sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Exercícios de Atualidades Comentados- 01

EXERCÍCIOS DE ATUALIDADES ELABORADOS E COMENTADOS PELO PROFESSOR KLÉBER




1-Podemos dizer que a Globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Por outro lado, em um mundo cada vez mais globalizado, observamos um processo cada vez maior de regionalização. Sobre estes temas e assuntos correlatos, julgue:



1-( )- Não existe uma definição que seja aceita por todos para a globalização, mas é basicamente um processo ainda em curso de integração de economias e mercados nacionais,compreendendo mais do que o fluxo monetário e de mercadoria.

2-( )-a Globalização, seguindo o seu curso natural, irá fortalecer cada vez mais os Estados-Nacionais surgidos há cinco séculos atrás, ou dar-lhes novas formas e funções, fazendo com que novas instituições supranacionais gradativamente os substituam.

3-( )-Os principais blocos regionais ou intercontinentais formais são: Nafta, UE - União Européia, CEI - Comunidade dos Estados Independentes [a ex-URSS], Mercosul e o bloco do Pacífico que envolve o Japão,Oceania e os tigres asiáticos.

4-( )-a Zona de Livre Comércio consiste na elaboração de um mesmo imposto de importação para os produtos provenientes de diversos países, denominada de Tarifa Externa Comum.



Comentários dos itens errados:

2-A globalização não está fortalecendo os Estados-nacionais, uma vez que o neo-liberalismo prega o chamado Estado-Mínimo.

3-o Bloco do Pacífico(Também chamado de Bloco do Iene ou do Japão) não é formalizado pro um tratado ou acordo, sendo apenas uma área de influência do Japão.

4-Uma Zona de Livre Comércio está na primeira etapa de um bloco econômico e não prevê um mesmo imposto de importação para os países membros(TEC-Tarifa ExternaComum), esta situação ocorre a partir da segunda etapa de um bloco, ou seja na União Aduaneira(UA) , no Mercado Comum(MC) e na União Econômica e Monetária(UEM).



2-Na Chamada ECO- 92 ou Rio-92, , ao contrário de Estocolmo-72, a cooperação prevaleceu sobre o conflito,uma vez que a Guerra Fria havia acabado. Neste sentido, ao abrir novos caminhos para o diálogo multilateral, colocando os interesses globais como sua principal preocupação, o significado da Cúpula do Rio foi muito além dos compromissos concretos assumidos, pois mostrou as possibilidades de compreensão em um mundo livre de antagonismo ideológico.Sobre este tema e assuntos correlatos , julgue os itens a seguir como sendo certos ou errados.



1-( )- "Agenda 21" é um programa criado em 1992 e visa agendar 21 atitudes a serem tomadas em âmbito de um desenvolvimento sustentável e ambientalmente racional em todo o planeta.

2-( )- O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês - Intergovernmental Panel on Climate Change) é um órgão composto por delegações de 130 governos para prover avaliações regulares sobre a mudança climática, sendo criado em 1988, da percepção de que a ação humana poderia estar exercendo uma forte influência sobre o clima do planeta e que é necessário acompanhar esse processo.

3-( )- Diante da efetivação do Protocolo de Kyoto, metas de redução de gases foram implantadas, algo em torno de 5,2% entre os anos de 2008 e 2012. Na reunião ocorrida em Kyoto,no Japão, 84 países se dispuseram a aderir ao protocolo e o assinaram.As metas de redução de gases não são homogêneas a todos os países, colocando níveis diferenciados de redução para os 38 países que mais emitem gases, o protocolo prevê ainda a diminuição da emissão de gases dos países que compõe a União Européia em 8%, já os Estados Unidos em 7% e Japão em 6%.

4-( )- O Protocolo de Kyoto, elaborado na eco/92, já foi ratificado por 141 países, dos quais 30 industrializados. A ratificação da Rússia (até aquele momento o protocolo havia sido ratificado por 126 países, que emitiam 44,3% destes gases, sendo que com a Rússia, que produzia 17,4% do total dessas emissões), foi superada a porcentagem requerida para que o tratado entrasse em vigor em todo o mundo, sendo efetivada em 18 de novembro de 2004 oficializada no dia 16 de fevereiro de 2005 pelas Nações Unidas.



Comentários dos itens errados:

1-A Agenda 21 não tem este nome por causa do número de atitudes que deveria tomar, mas sim, pelo fato de elencar atitudes a partir de 1992, no século XX (20), que possam diminuir e melhorar as condições ambientais de nosso planeta no século que estava por vir, ou seja, o século XXI (21).

4-O Protocolo de Kyoto, elaborado em 1997 no Japão.





3-As contradições são visíveis na sociedade latino-americana, e elas podem ser usadas como explicação para muitos dos problemas e desafios que o continente enfrenta neste novo tempo que se abre. O que ocorreu de errado? Quais os pontos que precisam ser melhorados no futuro? São perguntas que não se calam facilmente.

Sobre este tema , julgue os itens a seguir:



1-( )- A Unasul (União das Nações Sul-americanas) que foi criada em 23 de maio de 2008, reúne os doze países da América do Sul e visa aprofundar a integração da região. Os principais objetivos serão a coordenação política, econômica e social da região.

2-( )-a renúncia de Fidel em 2008 põe fim a uma ditadura de várias décadas e abre de vez as portas da economia cubana para o capitalismo.

3-( )- a presença de guerrilhas de esquerda na Colômbia, tais como as FARC’s (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), ELN (Exército de Libertação Nacional) e AUC (Auto defesas Unidas da Colômbia), trazem inúmeros problemas para a região , uma vez que existe um envolvimento das mesmas com narcotraficantes.Neste contexto, o governo de Álvaro Uribe ,vem recebendo ajuda do EUA, através do plano Colômbia.

4-( )- a Venezuela do ditador Hugo Chaves,vem incitando nos últimos anos uma onda de populismo e nacionalismo de direita na América Latina.

5-( )- o Paraguai do direitista Fernando Lugo, vem direcionando para um conflito diplomático com o Brasil, devido a hidrelétrica de Itaipu.

6-( )- a ALBA ( Alternativa Bolivariana para as Américas, criada em 2004 ) é formada pela Venezuela, Cuba, Bolívia, Nicarágua e Dominica, além do interesse de países como Equador e São Vicente e Granadinas de ingressar nesse bloco, e tem como um dos seus objetivos fazer frente a ALCA .

7-( )-o "sim" à nova Constituição venceu o "não", no referendo realizado no dia 25/01/09 , dando a Evo Morales a possibilidade de concorrer a dois mandatos consecutivos;que aqueles que adquirirem uma quantidade de terra maior do que 5000 hectares, podem perder o direito sobre a área excedente; que os recursos naturais passam a ser "propriedade" dos bolivianos e não mais do Estado e que o cultivo da coca será banida do país.

8-( )- A gripe suína é uma doença que tem como conseqüência uma variante do vírus H1N1, que começou a ser disseminada entre humanos e esta causando uma epidemia em nível mundial , tendo o seu foco a partir do México, sendo que o seu contágio ocorre através das vias aéreas, como a gripe comum, com contato diretamente ou indiretamente, por meio das mãos com objetos contaminados, o vírus também se espalha, inclusive pelo próprio ar .

