quarta-feira, 16 de outubro de 2013

DICAS SOBRE DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL

DEZ DICAS DE ATUALIDADES – KLÉBER CAVERNA

DICA Nº 07
TEMA: AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL




1- DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS : consistem na representação da combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se interrelacionam e interagem, formando uma unidade paisagística. O geógrafo Aziz Ab’Saber foi o responsável por fazer essa classificação em nosso país e segundo seus estudos o Brasil possui seis grandes domínios morfoclimáticos: Domínio Amazônico; Domínio dos Cerrados; Domínio dos Mares de Morros; Domínio das Caatingas; Domínio das Araucárias. Além dos domínios morfoclimáticos, existem as chamadas faixas de transições que ficam entre esses domínios , onde são encontradas características de dois ou mais domínios morfoclimáticos. Algumas dessas faixas conhecidas são o Pantanal, o Agreste, o Mangue e a Mata dos Cocais.

2- Domínio Amazônico:  está  situado na região Norte do Brasil, é formado, em sua maior parte, por terras baixas, seu  relevo formado essencialmente por depressões, originando os baixos planaltos e as planícies aluviais, predominando o processo de sedimentação, com um clima equatorial quente e úmido numa região de baixa latitude, apresenta médias térmicas mensais elevadas que variam de 24 °C a 27 °C. A amplitude térmica anual é bastante baixa (oscilações inferiores a 2 °C) e os índices pluviométricos  são extremamente elevados, de 1 500 a 2 500 mm ao ano, chegando a atingir 4 000 mm; o período de  estiagem é bastante curto em algumas áreas. Os solos são de baixa fertilidade(plintossolo,cambissolo e latossolo).
3-Domínio Amazônico: apresenta uma floresta com as seguintes características: Latifoliada: com vegetais de folhas largas e grandes/ Heterogênea: apresenta grande variedade de espécies vegetais, ou grande biodiversidade/ Densa: bastante compacta ou intrincada com plantas muito próximas uma das outras/  Perene: sempre verde/ Higrófila: com vegetais adaptados a um clima bastante úmido/Hidrófila: vegetais adaptados ao ambiente aquático/Heliófila: vegetação que necessita de muita luz solar/ Umbrófila: plantas adaptadas a muita sombra, no interior da floresta/Ombrófila:floresta pluvial que é adaptada a muita umidade

4-Domínio Amazônico: pode ser dividida em três tipos básicos ou florestais :
Caaigapó: ou mata de igapó, localizada ao longo dos rios nas planícies permanentemente inundadas. São espécies do Igapó a vitória-régia, piaçava, açaí, cururu, marajá, etc.
Mata de várzea: localizada nas proximidades dos rios, parte da floresta que sofre inundações periódicas. Como principais espécies temos a seringueira (Hevea brasiliensis), cacaueiro, sumaúma, copaíba, etc.
Caaetê: ou mata de terra firme, parte da floresta de maior extensão localizada nas áreas mais elevadas (baixos planaltos), que nunca são atingidas pelas enchentes. Além de apresentar a maior variedade de espécies, possui as árvores de maior porte. São espécies vegetais do Caaetê o angelim, caucho, andiroba, castanheira, guaraná, mogno, pau-rosa, salsaparrilha, sorva, etc.

5-Domínio dos Cerrados: encontra-se  principalmente no planalto Central,sendo constituído por terrenos cristalinos, bastante desgastados, e por terrenos sedimentares que formam as chapadas e os chapadões. As árvores de pequeno porte, com troncos e galhos retorcidos, cascas grossas e raízes profundas, denotam raquitismo e lençol freático profundo. Predominam os solos pobres e bastante ácidos (pH abaixo de 6,5), bastante lixiviados e laterizados, que, para serem utilizados na agricultura, necessitam de corretivos(ex: calagem). O principal clima é o tropical semi-úmido; com duas estações do ano bem definidas, uma chuvosa (verão) e outra seca (inverno).As médias térmicas são elevadas(entre 20 °C a 28 °C) e os índices pluviométricos variam em torno de 1 500 mm. É subdividido em: Ceradão;Cerrado Típico;Campo sujo e Campo Limpo,Mata Galeria e/ou Ciliar, Veredas e a Vegetação Rupestre

