-O termo transporte, de modo geral,
significa : ação ou o efeito de levar pessoas ou bens de um lugar a outro.
-É notório que em um mundo cada vez mais globalizado,
o sistema de transportes é vital para o comércio interno e externo, a fixação dos
custos de bens e serviços, a composição dos preços, a regularização dos
mercados etc.
-Até a primeira metade do século passado, nossa economia era
baseada na exportação de produtos primários, e com isso o sistema de
transportes
limitou-se aos transportes fluvial e ferroviário. A partir do governo JK, nosso país voltou-se ao transporte rodoviário, e com ele surgiram inúmeras mazelas.
limitou-se aos transportes fluvial e ferroviário. A partir do governo JK, nosso país voltou-se ao transporte rodoviário, e com ele surgiram inúmeras mazelas.
- A partir da aceleração do processo industrial na segunda metade do
século XX,principalmente a partir do
governo JK, a política concentrou os
recursos no setor rodoviário, com prejuízo
para as ferrovias, especialmente na área da indústria pesada e extração
mineral.Como resultado, o setor rodoviário,o mais caro depois do aéreo,movimentava no final do século mais de sessenta
por cento das cargas.
Nossa Matriz de
Transportes
Compare nossa matriz
de transportes em 2004, com a matriz dos EUA no mesmo período:
CONSEQUÊNCIAS GERAIS
DE NOSSA MATRIZ DE TRANSPORTES:
Transporte Rodoviário
- Devido a uma matriz de transporte predominantemente voltada ao rodoviarismo, nosso país vem acarretando grandes
limitações para o crescimento e expansão de nossa economia.Essa deterioração
está fundamentada nos investimentos insuficientes em infra-estrutura, pelo
menos nas duas últimas décadas. Hoje, são necessárias providências imediatas,
pois com o bom desempenho do mercado de cargas pesadas que país vem tendo, é
notória a necessidade urgente de se investir no transporte aéreo, nas rodovias,
ferrovias e hidrovias.
- Infelizmente o nosso a quadro atual da
estrutura de transportes vem apresentado importantes limitações à
expansão e ao crescimento econômico brasileiro, porém, essa situação não é
atual, e a há vários anos o transporte de cargas brasileiro vem apresentando
sintomas que apontam para graves problemas de deterioração, decorrentes da
falta de investimentos, pelo menos nas duas últimas décadas. Os problemas
estruturais comprometem a eficiência operacional, tornando-se um entrave ao
desenvolvimento econômico e social do Brasil.
- Esse caos em nosso sistema de transporte acaba levando ao desperdício de bilhões de reais, devido aos acidentes,
aos roubos de carga, á ineficiências operacionais e energéticas. Como pilares do
caos, no setor de transporte, estão as enormes deficiências de regulação, as
políticas governamentais de investimento e, também, a distorção da matriz de
transporte, acarretando em significativa perda econômica e de competitividade e
consequente reflexo no custo Brasil.
-É importante que destaquemos que o uso inadequado dos modais gerou uma
enorme dependência do modal rodoviário, que acaba suprindo lacunas dos demais
modais, porém apresenta um frota ultrapassada e as rodovias em condições
precárias. A malha ferroviária existente, em boa parte construída no início do
século passado, sofre resquícios de falhas no processo da recente privatização
que a impede de impulsos maiores. A participação dos modais hidroviário e aéreo
é praticamente inexistente.
-Nunca podemos deixar de entender que o sistema de
transporte é essencial para a movimentação da economia de um país. Sem este
sistema os produtos não chegariam até seus consumidores, as indústrias não
teriam acesso as matérias-primas e nem teriam condições de escoar sua produção.
É um setor totalmente horizontalizado viabilizando todos os outros setores da
economia.
-A situação brasileira atual da matriz
de transportes de cargas acarreta perda de competitividade para as empresas
nacionais, uma vez que a ineficiência dos modais gera um elevado Custo País, se
tornando um fator limitante para o desenvolvimento regional e internacional do
Brasil.
-A falta de um planejamento e de
investimentos do setor de transporte nacional, implica numa incapacidade de
acompanhar a demanda nacional podendo gerar um colapso deste sistema. Alguns
fatores deste risco já podem ser percebidos como uma frota de caminhões e
locomotivas antigas tendo uma idade média, respectivamente, de 19 e 25 anos, a
grande maioria das rodovias em condições péssima, pouca disponibilidade de
infra-estrutura ferroviária e o sistema aéreo e hidroviário tendo baixa
participação.
-Uma das principais causas da
ineficiência da matriz de transportes de carga brasileira está baseada no uso
inadequado dos modais. Existe uma sobrecarga no transporte rodoviário, figura
abaixo, em função dos baixos preços de frete, o que acaba servindo como uma
barreira ao uso dos demais modais.