9-( )- Uma nova escalada de tensão entre a Colômbia e a Venezuela começou depois que governo colombiano ter acusado a Venezuela de abrigar, em seu território, guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

10-( )-a América do Sul tem três novos presidentes: no Uruguai José “Pepe” Mujica, é um ex-guerrilheiro da organização Tupamaros, que lutou contra a ditadura militar no país (1973-1985), no Chile entrou o novo governo de esquerda de Sebastian Piñera e na Colômbia assumiu o direitista Juan Manuel Santos.





Comentários dos itens errados:

2-A renúncia de FIDEL não põe fim ao socialismo cubano, que mesmo antes da renúncia já vinha tendo um branda abertura , com a implantação de um “socialismo de mercado”, ou seja, um capitalismo com concessões ao capitalismo. Alguns setores tiveram uma maior flexibilidade, tais como : telefonia celular, eletro domésticos, turismo, remessas de dinheiro vindas do exterior,livre-iniciativa,etc.

3- A AUC não é uma guerrilha de esquerda(socialista), trata-se na verdade de pára-militares de direita, ou mercenários, contratado para defenderem os interesses dos fazendeiros em relação as inserções das FARC´s e do ELN em suas propriedades.

4-Não podemos afirmar categoricamente que Hugo Chaves seja ditador, apesar de o seu governo parece caminhar para esta situação, por outro lado, Chaves não é um nacionalista de direita, tendendo muito mais para uma esquerda radical.

5-Fernando Lugo não é um direitista, uma vez que sua orientação política tende a esquerda.

7-Pelas mudanças na nova Constituição, o cultivo da coca não será banida do país, e a mesma ficou definida como sendo um patrimônio cultural boliviano, uma vez que quando usada para fins medicinais , não poderá ser considerada uma droga.

8- A gripe suína é uma doença que tem como conseqüência uma variante do vírus influenza A(H1N1), que começou a ser disseminada entre humanos e esta causando na verdade uma pandemia, uma vez que se alastra em nível mundial.

9-as Farc´s são guerrilhas de esquerda, de orientação marxista/socialista.

10-Sebastian Pinera é de direita





3-O continente asiático é o maior do mundo, apresentando seis regiões que compõem à Ásia, delimitando as áreas geoeconômicas do continente asiático. Tomando por base este continente e suas particularidades, julgue:



1-( )-além de ser um dos maiores inimigos políticos dos EUA, o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, também não agrada aos EUA,uma vez que é favorável a novos aumentos do preço do barril de petróleo e apóia grupos fundamentalistas islâmicos em Israel, entre eles o Hamas, o Likud e o Hezbolah.

2-( )-apesar de ter um capitalismo de mercado, a China não consegue resolver seus problemas políticos, ambientais,sociais,demográficos e econômicos.

3-( )- Em 1950 o regime comunista da China ordena a invasão da região do Tibet, que é anexada como província. A oposição tibetana é derrotada numa revolta armada em 1959. Como conseqüência, o 14° Dalai Lama, Tenzin Gyatso, líder espiritual e político tibetano, retira-se para o norte da Índia, onde instala em Dharamsala um governo de exílio.

4-( )- A Coréia do Norte do ditador Kim Jong ILL, vem ameaçando realizar mais testes nucleares, caso os Estados Unidos prossigam com o que chamou de "política de intimidação".

5-( )- A China ultrapassou o posto do Japão de segunda maior economia do mundo, segundo o Banco Central chinês ,no entanto, sua renda per capita de US$ 3,800 por ano é apenas uma parte da renda do Japão ou dos Estados Unidos.





Comentários dos itens errados:

1-Ahrmadinejad apóia grupos fundamentalistas islâmicos em Israel, entre eles o Hamas.O Likud é um partido de direita israelense e o Hezbolah é um grupo terrorista libanês.

2- A China é um socialismo de mercado, ou seja, um sistema político socialista que permite a presença do capitalismo em alguns setores da economia, desde a abertura econômica proposta pelo governo de Deng Xiao Ping a partir de 1978.

5-na verdade foi o banco Central chinês que fez o anúncio, por enquanto ainda não é oficial.



4-Existem inúmeros organismos mundiais que buscam estabelecer interrelações entre os Estados , sejam elas políticas, econômicas, militares, sociais etc. Tomando por base estas organizações, julgue os itens a seguir:



1-( )- O Banco Mundial (Bird) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) foram criados em 1944, na Conferência de Bretton Woods, com o duplo objetivo de financiar a reconstrução da Europa depois da devastação da Segunda Guerra Mundial e de evitar a ocorrência no futuro de depressões econômicas do tipo da que assolou o mundo capitalista nos anos trinta

2-( )- O papel central da OMC em um sistema de comércio mundial e na perspectiva de atender aos objetivos dos seus membros, fez da entidade, uma das instituições mais influentes e visíveis do mundo. O objetivo primordial da OMC é fazer com que o comércio possa fluir sem grandes abalos, e de maneira livre, de forma regular e previsível.

3-( )-além do Fórum Econômico Mundial em Davos (Fórum da Globalização) e do Fórum Social Mundial(movimento que contrapõe Davos),outra importante reunião comercial ocorre todos os anos na Rodada Doha (cidade do Qatar que rendeu o nome a este encontro) , que nada mais é do que uma série de negociações em prol da liberalização do comércio mundial.

4-( )-A Opep é um cartel que foi crida em 1960, sendo utilizada com a forma dos países produtores de petróleo de garantir seu lucro, tendo em vista que os países compradores exigiam que os preços diminuíssem. Fazem parte da OPEP quatro países africanos: Angola, Argélia, Líbia e Nigéria; dois sul-americanos, Venezuela e Equador(retornou em 2007); seis do Oriente Médio, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Irã, Iraque, Kuwait e Qatar, sendo que em 2008 a Indonésia saiu da organização.

5-( )- A Organização das Nações Unidas (ONU) é a organização internacional fundada em 1945, juntamente com o Conselho de Segurança e com a Declaração Universal dos Direitos Humanos,tendo como com o objetivo de manter a paz e a segurança internacionais; estabelecer relações cordiais entre as nações do mundo, obedecendo aos princípios da igualdade de direitos e da autodeterminação dos povos; e incentivar a cooperação internacional na resolução de problemas econômicos, sociais, culturais e humanitários.



Comentários dos itens errados:

3-O Fórum Econômico Mundial em Davos (Fórum da Globalização) e o Fórum Social Mundial(movimento que contrapõe Davos) não são reuniões de caráter comerciais, neste caso , os temas comerciais são tratados na Rodada Doha (cidade do Qatar que rendeu o nome a este encontro) , que nada mais é do que uma série de negociações em prol da liberalização do comércio mundial.

5- a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi criada em 1948 ao passo que a ONU e o Conselho de Segurança surgiram em 1945, na Conferência de São Francisco.





5-"A grande mutação na economia mundial e na geopolítica planetária agravou as desigualdades entre a acumulação de riquezas e a disseminação da pobreza. O desenvolvimento assume padrões crescentemente perversos, marginalizando parcelas maiores da população. Em escala mundial, a década de 80 presenciou uma ampliação da fratura econômica entre o Norte e o Sul. Atualmente, os 20% mais ricos da população do planeta repartem entre si 82,7% da riqueza, enquanto os 20% mais pobres dispõem apenas de 1,4%." (Demétrio Magnoli)

- Tomando por base os países do “Norte” e os do “Sul”



1-( )-os países “desenvolvidos”também podem ser chamados de países do ‘Norte” ou centrais , ao passo que os países “subdesenvolvidos podem ser chamados de países do “Sul”ou ainda como periféricos.

