sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Exercícios de Atualidades Comentados 02

Questões de múltiplas escolhas de concursos passados (COMENTADOS)

1-(CONCURSO PÚBLICO 1/2008 – CARGO DE AGENTE DE POLÍCIA FUNDAÇÃO UNIVERSA)-De acordo com dados do INEP/MEC, em 1990,constatava-se que mais de 50% dos alunos repetiam a primeira série do ensino fundamental. Os números da educação no Brasil de 2003, recentemente divulgados, revelam que as taxas decaíram. A proporção nacional, na primeira série do ensino fundamental, é de 30,1%; e, na segunda série, de 19,8%. São ainda elevadas, constituindo-se um sério problema para a educação. Os dados de fluxo mostram que as chances de repetência são bem maiores no Nordeste e no Norte do país.   Quase 11% dos alunos da região mais rica (Sudeste) refazem a primeira série; na região mais pobre (Nordeste), o número é de 43%. No Norte, é de praticamente 48%. Diante dessa informação e de acordo com a perspectiva sócio-histórica, assinale a alternativa correta.

a-(    )- A população do Norte e Nordeste do país tem maiores dificuldades de aprendizagem.
b-(  )- Os números apresentados pelo INEP/MEC revelam como as oportunidades educacionais estão distribuídas de forma desigual.
c-(  )- O ensino oferecido é igual para todo o país, mas algumas regiões têm maiores privilégios.
d-(    )- Há um número maior de pessoas com facilidade de aprendizagem na região Sudeste.
e-(  )- Muita coisa mudou na educação de 1990 para 2003,pois houve melhoria da qualidade da educação, por isso aumentou a reprovação.

Resposta : letra “b”
COMENTÁRIOS DOS ITENS ERRADOS:
a- o texto não afirma que nas regiões N e NE a população tem maiores dificuldades de aprendizagem.
c- o texto também não destaca se o ensino é igual em todas as regiões e se fora do N e NE, existam maiores privilégios no ensino oferecido as suas populações.
d- o texto também não afirma que há um maior número de pessoas com facilidade de aprendizagem no SE.
e- aumentar a qualidade da educação não leva necessariamente ao aumento da reprovação.

2-(POLÍCIA FUNDAÇÃO UNIVERSA-14/01/09) A decisão da Justiça brasileira de conceder ao ex-ativista italiano de extrema-esquerda Cesare Battisti refúgio político gerou duras reações por parte do governo italiano e de familiares de vítimas de terrorismo.[...] O ministério das Relações Exteriores italiano reagiu com uma nota na qual, além de condenar a decisão do ministro Tarso Genro (Justiça) [...] Além da chancelaria, representantes do governo [...] manifestaram indignação contra a decisão da Justiça brasileira. O vice-ministro do Interior, Alfredo Mantovano, considerou "grave e ofensiva" a decisão: "um insulto a nosso sistema democrático", disse. Internet: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u489961.shtml>.Acesso em 15/2/2009.
-Acerca do assunto abordado no texto, assinale a alternativa correta.

a-(    )- Battisti é acusado de participação em luta armada e em assassinatos na Itália nos anos 70 do século XX,quando aquele país vivia uma ditadura militar de direita.
b-(    )- Os países da Europa ainda enfrentam problemas ligados a grupos guerrilheiros de esquerda, como é o caso da Irlanda do Norte, que sofre freqüentes atentados promovidos pelo Exército Revolucionário Irlandês (IRA), movimento que objetiva tornar o país uma república socialista.
c-(    )- A Itália tem protestado veementemente contra a concessão do asilo político, tendo o primeiro-ministro italiano, integrante de um partido político de extrema direita, solicitado a intervenção do presidente Lula, no sentido de reverter a decisão do ministro Tarso Genro.
d-(    )- Curiosamente, no episódio Battisti, a oposição brasileira, de modo geral, defendeu a postura adotada pelo Ministério da Justiça, que concedeu asilo político ao italiano. A explicação é que boa parte das lideranças da oposição, em especial do PSDB, tiveram participação ativa na luta contra a ditadura militar no Brasil, que vigorou de 1964 a 1985.
e-(    )- O Brasil envolveu-se, em 2007, em uma polêmica acerca do assunto asilo político: atletas cubanos que participaram dos Jogos Panamericanos, no Rio de Janeiro, solicitaram asilo político no país, e algumas dessas solicitações foram atendidas.

