sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

STM -QUESTÕES DE ATUALIDADES DO ÚLTIMO CONCURSO DO SUPREMO TRIBUNAL MILITAR – COMENTADAS PELO PROFESSOR KLÉBER

QUESTÕES DE ATUALIDADES DO STM – COMENTADAS PELO PROFESSOR KLÉBER

STM CARGO 4- Julgue os seguintes itens, relativos a atualidades no âmbito internacional.

19-( E  )- Desde janeiro de 2010, quando um terremoto causou grande destruição no Haiti, o país é governado por um alto Comissário da Organização das Nações Unidas.

COMENTÁRIO:  quem governa o país é René Préval , desde 2006.

20-(  E  )- Entre as consequências da crise econômica dos Estados Unidos da América, inclui-se o fortalecimento do euro em relação às demais moedas, como se constata no reconhecimento dessa moeda, pelo Fundo Monetário Internacional, como referencial de valor nas transações comerciais internacionais.

COMENTÁRIO: o euro também foi afetado e perdeu parte de seu poder , sendo desvalorizado paulatinamente.

STM CARGO 4-Com referência a atualidades no âmbito nacional, julgue os itens a seguir.

E21-( E  ) Em 2010, Brasília completou 50 anos de idade e o Plano Piloto, traçado urbanístico de Oscar Niemeyer, foi tombado como patrimônio histórico da humanidade.

COMENTÁRIO:Brasília foi tombada como patrimônio da Humanidade em 1987.

C22-(  C   )- A inflação, no Brasil, em 2010, foi superior à de 2009.

COMENTÁRIO: devido as agruras pós-crise de 2008, nosso país vem amargando aumentos na inflação e 2010 superou 2009.

E23-(  E  )- No início de seu governo, a presidenta Dilma Roussef enviou ao Congresso Nacional medida provisória que estabelece a autonomia do Banco Central do Brasil.

COMENTÁRIO: o Banco Central Brasileiro não possui autonomia,porém, tem o “status” de autônomo, uma vez que os presidentes mais recentes, não interferem diretamente em suas resoluções.

C24-( C  )- Em dezembro de 2010, com o objetivo de incentivar o investimento de longo prazo do capital estrangeiro, o governo federal isentou o capital estrangeiro de pagar imposto de renda e contribuição social sobre o lucro líquido na compra de debêntures.

COMENTÁRIO: esta medida procura atrair capitais de longo prazo e diminuir os capitais de curto prazo(especulativos/hot Money/smart Money/voláteis)

E25-( E  )- Como consequência da crise econômica internacional, o produto interno bruto brasileiro de 2010 permaneceu estagnado.

COMENTÁRIO: nosso PIB vem crescendo de forma constante, mesmo com a crise mundial.Somos a oitava economia do mundo.

STM CARGO 3-Julgue os seguintes itens, relativos a atualidades no âmbito internacional.

C25-( C  )- Em 2010, o Prêmio Nobel de Literatura foi concedido ao escritor Mario Vargas Llosa.

COMENTÁRIO: O escritor peruano Mario Vargas Llosa foi o vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 2010. O prêmio foi anunciado na sede da Academia Sueca, em Estocolmo.

E26-( E )- Em março de 2010, a Venezuela passou a  integrar, como membro pleno, o MERCOSUL.
COMENTÁRIO: a Venezuela ainda necessita do aval paraguaio para ser um membro pleno do Mercosul.

STM CARGO 3-Com referência a atualidades no âmbito nacional, julgue os itens a seguir.

C29-(  C  )- O governo brasileiro reconheceu a existência o Estado palestino, cuja atual fronteira consiste na que possuía anteriormente à Guerra dos Seis dias, em 1967.

COMENTÁRIO:  O Itamaraty anunciou no final de 2010, que o governo brasileiro reconheceu o Estado palestino nas fronteiras anteriores à guerra dos Seis Dias, em 1967. O pedido havia sido feito pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em carta datada do dia 24 de novembro. 

STM CARGO 14-Julgue os seguintes itens, relativos a atualidades no âmbito internacional.

E17-( E  )- No final do ano de 2010, o presidente dos Estados Unidos da América sancionou lei que prevê a eliminação gradativa dos subsídios à produção de etanol norte-americano e a redução das tarifas de importação do produto, favorecendo o ingresso de etanol brasileiro no mercado daquele país.

COMENTÁRIO: nosso etanol ainda encontra muitas dificuldades para entrar nos EUA, devido as pressões dos usineiros norte-americanos.

STM CARGO 14-Com referência a atualidades no âmbito nacional, julgue os itens a seguir.