2-( )-a atual conjuntura econômica dos EUA vem passando por uma profunda crise que se estendeu do setor imobiliário e foi atingindo a vários outros setores, inclusive chegando a UE , ao extremo Oriente , bem como as economias periféricas e emergentes existentes atualmente.

3-( )- O fato de o crescimento econômico não ter resultado automaticamente em desenvolvimento econômico e redução da desigualdade comprova que, ao contrário do que sugerem as teorias clássicas do comércio, o crescimento econômico não é suficiente para reduzir as desigualdades mundiais.



Comentários dos itens errados:

Todos os itens estão corretos



6-Em suas muitas manifestações, o terrorismo é um dos pesadelos da civilização moderna, por seu componente de irracionalidade, amplitude de suas conseqüências e impossibilidade de prevenção. Sua motivação varia da genuína convicção política à ânsia pessoal de afirmação, mas o resultado é sempre a morte, a mutilação e a destruição.



1-( )-a Europa também é vítima de inúmeros atos de terrorismo, onde podemos destacar as constantes ações de grupos fundamentalistas religiosos, tais como o IRA (Irish Republic Army), o ETA(Euskadi Ta Askatasuna), a Al Qaeda , rebeldes Chechenos e dos ultra-direitistas neo-nazistas.

2-( )- Os progressos tecnológicos e a difusão dos conhecimentos técnicos possibilitam a realização de atos terroristas com o uso de armas químicas, bacteriológicas ou biológicas, que podem disseminar a morte ou a contaminação de doenças em massa nos grandes centros urbanos de qualquer país.

3-( )- o terrorismo de Estado poderá ocorrer quando governos utilizam genocídios, extermínios, prisões , torturas , deportações e até mesmo invasões e ataques a países tidos como inimigos, invocando como sendo razões de Estado, ou de segurança de Estado, voltando-se geralmente contra minorias religiosas, étnicas ou políticas.Neste caso podemos citar como exemplo os atos da Doutrina Bush e os ataques israelenses a Faixa de Gaza.

4-( )- Agindo rapidamente para desfazer algumas das iniciativas de seu antecessor ,Obama ordenou o fechamento da prisão na base de Guantánamo, proibiu a tortura e nomeou os enviados ao Oriente Médio e ao Afeganistão, ordenou também o fechamento das prisões secretas da CIA (inteligência americana) em outros países.



Comentários dos itens errados:

1-A Europa também é vítima de inúmeros atos de terrorismo, onde podemos destacar as constantes ações de grupos fundamentalistas tais como o IRA, o ETA, a Al Qaeda , rebeldes Chechenos e dos ultra-direitistas neo-nazistas. Neste caso, o ETA não é fundamentalista religioso, muito menos os ultra-direitistas neo-nazistas. No caso do IRA é de origem católica e a AL Qaeda e os rebeldes Chechenos são fundamentalistas islâmicos.



7- Quando se fala em energia, a primeira impressão que vem a nossa mente é estarmos falando de energia elétrica ou sobre combustíveis. Nada mais natural, uma vez que todas as nossas atenções estão voltadas para as questões energéticas que o Brasil vem se defrontando nas últimas décadas. Tomando por base o uso da energia em nosso país, julgue:



1-( )- No caso do setor elétrico brasileiro, várias questões contribuíram para a deterioração do quadro de equilíbrio entre a oferta e a demanda por eletricidade, o que resultou na crise de abastecimento em 2001.Tais questões vão desde políticas de desenvolvimento mal elaboradas, como avaliações técnicas equivocadas.

2-( )- vários são os exemplos de energias alternativas que vem através dos tempos ganhando mais adeptos e força no seu desenvolvimento e aplicação, tornando-se uma alternativa viável para a atual situação de racionamento de energia em todo o planeta, sendo exemplos destas fontes de energia o bio-diesel, a energia eólica, os biodigestores, o carvão mineral e o vegetal, o bagaço de cana e o álcool combustível.

3-( )- a energia nuclear em nosso pais apresenta muitos problemas, que vão desde o local impróprio para a construção das usinas , como a falta de um plebiscito para as suas construções.

4-( )-Tornar-se auto-suficiente em petróleo ,significa extrair no país uma quantidade de petróleo igual ou maior do que a consumida em combustíveis e derivados.

5-( )-o pré-sal e uma camada de sal de centenas de metros de largura, sal em pedra, que está soterrada por camadas de sedimentos no fundo do mar, estando a mais de 5 Km de profundidade contado a partir do fundo do mar, que por sua vez esta a mais de mil metros da superfície. Esta camada de sal, chamada de pré-sal, localiza-se no sudeste do Brasil, do Estado de Santa Catarina ao Espírito Santo.





Comentários dos itens errados:

2-O carvão mineral não é um exemplo de biocombustível , uma vez que se trata de um combustível fóssil, como o petróleo e o gás natural.

5-A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo





8-Em 2008 o Brasil entrou pela primeira vez para o grupo de países de "alto desenvolvimento humano" no ranking elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) , ficando na 70ª colocação(IDH de 0,800) , sendo que em 2009, foi reclassificado para a 75ª posição, passando a ter um IDH de 0,813.



A LISTA DA PNUD

1º - Noruega ------------------------- 0,971

2º - Austrália ------------------------ 0,970

3º - Islândia ---------------------------0,969

4º - Canadá ---------------------------0,966

5º - Irlanda ----------------------------0,965

6º - Países Baixos --------------------0,964

7º - Suécia ----------------------------0,963

8º - França ----------------------------0,961

9º - Suíça ------------------------------0,960

10º- Japão -----------------------------0,960

13º- Estados Unidos ---------------0,956

75º- Brasil -----------------------------0,813

Piores do ranking são:

180º Serra Leoa ---------------------0,365

181º Afeganistão--------------------0,352

182º Níger -----------------------------0,340



1-( )-Apesar de ter tido uma pontuação maior, o país caiu algumas posições no ranking e agora ocupa o 75º lugar.

2-( )- O IDH é um índice usado pela ONU para medir o desempenho dos países em três áreas: saúde, educação e padrão de vida. O índice é composto por estatísticas de expectativa de vida, o grau de escolaridade das pessoas (alfabetização adulta, quantidade de alunos na escola e na universidade) e a renda média anual.

3-( )- O IDH é um índice que varia de zero (0) (em países com nenhum desenvolvimento humano) até um (1) (países com desenvolvimento humano total). Países com IDH de zero (0) até 0,499 têm desenvolvimento humano considerado baixo, nesta faixa estão 22 países da África subsaariana, considerados de "baixo desenvolvimento humano".

4-( )- Países com índices entre 0,500 e 0,799 são considerados de médio desenvolvimento humano, ao passo que países com IDH superior a 0,800 têm desenvolvimento humano considerado alto, é o caso do Brasil que a partir do relatório de 2007/2008, obteve um IDH igual a 0,800 ou seja é o último da escala na faixa de países de alto desenvolvimento humano, sendo que hoje nosso IDH é de 0,813..