6-Domínio dos Mares de Morros: situa-se na zona costeira atlântica brasileira, onde predomina o relevo de mares de morros e alguns chapadões florestados, como também a quase extinta Mata Atlântica.O solo em na porção nordestina é o massapé sendo que para o sudeste   aparece a terra roxa.  O predomínio do clima tropical úmido, sendo que na Zona da Mata Nordestina, as chuvas concentram-se no outono e inverno e na  região Sudeste, devido a maiores altitudes, o clima é o tropical de altitude, com médias térmicas anuais entre 14 °C e 22 °C. As chuvas ocorrem no verão, que é muito quente. No inverno, as médias térmicas são mais baixas, por influência da altitude e da massa de ar Polar Atlântica (mPa). A principal paisagem vegetal desse domínio era, originariamente, representada pela mata Atlântica ou floresta latifoliada tropical.


7-Domínio das Caatingas: o relevo erodido, destacando-se o maciço nordestino e a hidrografia intermitente.O clima é o tropical  semi-árido, com temperaturas elevadas, chuvas escassas e irregulares. O período chuvoso no Nordeste “seco” é denominado pelo sertanejo de “inverno”. O interior do planalto Nordestino é uma área em processo de pediplanação, predominando o intemperismo físico(variação de temperatura) e ação dos ventos (erosão eólica), que vão aplainando progressivamente o relevo.Podemos encontrar os  inselbergs, que são morros residuais, compostos normalmente por rochas cristalinas.Os solos são, geralmente, pouco profundos devido às escassas chuvas e ao predomínio do intemperismo físico. A paisagem arbustiva típica do Sertão Nordestino, que dá o nome a esse domínio geoecológico, é a caatinga(caa = mata; tinga = branco), possui grande heterogeneidade , com a presença de mata rala ou aberta, com muitos arbustos e pequenas árvores e  os vegetais xerófilos, como as cactáceas (mandacaru, facheiro, xique-xique, coroa de frade etc.) e as bromeliáceas (macambira).


 8-Domínio das Araucárias: encontra-se no Sul do país, com predomínio de planaltos e formação de araucárias. Ocupa áreas pertencentes ao Planalto Meridional do Brasil; as altitudes variam entre 800 e 1 300 metros; o solo é composto por terra roxa no Paraná e o brunossolo em boa parte do domínio. O clima predominante o subtropical. Predomínio da floresta aciculifoliada subtropical ou floresta das Araucárias com as seguintes características gerais: folhas em forma de agulha (aciculifoliadas)/Ocupam principalmente os planaltos meridionais do Brasil/Não é uma floresta homogênea porque possui manchas de vegetais latifoliados, porém com uma biodiversidade menos numerosa/É  uma formação vegetal menos densa e atualmente está intensamente devastada.


9- Domínio das Pradarias: também conhecido como domínio das coxilhas (relevo com suaves ondulações) ou como Campanha Gaúcha ou Pampas, situa-se no extremo Sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, constituindo-se em um prolongamento dos campos ou pradarias do Uruguai e Argentina pelo território brasileiro. O clima é subtropical com temperatura média anual baixa, devido a vários fatores, destacando-se a latitude e a ocorrência de frentes frias (mPa).Sua vegetação é caracterizada pelos Campos Limpos ou Pampas, onde predominam gramíneas, cuja altura varia de 10 a 50 cm aproximadamente. É a vegetação brasileira (natural) mais favorável à prática da pecuária, tradicional atividade dessa região. O solo apresenta boa fertilidade natural e a formação de areais e campos de dunas no sudoeste do Rio Grande do Sul . É importante darmos destaque ao fato que a utilização do conceito de desertificação é considerado inadequado para a região, porque ela não apresenta um clima árido ou semi-árido, como também não existem evidências de que o processo estaria alterando o clima regional, sendo assim o termo mais indicado, segundo especialistas, é arenização.


10-Faixas de Transição: Entre os seis domínios morfoclimáticos existem as faixas de transições. Nessas faixas são encontradas características de dois ou mais domínios morfoclimáticos. Algumas conhecidas são o Pantanal, o Agreste e os Cocais.


Prof. Kléber



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...