E22-( E  )- No dia 1.º de janeiro 2011, o Congresso Nacional reconheceu o resultado das eleições presidenciais de 2010, ao diplomar e declarar Dilma Roussef como presidenta do Brasil.

COMENTÁRIO: A presidente eleita Dilma Rousseff e o seu vice, Michel Temer, receberam na tarde do dia 17 de dezembro os diplomas da Justiça Eleitoral que lhes confere o mandato de quatro anos, a partir de 1º de janeiro de 2011.

E25-( E )- Entre 2010 e 2011, a dívida pública interna do governo federal diminuiu percentualmente em relação ao produto interno bruto.

COMENTÁRIO: nossa dívida pública aumentou nesse período

STM CARGOS 1/2-Com relação a atualidades no âmbito internacional, julgue os itens subsequentes.

E24-( E  )- Com o propósito de combater a crise econômica e a desvalorização do euro, o Banco Central Europeu reduziu o seu montante de dinheiro circulante por meio da elevação dos juros.

COMENTÁRIO: na verdade ocorreu o fato inverso

C25-(  C  )- Atualmente, o Brasil é um dos membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

COMENTÁRIO: nosso país é um dos 10 membros transitórios desde 2010 e ficará mais este ano, porém , o desejo brasileiro é fazer parte do Conselho Permanente, juntando-se aos EUA, a Rússia, a China, a França e ao Reino Unido. Nosso país faz parte do G4( Japão-Índia-Brasil-Alemanha) – grupo dos quatro que pleiteiam entrar no Conselho Permanente da ONU.

E26-(  E  )- Em 2010, o Prêmio Nobel da Paz foi concedido ao dissidente cubano Guilhermo Fariña.

COMENTÁRIO: o prêmio Nobel foi para o dissidente chinês Liu Xiaobo, que não pode recebê-lo, uma vez que está preso na China.Fariãna é um importante dissidente cubano que luta pelos direitos humanos em Cuba e poderá um dia ser agraciado com  o Nobel.

C27-( C   )- Tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte encontram-se no Afeganistão, combatendo a insurgência armada contra o governo chefiado pelo presidente Hamid Karzai.

COMENTÁRIO: O Afeganistão esta vivendo mais uma vez graves problemas políticos e com a volta dos Talibans a situação piorou.Obama também está enviando soldados para o país.

STM CARGOS 1/2-Julgue os itens seguintes, referentes a atualidades no âmbito nacional.

E28-( E ) Neste início de ano, os governos brasileiro e italiano assinaram plano de cooperação militar segundo o qual a Itália venderá ao Brasil o casco para a montagem de um submarino de propulsão nuclear.

COMENTÁRIO: devido aos problemas relativos a negativa brasileira em extraditar  Cesari Batisti, a Itália vem “congelando “ acordos com nosso país.

E29-( E  )- Em dezembro de 2010, a Corte Interamericana dos Direitos Humanos julgou improcedente o pedido de condenação do Estado brasileiro pelo desaparecimento de algumas pessoas no combate à guerrilha do Araguaia.

COMENTÁRIO: segundo o  presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, (15/12), a punição do Brasil na Corte Interamericana da Direitos Humanos (CIDH) “não revoga, não anula, não caça a decisão do Supremo” em sentido contrário. Em abril deste ano, o STF decidiu, por 7 votos a 2, declarar a constitucionalidade da Lei de Anistia ao decidir uma ação ajuizada pela Ordem dos Advogados do Brasil.

E30-( E  )- De acordo com dados recentes, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a distribuição da população brasileira encontra-se equilibrada entre as zonas rural e urbana.

COMENTÁRIO: os dados do censo -2010, demonstram que existe uma péssima distribuição da população brasileira no que se refere ao meio urbano e ao rural. A população está mais urbanizada que há 10 anos. Em 2000, 81% dos brasileiros, ou 137.953.959, viviam em áreas urbanas, agora são 84%, que representam 160.879.708.


STM CARGO 25/26-Julgue os seguintes itens, relativos a atualidades no âmbito internacional.

E19-(  E  )- Em razão das reformas econômicas implantadas recentemente pelo governo de Cuba, reduziu-se o número autorizado de profissões na iniciativa privada no país e, consequentemente, aumentou-se o número de funcionários no setor estatal da economia.

COMENTÁRIO: o regime cubano vem tomando medidas voltadas a diminuição do número de funcionários públicos.P            ara se ter uma idéia desta nova “onda”, o governo cubano começou o processo de demissão de meio milhão de funcionários públicos em cinco importantes setores econômicos do país, entre eles a indústria do açúcar e a infraestrutura de saúde, somente em janeiro desse ano de 2011.