5-( )-o coeficiente de Gini é um parâmetro internacionalmente usado para medir a concentração de renda, variando de zero a 100, onde zero significaria, hipoteticamente, que todos os indivíduos teriam a mesma renda, e 100 mostraria que apenas um indivíduo teria toda a renda de uma sociedade,ou seja o ideal é caminhar em direção a zero(melhor será a distribuição da renda).



Comentários dos itens errados:

Todos os itens estão corretos





9-A Estrutura fundiária brasileira nasceu sob o signo da grande propriedade, o latifúndio. Alguns séculos depois, o quadro não sofreu grandes alterações.Sobre este tema, julgue:



1-( )-cada vez mais vem se multiplicando os conflitos pela posse da terra, onde organizações sociais como a CONTAG(Confederação Nacional dos trabalhadores na Agricultura-1963), o MST(Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-1984), o MLST(Movimento de Libertação dos Sem Terra-1997), a FETRAF-BRASIL/CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil-2004), CPT(Comissão Pastoral da Terra-1975) e a UDR( União Democrática Ruralista-1985), lutam desesperadamente para poderem ter acesso a uma reforma agrária justa e ligeira.

2-( )-um dos maiores problemas no setor agropecuário no Brasil , diz respeito ao avanço do agronegócio nos biomas naturais e os seus possíveis impactos ambientais.

3-( )-a atual crise mundial de alimentos está sendo provocada por países como o Brasil e os EUA que priorizaram a produção de insumos energéticos em detrimento da produção de comida.





Comentários dos itens errados:

1-A UDR( União Democrática Ruralista-1985), NÃO luta desesperadamente para poderem ter acesso a uma reforma agrária justa e ligeira, uma vez que é uma organização criada pelos fazendeiros, e como tal, não querem a reforma agrária.

3-O Brasil não é culpado pela atual crise mundial de alimentos , porém, devido ao uso de milho na produção de etano, os EUA poderiam ser responsabilizados por contribuírem para tal fenômeno de priorizar a produção de insumos energéticos em detrimento da produção de comida.



10-Existem muitos assuntos polêmicos que chamam a atenção da opinião pública nacional e nos convidam para um amplo debate. Sobre estes temas e assuntos correlatos, julgue:



1-( )- Atualmente, existem dois cenários bem definidos com relação a transposição do Rio São Francisco: O primeiro é o cenário do imediatismo, caracterizado pela ânsia de fazer chegar água, a todo custo, nas torneiras da população (pensamento muito comum na classe política), sem haver, no entanto, a preocupação com as conseqüências impostas ao ambiente ao se adotar essa alternativa e o segundo é o cenário da ponderação, caracterizado por preocupações constantes (principalmente na classe técnica) com relação às limitações das fontes hídricas na condução do processo transpositório.

2-( )-a proteção do bioma Amazônico deve ser efetuado tanto no contexto ambiental como geopolítico.Nesse sentido, o governo brasileiro vem investindo em vários projetos na região, onde podemos destacar: SIPAM( Sistema de Proteção da Amazônia),SIVAM( Sistema de Vigilância da Amazônia) ; Projeto Calha Norte,Plano Cobra, a criação da Guarda Nacional Ambiental e o Corpo de Guarda-Parques.

3-( )- O Brasil está entre os 53 países que ainda não atingiram e não estão perto de atingir os objetivos de Educação para Todos até 2015, prazo acordado na Conferência Mundial de Educação em Dacar, Senegal, em 2000, que reuniu 164 países



Comentários dos itens errados:

Todos os itens estão corretos





11-A dinamicidade dos fatos é cada vez mais rápida e isto se deve a muitos fatores, mas a globalização é sem dúvida um destes principais elementos catalisadores deste processo.Tomando por base esta extraordinária velocidade das mudanças vividas no Brasil e no mundo atual, julgue:



1-( )-a Lei Seca que está em vigor em nosso país, é uma resposta do governo as constantes transgressões do código de trânsito brasileiro, no que se refere a condução de veículos e a ingestão de bebidas alcoólicas.

2-( )-A ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do Português como idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros. Neste sentido, Brasil, Portugal e os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste tiveram a ortografia unificada.

3-( )- Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a gripe suína é causada pelo vírus influenza A (H1N1) que desde tempos remotos já havia circulado antes entre seres humanos

4-( )- As possibilidades de crescimento da economia mundial para as próximas décadas são vistas como residindo principalmente em alguns poucos países “do Sul”, menos desenvolvidos, os chamados países do BRICS( Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul ), além do México.

5-( )-vários são os entraves a produção de bio-combustíveis em nosso país, entre eles podemos dar destaque: degradação do solo, uso predatório dos recursos hídricos, destruição da biodiversidade local, competição com a produção de alimentos e problemas sociais ligados a estrutura fundiária brasileira e as relações trabalhistas no campo.



Comentários dos itens errados:

3-Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a gripe suína é causada pelo vírus influenza A (H1N1) que na verdade surgiu a pouco tempo no México e nos EUA. A doença --que surgiu primeiro no México e nos Estados Unidos-- se espalhou rapidamente pelo território argentino. Por conta disso, autoridades de saúde tiveram de fechar escolas e pedir à população para que evitassem lugares lotados, como forma de conter o vírus.





12-Com o crescimento acelerado dessas grandes cidades e com os processo de conurbação que nelas frequentemente ocorrem, certos problemas urbanos - como os transportes, saúde,educação,água, esgotos, uso do solo, etc. - não devem ser tratados isoladamente em cada cidade vizinha, mas em conjunto. Sobre este tema e suas repercussões, julgue:



1-( )-o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) procura articular políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública, tendo como seus principais eixos a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência.

2-( )- Recente pesquisa do IBGE mostra um queda no índice de analfabetismo em nosso país nos últimos dez anos (1992 a 2002). Em 1992, o número de analfabetos correspondia a 16,4% da população. Esse índice caiu para 10,9% em 2002, ou seja, estamos vivenciando um grande avanço, embora ainda haja muito a ser feito para a erradicação do analfabetismo no Brasil, apesar de que o analfabetismo funcional está superado em nosso país.

3-( )- A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aprovada em 1996, trouxe um grande avanço no sistema de educação de nosso país. Esta lei visa tornar a escola um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão. A escola ganhou vida e mais significado para os estudantes.

4-( )- Ações afirmativas significam a implementação ou incremento de políticas de discriminação positiva, tendo por objetivo central revisitar o conteúdo sociológico e jurídico, vislumbrando colocá-lo num patamar de aplicabilidade real. Ação afirmativa é um gênero da qual a política de cotas faz parte.

5-( )-As doenças dos aparelho circulatório(ACV e AVC) faz parte do grupo que mais mata em nosso país. Podemos citar como exemplos: derrame, hipertensão e infarto. São doenças que se desenvolvem no corpo humano em função de componentes genéticos associados ao estilo de vida e hábitos de alimentação, fumo, a bebida alcoólica, estão como causas principais destes tipos de doenças.

6-( )- O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde da maioria da população brasileira.