Resposta : letra “e”

COMENTÁRIOS DOS ITENS ERRADOS:
a-a ditadura militar era de esquerda
b-o IRA não é de esquerda e não luta para transformar a Irlanda do Norte em um país de esquerda
c-o Primeiro Ministro da Itália é de esquerda
d-as lideranças do PSDB não tiveram grande participação ativa contra a ditadura militar.


3-Na queda-de-braço entre chavismo e oposição,ambos os lados personalizam na figura do presidente sua discordância diametral sobre os rumos que o país deve tomar. Por trás da figura do coronel paraquedista transformado em chefe de Estado está um projeto de contornos vagos, mas com um sentido geral claro: socialismo bolivariano, uma mescla de estatismo distributivista com nacionalismo antiamericano. O empenho de Chávez em assegurar-se o direito de renovar o mandato indefinidamente sugere insegurança: a revolução não teria pernas para seguir em frente sem o líder.De maneira análoga, os opositores do projeto chavista parecem ver no presidente um obstáculo cuja remoção seria indispensável para reverter a marcha socializante.Silvio Queiroz.Duelo de espelhos.In:Correio Braziliense,15/2/2009, p.18.

-Esse texto foi publicado no dia do referendo realizado na Venezuela, a respeito da possibilidade de reeleições sucessivas para os principais cargos executivos do país, cujo resultado foi favorável ao presente Hugo Chávez. Tomando o apenas como referência inicial, assinale a alternativa correta.

a-(    )- Maior produtor de petróleo do hemisfério ocidental, a Venezuela é grande fornecedora daquele produto aos Estados Unidos. Portanto, as disputas diplomáticas entre o ex-presidente George W. Bush e Hugo Chávez encontravam-se inseridas em um quadro de fortes laços econômicos.
b-(    )- A exemplo de Hugo Chávez, outros governos sulamericanos,como Evo Morales, Rafael Correa e Michele Bachelet anunciaram que pretendem realizar, brevemente, referendos com o objetivo de tentar estender sua permanência no poder.
c-(     )- No ano de 2008, a Venezuela realizou, em áreas próximas ao seu litoral, manobras navais conjuntas com a marinha da Rússia. Considerando-se que Rússia e Estados Unidos tiveram alguns atritos em períodos recentes, como no caso da invasão da Geórgia por tropas russas, é possível afirmar que as manobras militares estão relacionadas ao “nacionalismo antiamericano” citado pelo jornalista.
d-(    )- As excelentes relações diplomáticas que o governo Chávez sempre manteve com a Colômbia contribuíram de maneira significativa para a intermediação venezuelana no conflito Colômbia-FARC, resultando na libertação de diversos reféns.
e-(    )- Tendo assumido o poder por meio de um golpe, o atual mandatário venezuelano implementou um regime personalista e autoritário, lembrando velhos caudilhos que fizeram história na América Latina, como Getúlio Vargas, no Brasil, e Juan Domingo Perón, na Argentina.

Resposta : letra “c”

COMENTÁRIOS DOS ITENS ERRADOS:
a-Ao longo da margem norte do Rio Orinoco, na Venezuela, numa região conhecida como a Faixa do Orinoco, a empresa estatal de petróleo venezuelana estima que 1,2 trilhão de barris de petróleo pesado estejam a poucos milhares de metros da superfície, porém, os depósitos do Canadá são ainda maiores; os cálculos variam de 1,6 trilhão a 2,5 trilhões de barris de betume (também chamado “areias de petróleo” ou “areias de alcatrão”.
b-Michele Bachelet não tinha a pretensão de estender  a sua permanência no poder
d-Chaves não tem boas relações com a Colômbia
e-Chávez foi eleito presidente em 1998 e posteriormente o respaldo de numerosos referendos e eleições, Chávez logrou a possibilidade de se reeleger, vencendo os pleitos de 2000 e 2006.


4-(FUNDAÇÃO UNIVERSA- 2008)
Governo trocará 10 milhões de geladeiras em 10 anos
O governo federal trocará 10 milhões de geladeiras em 10 anos. O objetivo é acabar com os refrigeradores feitos antes de 2001. Estes usam o CFC — gás com potencial para efeito estufa e que causa dano à camada de ozônio — para refrigeração. Na quarta-feira (4), os ministros do Meio Ambiente,de Minas e Energia, do Desenvolvimento Social, de Desenvolvimento, Indústria e Comércio e da Fazenda apresentaram o projeto ao presidente Lula, que prevê doações e financiamentos de novos refrigeradores.Internet: <http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=43553>. Acesso em 13/2/2009.
-Além da questão da emissão de CFC, aparelhos mais antigos são também maiores consumidores de energia. Considerando essa afirmação, a temática abordada no texto e assuntos a ela relacionados, assinale a alternativa correta.