C20-( C )- Na Convenção sobre Mudança Climática, realizada recentemente em Cancun, estabeleceu-se a criação de um Fundo Verde do Clima, a fim de ajudar os países pobres a lidar com as mudanças climáticas.

COMENTÁRIO:  Este fundo vai administrar a ajuda financeira dos países ricos aos mais pobres.Europa, Japão e EUA devem doar US$ 100 bilhões anuais até 2020.Entre as principais medidas aprovadas em um está o desenvolvimento de um Fundo Verde para ajudar os países em desenvolvimento. No pacote de medidas de luta contra as mudanças climáticas aprovado em Cancún, também consta um mecanismo de proteção das florestas tropicais do planeta, cujo enorme desmatamento provoca 20% das emissões de gases de efeito estufa no mundo( REDD – Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação).

E21-(  E  )- Na esfera do direito internacional, entrou em vigor, em dezembro de 2010, a União dos Países Sul-Americanos, cujos países-membros, a partir do estabelecimento dessa instituição,deixaram, automaticamente, de pertencer à Organização dos Estados Americanos.

COMENTÁRIO: A UNASUL foi estabelecida com este nome pela Declaração de Cuzco em 2004, sendo o Tratado Cosntitutivo assinado em Brasilia no ano de 2008.


STM CARGO 25/26-Com referência a atualidades no âmbito nacional, julgue os itens subsecutivos.

E22-(  E   )- A carga tributária brasileira manteve-se praticamente inalterada em relação ao produto interno bruto nos últimos dez anos.

COMENTÁRIO: nossa carga tributária vem aumentando de forma constante nos últimos anos. A carga tributária do Brasil é maior do que a de países como o Japão, os Estados Unidos, a Suíça e o Canadá. A comparação faz parte de estudo da Receita Federal divulgado hoje (2) e leva em conta os dados mais recentes, apurados em 2008, entre os países-membros da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).Enquanto o peso dos impostos no bolso do cidadão chegou, em 2008, a 34,41% no Brasil --nível recorde--, no Japão ficou em 17,6%. A carga também foi menor, por exemplo, no México (20,4%), na Turquia (23,5%), nos Estados Unidos (26,9%), na Irlanda (28,3%), Suíça (29,4%), no Canadá (32,2%) e na Espanha (33%).Acima do Brasil, ainda na comparação com os países da OCDE, ficam o Reino Unido (35,7%), a Alemanha (36,4%), Portugal (36,5%), Luxemburgo (38,3%), a Hungria (40,1%), Noruega (42,1%), França (43,1%), Itália (43,2%), Bélgica (44,3%), Suécia (47,1%) e Dinamarca (48,3%), que tem o nível mais alto entre os países do grupo.

C23-(  C   )- Um dos maiores sucessos de público da história do cinema nacional, o filme  Tropa de Elite 2 foi dirigido por José Padilha.

COMENTÁRIO: Após 34 anos, o recorde de público do cinema nacional finalmente mudou de dono.Tropa de Elite 2 é o novo detentor da marca, que alcançou nesta terça-feira, 7 de dezembro.O longa de José Padilha já levou 10.736.995 milhões de pessoas aos cinemas, superando em 1.470 o número de espectadores de Dona Flor e seus dois maridos (1976). A expectativa agora é para que o filme ultrapasse em breve a marca dos 11 milhões de espectadores e se consolide como o segundo longa mais assistido na história das bilheterias brasileiras, atrás apenas de Titanic, que levou 16 milhões de pessoas aos cinemas.

C24-( C   )- Entre os anos de 2003 e 2010, o Brasil melhorou sua posição na classificação do índice de desenvolvimento humano das Nações Unidas.

COMENTÁRIO:na verdade, desde que foi criado que o Brasil vem melhorando sua posição no IDH. Desde aquele ano, o IDH brasileiro teve um ganho de 7,6% (73ª maior variação numa lista de 137 países). O progresso foi mais rápido que o latino-americano (6,6%) e mais lento que o global (9,3%). De 2005 para cá, a alta foi de 3,1% (92º mais veloz em uma lista de 169 países e territórios). De 2009 para 2010, o aumento foi de 0,8%, o 53º mais elevado entre 169 países. Com isso, o Brasil subiu quatro posições desde o ano passado, a maior alta mundial — apenas França, Irã, Indonésia, Iêmen e Nepal chegaram perto disso (avançaram duas posições). Na última década, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou 2,7 anos, a média de escolaridade cresceu 1,7 ano e os anos de escolaridade esperada recuaram em 0,8 ano. A renda nacional bruta teve alta de 27% no período. Em comparação com países que estavam em nível semelhante de desenvolvimento em 2000 — os quatro logo acima e os quatro logo abaixo no ranking do IDH —, o Brasil saiu-se como um dos melhores. Se há dez anos era o quinto nesse grupo de nove nações, agora é o terceiro. O grande salto, porém, foi da Ucrânia, que registrava índice semelhante ao brasileiro em 2000, e em 2010 é o país com maior IDH desse conjunto.