Comentários dos itens errados:

2-O analfabetismo funcional não está superado em nosso país. O Analfabetismo Funcional constitui um problema silencioso e perverso que afeta as empresas. Não se trata de pessoas que nunca foram à escola. Elas sabem ler, escrever e contar; chegam a ocupar cargos administrativos, mas não conseguem compreender a palavra escrita,bons livros, artigos e crônicas,etc. Apenas 25% dos brasileiros acima dos 15 anos têm domínio pleno das habilidades de leitura e de escrita, segundo pesquisa feita pelo Ibope. De acordo com o levantamento, 38% dos brasileiros podem ser considerados analfabetos funcionais --não conseguem utilizar a leitura e a escrita na vida cotidiana. Desses, 8% são absolutamente analfabetos, e 30% têm um nível de habilidade muito baixo --conseguem apenas identificar uma informação simples em um só enunciado, como um anúncio.Outros 37% têm um patamar básico --são capazes de localizar uma informação em textos curtos, como uma carta ou uma notícia.







13-No atual momento vivido pela terceira revolução industrial, que ficou conhecida como Técno-científica-informacional e com as rapidez das mudanças em um mundo cada vez mais globalizado, podemos observar que no entanto, tanto as mudanças quanto a rapidez com que elas ocorrem são, na maioria dos casos, previsíveis e até esperadas. É raro ocorrer uma mudança real, concreta, de alto impacto, que seja uma grande surpresa. Sobre estas constantes mudanças e seus impactos, julgue:



1-( )- atualmente a África vem sofrendo de um grande processo de migrações tanto para dentro como para fora do próprio continente. Este grande número de pessoas que vai se aventurar em outros continentes é formado por contingentes de africanos que buscam fora de seus países de origem, trabalho, educação e uma maior segurança.

2-( )- A agência internacional de classificação de risco Fitch atribuiu no dia 22 de setembro de 2009 o grau de investimento à economia brasileira, que na prática, é uma recomendação para que os investidores coloquem mais recursos no país.A Fitch era a última agência internacional que faltava dar tal reconhecimento ao país, uma vez que as agências Standard & Poor's e Moodys já haviam atribuído a nota ao Brasil no ano passado.

3-( )- O Tratado de Lisboa (também denominado Tratado Reformador) é o acordo ratificado pelos 27 Estados-membros da UE, assinado em Lisboa, em 2007, e que substitui a atual Constituição Européia,conferindo ao Bloco personalidade Jurídica; um papel reforçado para o Parlamento Europeu, uma maior participação dos parlamentos nacionais , entre outros benefícios.

4-( )-na reunião de setembro de 2009 do G-20, ficou definido um novo compromisso para estes 20 países em mudar a representação no FMI para que os países emergentes tenham mais voz na instituição, ou seja, o Grupo dos 20 países mais influentes da economia mundial concordou em mudar os direitos de votação no FMI, ou cotas, dos mercados emergentes e países em desenvolvimento em pelo menos 5%, dos países com excesso de representação para os sub-representados.

5-( )-a poucos dias da conferência que em Copenhagen( dez/2009), o Brasil anunciou oficialmente o corte entre 36,1% e 38,9% no dióxido de carbono emitido pelo país até 2020. Nesta mesma linha , a China anunciou que se comprometerá a reduzir entre 40% e 45% de suas emissões de CO2 até 2020 e para surpresa geral os Estados Unidos apresentarão a meta de diminuição de 17% dos gases-estufa no mesmo período.

6-( )- A COP-15, 15ª Conferência das Partes, realizada pela UNFCCC – Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, de 7 a 18 de dezembro de 2009, em Copenhague (Dinamarca), foi encerrada com uma carta de intenções de conteúdo meramente político e com acordos vagos e mínimos, sem poder de lei internacional.

7-( )- A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU) revelou que o Irã está construindo uma segunda usina de enriquecimento de urânio (Qom),além da usina de Natanz ,o que deve agravar os temores ocidentais de que o país deseja desenvolver uma bomba nuclear.



Comentários dos itens errados:

2-Na verdade foi a última agência internacional que faltava dar tal reconhecimento ao país, uma vez que as agências Standard & Poor's e a Fitch já haviam atribuído a nota ao Brasil no ano passado.

4- o G 20 não é formado por 20 países, uma vez que os países da União Européia que não estão no G7, formam um bloco que se soma aos demais países emergentes .



14-Nos últimos tempos, a velocidade das mudanças em todo mundo teve um impacto dramático sobre a natureza, as relações econômicas , humanas e as questões políticas e sociais. Sobre este tema e assuntos correlatos, julgue:



1-( )- O Brasil está perdendo espaço para produtos da China dentro do Mercosul, apesar de suas exportações continuarem em alta no bloco.

2-( )- O Brasil já é o quinto maior mercado do mundo para celulares e internet, somando, no final de 2008, 150,6 milhões de celulares, sendo que a liderança nesse ranking, em números absolutos, pertence à China(641 milhões de celulares ) e à Índia( 346 milhões), Estados Unidos(270 milhões) e a Rússia( 187 milhões).Para cada 100 brasileiros existem 86,6 celulares.

3-( )-a população brasileira é atualmente bastante urbanizada , sendo que aproximadamente 86% de sua população ,encontra-se bem distribuída pelas cidades do país e o seu crescimento acelerado vem gerando novos problemas em nossas cidades, ligados a infra estrutura, saneamento básico, transportes, violência e até mesmo problemas ambientais.





Comentário do iten errado:

3-a população do Brasil é mal distribuída no território, concentrando-se a maior parte na faixa litorânea.





15-A atual conjuntura política brasileira oferece subsídios importantes que sugerem algumas indagações acerca dos processos de mudança social no país. Os noticiários da mídia têm ressaltado e/ou indicado com muita freqüência que o Brasil está vivendo à beira do caos social em vista das ações dos movimentos sociais organizados que tentam adentrar a esfera política e publicizar suas demandas.Sobre o atual momento vivido pelo Brasil, julgue:



1-( )- Segundo as estimativas, em 2009 o Brasil tem aproximadamente 193 milhões de habitantes espalhados pelos seus 27 Estados federação e 5.565 municípios.

2-( )- de acordo com o IBGE, São Paulo se destaca como a unidade da federação mais povoada, com 41,4 milhões de habitantes, seguida por Minas Gerais (20 milhões) e Rio de Janeiro (16 milhões). Nestas três unidades da federação da Região Sudeste concentram-se cerca de 40,4% da população brasileira.

3-( )- Excluindo-se as capitais, os municípios brasileiros mais populosos são Guarulhos (1,3 milhão), Campinas (1,1 milhão) e São Gonçalo (992 mil habitantes), que estão nas três primeiras posições desde de 2000. Borá (SP) continua sendo o município com a menor população do País, estimada em 837 habitantes, 42 a mais que em 2000.

4-( )- O “Risco Brasil” e o “Custo Brasil” são medidas hipotéticas de análise do Brasil, relacionadas, respectivamente, com o investimento financeiro e com o investimento produtivo, em comparação com o resto do mundo. Em outras palavras, medidas comparativas do Brasil em relação a outros países para facilitar a decisão do investidor de trazer recursos para investir em ações ou títulos brasileiros ou na produção dentro do nosso País



Comentários dos itens errados:

1-o Brasil possui 26 Estados e 1 Distrito Federal, totalizando 27 unidades federadas.