-As nossas primeiras
rodovias datam do século XIX, mas a ampliação da malha
rodoviária ocorreu no governo Vargas, com a criação do Departamento Nacional de Estradas
de Rodagem (DNER) em 1937.
-É importante destacarmos queno ano de 1973 passou a
vigorar o Plano Nacional de Viação, que modificou e definiu o sistema rodoviário federal.
• -As dificuldades econômicas do país a partir do final da década de
1970 causaram uma progressiva degradação da rede rodoviária. A construção de novas estradas foi
praticamente paralisada ou se manteve apenas sectorialmente e em ritmo muito lento e a
manutenção deixou de obedecer a requisitos elementares.
Transporte
Ferroviário
-Nossas primeiras
iniciativas nacionais, relativas à construção de ferrovias remontam ao ano
de 1828, quando o Governo Imperial autorizou por Carta de Lei a construção e
exploração de estradas em geral. O propósito era a interligação das diversas regiões do País.
-Até a chegada das ferrovias no Brasil, o transporte terrestre de mercadorias se
processava no lombo dos burros em estradas carroçáveis.
-É importante salientar que em São Paulo, as estradas de ferro foram decorrência natural
das exportações agrícolas.
-Por outro lado, nossas rodovias e ferrovias tem sofrido um processo atualmente de desestatização devido a dificuldade do governo em
mantê-las e explorá-las devidamente.
-Nossas ferrovias estao mal distribuídas em nosso país, como podemos constatar no mapa anterior.
Transporte
hidroviário
-Nossas hidrovias, uma alternativa sempre lembrada dadas as condições
privilegiadas da rede fluvial nacional, pouco se desenvolveram. A navegação fluvial nunca foi bem aproveitada
para o transporte de cargas. Em 1994, a malha hidroviária participava com apenas 1% do
transporte de cargas.
-Podemos destacar que entre os fatos de
maior repercussão no transporte marítimo no século XX destacam-se:a substituição do carvão
pelo petróleo como combustível, porém, nosso país faz pouco uso desse tipo de transporte estando em terceiro lugar em nossa matriz.
-Um dos motivos para essa situação consiste na falta de abertura de
canais e interligação com outros modais.Nosso litoral é de 9.198
km e possui uma rede hidroviária enorme e ainda não explora adequadamente
o transporte marítimo.É importante lembrarmos que a modal aquaviária é
fundamental para promover e integrar o país interna e externamente.
-Por outro lado, nossos rios também poderiam ser mais explorados nessa modal,afinal,são
oito bacias com 48 mil km de rios navegáveis, reunindo, pelo menos, 16
hidrovias e 20 portos fluviais.
-Por fim, o transporte marítimo tem grande importância na exportação de
alimentos,
minérios e madeira por seu alto volume de transporte.
Transporte Dutoviário
-Podemos entender que transporte dutoviário define-se como o transporte de granéis, por gravidade ou pressão mecânica, através de dutos adequadamente projetados à finalidade a que se destinam.
-O sistema dutoviário é um dos mais importantes modais de transporte. Para que possamos ter uma ideia, nos Estados Unidos ele
representa quase 17% da matriz de transportes medida em tkm
(tonelada-quilômetro).
-No Brasil, está
concentrado em poucas empresas e tem pequena participação relativa na matriz
logística de transporte. Na verdade, ainda são muitas discutidas as principais
características desse modal no que se refere às suas vantagens, desvantagens,
produtos transportados, investimentos, custos e perspectivas.
-O modal dutoviário é considerado o
mais consistente e frequente de todos os modais. Isso ocorre porque a variância
no tempo de transporte é mínima (maior consistência) e as dutovias funcionam 24
horas por dia (frequência).
-Por outro lado, é o modal que apresenta menor
velocidade, menor capacidade (uma vez que é muito especializado, transporta
pequena variedade de produtos) e menor disponibilidade, afinal, está presente
em poucas regiões.
Transporte Aeroviário
-A aviação em nosso país teve início com um vôo de Edmond Plauchut, a 22 de
Outubro de 1911. O aviador, que fora mecânico de Santos Dumont em Paris, decolou da praça Mauá,
voou sobre a avenida Central e caiu no mar, de uma altura de 80 metros, ao chegar à Ilha do Governador. Era
então bem grande o entusiasmo pela aviação.
-Devido a grande extensão do país e
a precariedade de outros meios de transporte fizeram com que a aviação
comercial tivesse uma expansão
excepcional no Brasil. Em 1960, o país tinha a maior rede comercial do
mundo em volume de tráfego
depois dos Estados Unidos.Nossa aviação comercial iniciou-se em 1927.
-Atualmente o nosso pais
-O transporte aéreo tem importância pelo fato do Brasil ser um país
extenso, há vôos que podem durar mais de 4 horas ao se viajar
para cidades distantes.
para cidades distantes.
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