E25-( E )- Entre os anos de 2003 e 2010, no grupo denominado BRIC — composto por Brasil, Rússia, Índia e China —, o crescimento médio do produto interno bruto brasileiro foi superado somente pelo chinês.

COMENTÁRIO: o crescimento indiano também superou o brasileiro. Essas economias têm mostrado grau de dinamismo expressivo, embora variado. No acumulado do período 1990-2008 se a economia chinesa cresceu em média acima dos 11 As relações comerciais do Brasil com os demais BRICs 10% anuais, na Rússia a taxa média de crescimento não atingiu um décimo da chinesa,  em razão da  recessão observada na década de 1990, com o final da União Soviética. O Brasil teve desempenho baixo  comparativamente a outros BRICs.  No acumulado do período entre 1990 e 2008 o ritmo de crescimento  da Índia foi mais de duas vezes, e o da China mais de três vezes superior ao crescimento brasileiro.



3 comentários:

  1. "Em razão das reformas econômicas implantadas recentemente pelo governo de Cuba, reduziu-se o número autorizado de profissões na iniciativa privada no país e, consequentemente, aumentou-se o número de funcionários no setor estatal da economia."

    Olá Kléber. O CESPE alterou o gabarito desta questão, mas não apresentou justificativa. O que você acha? Arbitrariedade da banca? Penso em recorrer à justiça. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Veja a reportagem a seguir:

    Após anunciar demissão de 500 mil, Cuba deve incentivar cooperativas
    10% da mão-de-obra estatal deverá ser destinada a abrir negócio próprio na ilha dos irmãos Castro
    14 de setembro de 2010 | 12h 00


    HAVANA - O governo de Cuba já determinou quais serão as atividades dos mais de 500 mil trabalhadores que serão demitidos até março de 2011, segundo um documento obtido pela Associated Press que detalha os planejamento de Havana.

    Na segunda-feira, Havana anunciou que demitirá 500 mil trabalhadores do Estado - cerca de 10% da mão-de-obra estatal - como parte das medidas para otimizar a produção e a economia cubana. O país também se abrirá mais par ao investimento privado, configurando as maiores reformas econômicas já implementadas pelo governo de Raúl Castro, que assumiu em 2008 o posto de presidente antes ocupado por seu irmão Fidel.

    Muitos dos trabalhadores serão incentivados a criar cooperativas. Outros devem ser absorvidos por companhias estrangeiras e joint ventures. Outros ainda devem estabelecer pequenos negócios, de acordo com o documento do Partido Comunista.

    O documento de 26 páginas, datado de 24 de agosto, explica quais fatores levar em consideração em cada trabalhador que deve ser demitido. Aqueles cujo pagamento não estiver de acordo com a baixa produtividade e aqueles considerados indisciplinados ou desinteressados no trabalho serão os primeiros nos cortes.

    Alguns demitidos podem conseguir outros cargos ainda como funcionários do governo, segundo o documento, que também prevê salários melhores para os melhores trabalhadores, embora admita que "não é possível fazer reformas salariais na atual situação".

    O documento diz que funcionários dos ministérios do Açúcar, da Saúde Pública, do Turismo e da Agricultura serão demitidos primeiro - as demissões já começaram em julho. Os últimos na fila os cortes estão nos setores de aviação civil e nos ministérios de Relações Exteriores e Serviços Sociais.

    O planejamento de Havana também inclui uma lista de "ideias de cooperativas" que podem ser formadas pelos trabalhadores. A relação vai desde atividades agrícolas - como o cultivo de vegetais e a criação de animais - à prestação de serviços - como operação de táxis e trabalhos na construção civil.

    O governo alerta, porém, que nem todos os novos negócios e cooperativas criados devem dar certo. A falta de experiência e a capacitação insuficiente serão os responsáveis pelo fracasso de algumas dessas iniciativas. "Muitos podem fracassar em menos de um ano", diz o documento.


    

    ResponderExcluir
  3. Professor, so lembrando, E21-( E ) Em 2010, Brasília completou 50 anos de idade e o Plano Piloto, traçado urbanístico de Oscar Niemeyer, foi tombado como patrimônio histórico da humanidade.

    COMENTÁRIO:Brasília foi tombada como patrimônio da Humanidade em 1987.
    E ainda, o traçado urbanístico não é do Niemeyer e sim do Arq. Lucio COsta

    ResponderExcluir