2-o termo correto é populoso, que consiste no número total de habitantes de um determinado local (população absoluta), ao passo que o termo povoado se refere ao número de habitantes por quilômetro quadrado ( população relativa)





16-Argentina e Venezuela, consideradas como as nações latino-americanas com modelos de sistemas bipartidários consolidados, entraram nos últimos anos em períodos de instabilidade democrática.Para piorar a situação, a instabilidade também anda tomando conta de outros países da América Latina. Sobre este tema e assuntos correlatos, julgue:



1-( )-vem aumentando as tensões entre Colômbia e Venezuela, desde que o governo de Uribe anunciou um acordo militar com os Estados Unidos que permitirá a militares americanos acesso a sete bases militares em território colombiano e posteriormente bombardeou duas pontes venezuelanas que faziam a ligação entre os dois países, em novembro de 2009.

2-( )- A decisão do presidente venezuelano, Hugo Chávez, de estabelecer um câmbio duplo para a moeda nacional, o bolívar forte, e desvalorizá-la em 50% em relação ao dólar, consiste em uma estratégia economicamente arriscada, mas que pode se converter em uma vantagem política importante em um ano eleitoral, como 2010.

3-( )-o novo presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, é um ex-guerrilheiro da organização Tupamaros, que lutou contra a ditadura militar no país (1973-1985), ao passo que o presidente chileno que substituiu Michelle Bachelet é de Direita.

4-( )- A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, advertiu os países da América Latina no final de 2009 a não se aproximarem demais do Irã, classificando tal atitude como uma “péssima ideia” que pode ter sérias consequências.



Comentário do iten errado:

1-na verdade quem bombardeou as duas pontes na fronteira com os dois países foi a Venezuela, alegando que eram passagens ilegais utilizadas por narcotraficantes e contrabandistas.





17-No início do século XX, na década de 1960,o cientista James Lovelock lançou sua teoria de que o nosso planeta se comportaria como um organismo vivo e inteligente - sendo capaz de superar situações de desequilíbrio ameaçadoras à vida e criar novas condições de equilíbrio mesmo que isso exigisse grandes adaptações das espécies existentes. Esses mecanismos reguladores receberam o nome de Gaia.

Em 1979 James Lovelock publicou algumas de suas idéias no livro "Gaia: A New Look at Life on Earth" no qual foi postulada de maneira mais definitiva a Hipótese Gaia. Tomando por base este tema e assuntos correlatos, julgue:



1-( )- Pesquisa da organização não governamental Contas Abertas apontou que o Brasil gastou 10 vezes mais com reparos causados por desastres naturais do que com a prevenção. No ano passado, o governo federal teve custos de R$ 1,3 bilhão com o programa Resposta aos Desastres e Reconstrução e apenas R$ 138 milhões com o de Prevenção e Preparação para Desastres.

2-( )- A tragédia que deixou dezenas de mortos na cidade de Angra dos Reis, no litoral fluminense neste início de ano, foi provocado por um deslizamento de terra, causado, principalmente, pelo excesso de chuvas na região, que encharcou a terra na encosta da ilha, chegando à formação rochosa, o que provocou o descolamento entre a terra e a rocha. A partir daí, a terra descolada da rocha começa a despencar em grande quantidade.Portanto, a presença do homem na encosta onde ocorreu a tragédia,não tem nada a ver com o incidente.

3-( )- Os europeus e norte americanos enfrentaram no final do ano passado e início de 2010 severas quedas de temperatura e fortíssimas nevascas que deixou milhares de casas sem energia elétrica ,provocando o caos no trânsito e nos aeroportos. Por outro lado, em nosso país as chuvas seguem avassaladoras , principalmente no sul e sudeste do Brasil, provocando grandes estragos e perdas humanas. Toda esta fúria da natureza pode ser uma resposta do planeta aos constantes maus tratos feitos pelo homem.

4-( )- Depois dos climatologistas terem mostrado que a humanidade é responsável pelo aumento na temperatura e no nível do mar, agora eles sugerem que há, sim, uma parcela de culpa humana na mudança dos padrões de chuva.

5-( )- O fenômeno climático El Niño durará até o começo de junho de 2010 e terá um forte impacto sobre os padrões de clima mundial. Previsão de seca na Indonésia e Austrália e, ao mesmo tempo, enchentes no Equador e na Bolívia. No Brasil, as chuvas continuam nas regiões Sul e Sudeste

6-( )- As mais graves enchentes em 80 anos no Afeganistão já afetam cerca de 12 milhões de pessoas e agora a preocupação é com as possíveis epidemias de diarreia e cólera nas partes mais devastadas, muito comuns após este tipo de fenômeno



Comentários dos itens errados:

2- a presença do homem no local também contribuiu para o episódio, uma vez que suas construções alteram o equilíbrio natural da região e pode acelerar o processo de erosão da encosta.

6-na verdade as enchentes ocorreram no Paquistão.



18-Indústria cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais, jornais, rádios, revistas e outras formas de descontração, baseadas na cultura, visando o lucro. Sua origem se deu através da sociedade capitalista que transformou a cultura num produto comercializado.

Tomando por base a indústria cultural e suas ramificações, julgue:



1-( )- um dos principais veículo ligados a indústria cultural é a televisão, que ensina e forma indivíduos cada vez mais cedo. Nela podem-se observar diferentes temas e culturas expostas a qualquer horário e idade. Os conteúdos nela existentes possuem mensagens subliminares que conseguem escapar da consciência, o que tende a provocar alienação.

2-( )- Com orçamento de aproximadamente R$ 12 milhões, "Lula, o Filho do Brasil" é o filme mais caro da história do cinema brasileiro e foi dirigido pelo cineasta Fábio Barreto e estrelado por Rui Ricardo Diaz, Glória Pires, Cléo Pires, Juliana Baroni e Milhem Cortaz, teve brilhante participação na mostra competitiva do 42º Festival de Cinema de Brasília, apesar de não ter ganho o festival.

3-( )- Morreu o Prêmio Nobel da Literatura de 1998, José Saramago aos 87 anos, que teve o seu primeiro livro publicado em 1947, "Terra do Pecado", e outros interessantíssimos livros que vieram mais tarde, tais como "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" (1991) seria o romance mais polêmica do autor e o livro "Ensaio sobre a Cegueira" que foi adaptado para o cinema em 2008 pelo realizador brasileiro Fernando Meirelles.





Comentários dos itens errados:

2- o filme “Lula, o filho do Brasil”, foi exibido no 42º Festival de Cinema de Brasília e arrancou aplausos de políticos e correligionários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de artistas e cinéfilos que prestigiaram a abertura do evento, porém, o filme não participou da Mostra Competitiva do festival.





19-Neste início de 2010 o Brasil e o mundo vem sendo sacudida por inúmeras notícias que nos chamam atenção e em alguns casos inspiram cuidados. Sobre este início do ano de 2010 e seus principais fatos, julgue:



1-( c )- A polêmica sobre homossexuais nas Forças Armadas não é exclusividade brasileira. Nos EUA , o tema está em discussão no governo, que já estuda a possível anulação de lei que proíbe gays nas Forças Armadas. O anúncio foi feito pelo secretário de Defesa, Robert Gates, ao Congresso, sendo que a Política do 'Don't ask, don't tell' já expulsou 13 mil homossexuais das tropas.

2-( )- O presidente norte-americano, Barack Obama, não recebeu o Dalai Lama durante a visita que o líder espiritual tibetano fez a capital dos EUA, cedendo aos protestos de Pequin.

