo Lula, o Fome Zero, o Bolsa Família, Prouni, PAC(programa de Aceleração do Crescimento), PPP(Parcerias Público Privadas), PDP(Programa de Desenvolvimento Produtivo) ,Peti( Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Fundef( Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino Fundamental ), ProUni( Programa Universidade para Todos),Programa Luz para todos e o Programa Minha Casa Minha. 
3 - Dentro da política energética brasileira a nossa  matriz elétrica é diversificada e se constitui essencialmente por 36,67% de petróleo,31,6% de biomassa ,14,8% de hidráulica e o restante está ligado a outras fontes , tais como a energia eólica e a solar, o que coloca o Brasil em posição favorável ao restante do mundo já que a média mundial de utilização de biomassa é 9,8%.
4 - Dentro da política rural brasileira, podemos observar que nos últimos 20 anos, os níveis tecnológicos alcançados pelos produtores rurais brasileiros atingiram patamares expressivos que podem ser mensurados pelo aumento da produtividade no campo.
5 - Uma vitória na política comercial brasileira ocorreu no final de 2009, quando a Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou o Brasil a elevar tarifas sobre produtos americanos, para retaliar os Estados Unidos pelos subsídios ilegais concedidos a produtores de algodão.
6 - Dentro da política de Relações Exteriores, o Brasil faz “coro” com os Notícias » Brasil » Brasil Estados Unidos no que diz respeito a aplicar sanções ao governo do Irã por desenvolver um programa nuclear considerado duvidoso pelos estadunidenses.

GABARITO: CEECCE

Observe a tabela de cortes do CCEB (Critério De Classificação Econômica Brasil) e distribuição no Distrito Federal.

Classe
Total
Brasil (%)
Renda Familiar
Média
Distribuição
no DF (%)
A1
1
R$ 7.793,00
3
A2
5
R$ 4.648,00
9
B1
9
R$ 2.804,00
9
B2
14
R$ 1.669,00
12
C
36
R$ 927,00
34
D
31
R$ 424,00
28
E
4
R$ 207,00
4

O Brasil evolui mais nos indicadores econômicos e sociais do que nos ambientais. Os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2008 (IDS 2008) mostram um país que, nos últimos anos, teve seus maiores avanços na economia. Nas questões sociais, apesar das melhorias verificadas, ainda persistem grandes passivos a serem sanados; enquanto em relação aos problemas ambientais há sinais contraditórios, com evolução em algumas áreas e retrocesso em outras.Sobre este tema e assuntos correlatos, julgue:

1 - Conforme vêm sistematicamente mostrando as pesquisas anuais do IBGE, o Brasil tem assistido a melhorias nas estatísticas de acesso a educação, trabalho, rendimento, mortalidade infantil, na adequação dos domicílios e em relação à situação das mulheres.
2 - Os ganhos ainda são modestos, porém, no que diz respeito às diferenças por cor ou raça e, de uma forma geral, se mostram bastante desiguais em sua distribuição pelo território, opondo um quadro melhor no Sudeste e Sul a um cenário ainda precário nas regiões Nordeste e Norte.
3 - Segundo levantamentos recentes, ocorreu uma elevação da classe média em nosso país, estimulada pela população que antes pertencia aos segmentos D e E. Esses dois grupos perderam 26,05 milhões de pessoas entre 2005 e 2009, para um total de 66,8 milhões no ano passado.
4- Os integrantes das classes A e B aumentaram de 26,4 milhões para 30,2 milhões de pessoas no mesmo período. Em relação ao total da população brasileira, a classe C correspondia a 49% em 2009, contra 34% em 2005. Na mesma base de comparação, as classes A/B continuaram com 15%, enquanto os grupos D/E passaram de 51% para 35%
5 - Para fugir da crise mundial o Brasil tomou como medida emergencial, a redução de impostos. Foi um poderoso recurso de sustentação de vendas também em períodos difíceis anteriores. No caso do Brasil e sua altíssima carga fiscal sobre os veículos, funciona bem melhor do que em outros países e a redução do IPI fez uma grande diferença. De certa forma, a perda de arrecadação é aparente, compensada pelo aumento de vendas que seriam perdidas irremediavelmente. O governo Federal, ao reduzir o IPI nos veículos e na chamada linha branca, assume sozinho as perdas de arrecadações e poupa Estados e Municípios deste martírio.
6 - As cidades, cujo crescimento foi iniciado pelo êxodo rural e agora, em muitos casos, é fomentado pelo fluxo migratório urbano-urbano, sofreram um enorme impacto e passaram a enfrentar problemas de habitação, infra-estrutura básica e social e necessidade de gerar empregos para uma população , que ainda é bastante despreparada para as atividades típicas destes centros.
7 - Apesar da economia brasileira também sofrer com os  efeitos do “furacão financeiro” ocorrido a partir da crise de 2008, é consenso que o Brasil será um dos países menos afetados. Concordam com esse diagnóstico organizações como o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a OCDE, a organização econômica dos países ricos.

GABARITO: CCCCECC

Tomando por base a atual fase da globalização e a revolução técno-científica informacional, julgue:


1 - A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria, sendo criada com objetivos militares para ser uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico.
2 - No início da década de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Em 1990, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado e nos dias atuais é impossível pensar no mundo sem a Internet.
3 - O caso Wikileaks mostra como é difícil manter segredo no século 21. Tudo veio a tona no final de novembro, quando o WikiLeaks( que foi criada por Julian Assange),avisou, por meio de sua conta no site de microblogs Twitter, que publicaria na internet "uma quantidade de documentos sete vezes maior do que o conteúdo revelado sobre a guerra no Iraque", quando 400 mil documentos sigilosos foram parar na rede.
4-Segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT), órgão ligado a  da ONU ,já existem mais de  2 bilhões de internautas no mundo, ao passo que o número de assinaturas de telefones celulares, por sua vez, atingiu a marca de 5 bilhões, sendo que a 11 anos, havia em todo o mundo apenas 250 milhões de usuários de internet e 500 milhões de assinaturas de telefonia móvel.
5-Cinquenta e sete por cento dos internautas estão em países em desenvolvimento. O crescimento do número de conectados foi motivado pela região Ásia e Pacífico - sobretudo por causa da China -, que ganhou 100 milhões de usuários, chegando a 857 milhões.
6-As regiões onde o acesso à rede cresce mais rapidamente são as das nações árabes e dos ex-integrantes da União Soviética. Na primeira, a quantidade de internautas dobrou em apenas cinco anos, atingindo 88 milhões. Na segunda, o número de internautas saltou de 51 milhões em 2007 para 127 milhões hoje.



GABARITO: CCCCCC









Nenhum comentário:

Postar um comentário