a-(    )- A iniciativa do governo, mencionada no texto,demonstra a preocupação existente, não só no Brasil,mas em boa parte do mundo, em buscar alternativas energéticas mais eficientes e de menor impacto ambiental. Na prática, entretanto, as atitudes são muito tímidas; não há notícias de outras medidas, seja do governo, seja da sociedade civil, que busquem a redução do dispêndio energético ou outras fontes alternativas ambientalmente mais eficazes.
b-(   )- A adoção do horário de verão em três grandes regiões brasileiras, visando à economia de energia, deriva do fato de que, por ser um país tropical, o Brasil apresenta, no verão, grandes diferenças entre a
duração dos dias e das noites. Sabe-se também que a escolha das regiões que adotam tal medida decorre do fato de serem as mais populosas do país.
c-(    )- O Brasil ocupa uma posição de vanguarda na produção de energia no mundo. A grande disponibilidade de terras férteis torna possível e perfeitamente viável, nos aspectos ambiental e econômico, que o país possa vir a sustentar, em curto espaço de tempo, toda sua frota de veículos e até mesmo o seu parque industrial utilizando apenas biocombustíveis.
d-(    )- A instalação de uma usina nuclear no Nordeste, que vem sendo discutida pelo governo, pode resolver os crônicos problemas de energia que aquela região enfrenta. Entretanto, pode permitir, também, que o Brasil desenvolva um programa nuclear para fins militares, situação passível de ocorrer, já que o país não é signatário do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP).
e-(    )- A Amazônia apresenta elevado potencial energético de origem hidráulica; entretanto, a presença da floresta equatorial e sua gigantesca biodiversidade geram preocupações quanto aos impactos que as construções de usinas hidrelétricas poderão gerar, inclusive relacionadas aos danos causados às populações indígenas locais.

Resposta : letra “e”

COMENTÁRIOS DOS ITENS ERRADOS
a- na verdade existem muitas  medidas, seja do governo, seja da sociedade civil, que busquem a redução do dispêndio energético ou outras fontes alternativas ambientalmente mais eficazes.
b- a escolha das regiões que adotam tal medida não decorre do fato de serem as mais populosas do país, uma vez que o CO e a região Norte, não são tão populosas assim.

c- A grande disponibilidade de terras férteis não torna por si só possível e perfeitamente viável, nos aspectos ambiental e econômico, que o país possa vir a sustentar, em curto espaço de tempo, toda sua frota de veículos, uma vez que muitos destes veículos e até mesmo o seu parque industrial não podem utilizar apenas biocombustíveis.
d-a cosntrução de usinas atômicas no Nordeste não iriam resolver definitivamente  o problema energético da região e por outro lado o Brasil é signatário do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP).


5-(FUNDAÇÃO FUNIVERSA -2008)- Entre o final do mês de janeiro e os primeiros dias do mês de fevereiro últimos, inspetores da FIFA visitaram as 17 cidades brasileiras candidatas a sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014.
            -A cerca desse assunto, assinale a alternativa incorreta.

a-(   )- Os representantes da FIFA analisaram as condições gerais das cidades candidatas a sediar os jogos do Mundial 2014, como estruturas dos estádios, rede hoteleira e condições de trânsito, entre outros aspectos.
b-(    )- Brasília apresentou um projeto que inclui uma ampla reforma do estádio Mané Garrincha, prevendo-se, entre outras medidas, a ampliação da capacidade do estádio; o projeto também contempla a melhoria das condições de transporte público.
c-(     )- O governo federal manifestou desejo de que uma cidade da Amazônia e outra da região do Pantanal Mato-grossense sediassem jogos do Mundial 2014, sob o pretexto de tratar-se de regiões com elevado potencial turístico e que valorizam a imagem do Brasil no exterior.
d-(    )- Entre as cidades nordestinas candidatas a sediar jogos, as mais fortes candidatas são, por uma questão de peso político e capacidade de adaptação, as três maiores metrópoles regionais: Salvador, Recife e João Pessoa.
e-(    )- Entre as 17 cidades candidatas a sediar os jogos,visitadas pelos inspetores da FIFA, todas são capitais de estado, à exceção de Brasília.

Resposta : letra “d”

COMENTÁRIO DO ITEN ERRADO
d- Entre as cidades nordestinas candidatas a sediar jogos, as mais fortes candidatas são, por uma questão de peso político e capacidade de adaptação, as três maiores metrópoles regionais: Salvador, Recife e Fortaleza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...