3-( )- Os Estados Unidos pretendem vender a Taiwan mísseis Patriot, além de navios detectores de minas submarinas e helicópteros Black Hawk, porém, o governo Chinês ameaçou impor sanções a empresas norte-americanas que vendem armas a Taiwan, e o governo do país aumentou a polêmica sobre uma crise que pode abrir mais rachaduras na já estremecida relação entre os dois países

4-( )- O presidente interino de Honduras, Manuel Zelaya, sua família e seus colaboradores deixaram no dia 27 de janeiro de 2010, o prédio da Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, onde estavam abrigados desde 21 de setembro do ano passado e tomou um avião rumo à República Dominicana, na qualidade de convidados do presidente Leonel Fernandez.

5-( )- Na véspera de Natal de 2009, cerca de 300 surinameses atacaram um grupo de mais de 100 pessoas das comunidades brasileira e chinesa no bairro Papatam, em Albina, no Suriname, fronteira com a Guiana Francesa.

6-( )- Mais de 300 mil pessoas morreram como consequência do terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter, que devastou o Haiti em 12 de janeiro,acabou por matar vários brasileiros, inclusive a médica Zilda Arns,uma das criadoras da Pastoral da Criança.

7-( )-no dia 27 de fevereiro de 2010, o Chile foi sacudido por um violento terremoto de 8,8 graus de intensidade na escala Richter, que acabou por provocar um imenso tsunami que atingiu várias áreas do litoral chileno.

8-( )-neste início de abril de 2010 ocorreu o maior temporal no Rio de Janeiro nos últimos 44 anos, causando deslizamentos, destruição , colapso na infra-estrutura , nos transportes , deixando muitas pessoas mortas e desabrigadas , como podemos observar no morro do Bumba, em Niterói.





Comentários dos itens errados:

2- na verdade Obama desobedeceu as chantagens da China e recebeu o Dalai Lama.

4- Manuel Zelaya não era interino, na verdade ele foi deposto do poder.

7-Magnitude é diferente de intensidade.Pode não parecer mas são duas medidas distintas, apesar de ambas serem classificadoras de sismos. A Intensidade, utilizada na Escala de Mercalli ( varia de I a XII), serve para uma classificação apenas qualitativa de um sismo. A Magnitude classifica o sismo de uma forma quantitativa, medindo a energia libertada durante um sismo, sendo logarítmica.





20-É sempre bom fazermos um balanço do ano que se passou e ficarmos atentos aos fatos que estão em evidência neste início de 2010, para podermos fazer previsões mais seguras para o restante do ano. Sobre os principais fatos de 2009 e deste início de 2010, julgue:



1-( )- Goiânia(10ª), Belo Horizonte(13ª), Fortaleza(13ª),Brasília(16ª) e Curitiba(17ª), são as cidades mais desiguais do Brasil, sendo que as cidades pior classificadas estão na África do Sul(RSA)que lideram a lista das piores desigualdades: Buffalo City, Johannesburgo e Ekurhuleni, segundo relatório da ONU.

2-( )- De acordo com o relatório, 227 milhões de pessoas em todo o mundo deixaram as favelas na última década. O documento afirma que o Brasil conseguiu reduzir sua população favelizada em 16% desde 2000. Cerca de 10,4 milhões de pessoas melhoraram as condições de vida nesses 10 anos.

3-( )- Na comparação entre países,tomando por base o Coeficiente Gini, o Brasil é classificado como um país de “desigualdade muito alta”, com um índice Gini médio de 0,58. Dentro de uma pesquisa com países da África, Ásia, América Latina e Leste Europeu, o Brasil só fica atrás de África do Sul (0,76), Zâmbia (0,66), Namíbia (0,63), Zimbábue (0,60) e Colômbia (0,59).

4-( )- o governo do novo prêmio Nobel da Paz Barack Obama, terá de enfrentar inúmeros desafios, onde podemos destacar: a crise imobiliária, um sistema de saúde falido, a dependência energética, a ameaça do aquecimento global, as promessas de acabar com a guerra do Iraque e, derrotar a rede terrorista Al Qaeda e a milícia Talibã no Afeganistão, o programa nuclear iraquiano do presidente Ahmadinejad e a delicadíssima questão palestina.

5-( )-O Mensalão de Brasília veio a tona no final de 2009 a partir das investigações da Polícia Civil do DF e o Ministério Público, que suspeitavam que o governo de Brasília pagava mesada em troca de apoio político e investiga se empresários ofereciam propina para manter relação com o governo. A partir do inquérito, constatou-se que o dinheiro era transferido por pelo menos cinco empresas.

6-( )-O ex-secretário Durval Barbosa, em depoimento no escândalo do Mensalão em Brasília, disse que ordenado pelo governado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (que já saiu do DEM e do governo do DF) ,teria supostamente pago entre 30 e 50 mil reais para deputados distritais em troca de apoio político para o ex-governador.

7-( )-O apagão ocorrido em 10 de novembro de 2009, foi o maior da história do Brasil, onde dezoito estados e 88 milhões de pessoas ficaram sem luz.Segundo informações oficiais não houve problema de geração de energia e sim um problema de avaria, um raio ou tempestade,decorrentes de um vendaval.

8-( )- a escolha de nosso país para sediar as olimpíadas de 2016, em um anúncio feito em Copenhague, oportunizou ao Rio de Janeiro a realização dos jogos , onde estima-se a presença de cerca de 15.000 atletas e 1 milhão de turistas, e para isso serão investidos 23 bilhões de reais.

9-( )- 2009 vai ficar marcado pela morte do astro pop, Michael Jackson, aos 50 anos. Ele era um artista completo, que encantava e promovia admiração das pessoas pelos seus sucessos, sua sensibilidade e sua incrível habilidade. Sua precoce morte foi na verdade um homicídio doloso em decorrência da negligência de seu médico particular.

10-( )- E o campeão do ano no Cinema Nacional, batendo recorde de arrecadação em bilheteria, foi para “Se Eu Fosse Você 2″. A continuação, também dirigida por Daniel Filho, arrecadou mais de R$ 39 milhões nas bilheteria, onde quase 5 milhões de pessoas assistiram ao longa no cinema.





Comentários dos itens errados:

4-o governo Obama conseguiu uma brilhante vitória na questão da saúde pública e a problemática com Ahmadinejad é realmente um problema, porém, o mesmo não é iraquiano, e sim, iraniano.

5-O Mensalão de Brasília veio a tona no final de 2009 a partir das investigações da Polícia Federal e do Ministério Público.

9-a morte de Michael Jacson foi um homicídio culposo. A culpa é a não observância do dever objetivo de cuidado. O agente, ao agir de forma imprudente, negligente ou imperita, provoca um resultado não querido, mas previsível. Assim, o homicídio culposo é aquele em que o agente não possui intenção de matar o ofendido, sendo o resultado uma conseqüência da atuação descuidada do primeiro. O grande exemplo de homicídio culposo são os homicídios de trânsito.por outro lado, o dolo é a consciência e vontade de praticar a conduta definida como crime pela lei. Assim, tem-se o homicídio doloso quando o agente deseja matar o ofendido, e direciona sua vontade para tanto.







21-Leia a frase a seguir:



“O que é, exatamente por ser tal como é, não vai ficar tal como está” ( Bertold Brecht )



-Quase todas as pessoas sabem que o processo de mudança que o mundo vem passando é inevitável, mas muitos ainda lutam contra ela. É incrível como tem gente que faz de tudo para fugir da mudança. A maior delas ocorre na nossa própria vida. Segundo Lewis Platt: “A boa notícia é que a mudança sempre traz oportunidades. Sempre há muitas oportunidades para compensar as ameaças".

-Tomando por base este tema e as constantes mudanças que vem ocorrendo em nosso mundo, julgue:



1-( )- a violência no Cáucaso prossegue neste início de 2010 , onde no dia 29 de março, dois homens-bomba atacaram estações do metrô de Moscou durante o horário de pico. Rebeldes chechenos assumiram a autoria pelo duplo atentado suicida no metrô moscovita, que deixou vários mortos, e prometeram realizar novos ataques em cidades russas.

2-( )- O papa Bento XVI afirma em carta pastoral enviada aos católicos da Irlanda que os bispos daquele país cometeram “graves erros de julgamento” no que diz respeito a casos de abuso sexual cometidos por religiosos e pediu ação decisiva, honestidade e transparência. O pontífice pediu perdão às vítimas e anunciou uma investigação formal das dioceses e seminários envolvidos em escândalos sexuais, sendo que o Vaticano tem sido obrigado a lidar com uma série de acusações não só na Irlanda, mas também em outros países como a Alemanha, Áustria e Holanda.

3-( )- A Câmara dos representantes norte-americana adotou no domingo (21 de março) um projeto de lei sobre a reforma da Saúde. Os representantes adotaram o texto, a versão aprovada pelo Senado a 24 de Dezembro, com uma maioria de 219 votos contra 212, ou seja mais três do que os 216 necessários. Com isto o presidente Obama conseguiu uma importante vitória política, ao ver a histórica reforma do sistema de saúde aprovada.

4-( )- Aviões israelenses realizaram pelo menos 13 ataques contra Jerusalém Oriental e a Faixa de Gaza , entre os dias 1 e 2 de abril de 2010, piorando ainda vez mais a situação entre militantes do Hamas e o governo do primeiro ministro Benjamim Netanyahu.

5-( )- Há poucas semanas, o anúncio da construção de 1,6 mil residências no território de Jerusalém Oriental – ocorrida durante visita do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, a Israel (9/3/2010)– provocou tensões entre os dois países. Porém, as desavenças não terminaram por aí, uma vez que os israelenses voltaram a anunciar a construção de residências na região – desta vez, um dia após um encontro entre o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente Barack Obama, em Washington.

6-( )- Finalmente, depois de queimar milhões de dólares, o acelerador de partículas conseguiu produzir a tão esperada e temida colisão de dois feixes de prótons, criando uma explosão que os cientistas já estão chamando de um "Big Bang em miniatura". O feito deixou o pessoal do CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear) emocionado.

7-( )- A aprovação pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal da emenda Ibsen muda as regras de distribuição dos royalties do petróleo colocou o governo federal, Estados e municípios diante de uma polêmica envolvendo disputas políticas e interesses regionais.

8-( )- No caso do petróleo, os royalties são cobrados das concessionárias que exploram a matéria-prima, de acordo com sua quantidade, e o valor arrecadado fica com o poder público. De acordo com a legislação brasileira, Estados e municípios produtores - além da União - têm direito à maioria absoluta dos royalties do petróleo. A divisão atual é de 40% para a União, 22,5% para Estados e 30% para os municípios produtores. Os 7,5% restantes são distribuídos para todos os municípios e Estados da federação.

9-( )--Os problemas da Grécia estão longe do fim, mas os europeus já enxergam uma saída: o FMI. Por outro lado pela Fitch , ou seja, o país pode ser o próximo a entrar em crise. Toda esta situação trás alguns problemas ao euro, mas não o enfraquece ao ponto de gerar um crise mundial. Não é uma crise do euro, é uma crise da Grécia.

10-( )-os Maias, que tinham um calendário mais preciso, mais complexo e muito mais holístico que o nosso, e previram vários acontecimentos que entretanto se passaram.Este calendário Maia prevê que algo de muito grave se passará no solstício de Inverno para o hemisfério norte, 21 de Dezembro de 2012 e que o mundo tal como o conhecemos desaparecerá, ou seja, que o mundo acabará.

11-( )-os ataques a flotilha humanitária realizados pelo exército de Israel a soldados que levavam ajuda humanitária a Faixa de Gaza foi um dos atos mais arbitrários do governo de Benjamin Netanyahu, deixando um saldo de 10 mortos.



Comentários dos itens errados:

1- a violência no Cáucaso prossegue neste início de 2010 , onde no dia 29 de março, duas mulheres-bomba atacaram estações do metrô de Moscou durante o horário de pico

5-Aviões israelenses realizaram pelo menos 13 ataques na Faixa de Gaza.

7- A aprovação da emenda Ibsen só passou até agora pela Câmara dos Deputados

10-na verdade as profecias maias não falam no fim do mundo. O seu calendário prevê o fim de um ciclo e que simplesmente quer dizer que um grande acontecimento transformará o mundo.





22-Este início de segundo semestre de 2010 está repleto de fatos marcantes que estão relacionados ao Brasil e ao mundo, no que diz respeito a economia, meio ambiente, política e sociedade. Sobre este tema, julgue:



1-( )- O governo brasileiro abriu as negociações para ofertar asilo para a iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, 43 anos, que foi condenada à morte por apedrejamento por adultério, uma acusação que ela nega, em um caso que provocou condenação internacional.

2-( )- A mortalidade em Moscou duplicou nos últimos dias do mês de agosto/2010, devido à onda de calor e à fumaça dos incêndios florestais na região , ao passo que as fortes chuvas no Paquistão deixaram mais desabrigados do que no tsunami de 2004 no sudeste asiático.

3-( )- o Banco do Brasil, o Bradesco e o Banco Espírito Santo(Portugal),estão se unindo na formação de uma cartel para aumentar a atuação conjunta das três instituições na África e que quer mais atuação dos bancos brasileiros no exterior.

4-( )- Há 100 anos nascia Adoniran Barbosa, o sambista dos excluídos. João Rubinato (1910-1982) criou o tragicômico Adoniran Barbosa quando era radialista, e a alcunha acabou por batizar o tragicômico sambista que ele se tornou anos mais tarde. Ainda que atacado pelos xenófobos do samba carioca como um "autor menor", o sotaque e os erros de português que imprimiu ao cancioneiro nacional foram invenções geniais. Em vida, gravou apenas três álbuns, repletos de clássicos como "Tiro ao Álvaro", "Trem das Onze" e "Samba do Arnesto".

5-( )- Apesar de o novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, assumir a presidência prometendo dar continuidade à política anticrime e lutar contra o déficit público e o desemprego,a população do país sabe que o novo governo começa com os olhos voltados ao exterior, tendo como uma de suas prioridades reconstruir as relações de Bogotá com os vizinhos Venezuela e Equador



Comentário do iten errado:

3-o Banco do Brasil, o Bradesco e o Banco Espírito Santo(Portugal),estão se unindo na formação de uma holding e não de um cartel.

Um comentário:

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...