sábado, 29 de março de 2014


URBANIZAÇÃO



Na impossibilidade de definição única, propõem-se as seguintes:

·sentido amplo ou corrente: é o processo de passagem da população do meio rural para o urbano; é o ato de dotar uma área com infra-estrutura( o conjunto de atividades e estruturas da economia de um país que servem de base para o desenvolvimento de outras atividades. Por exemplo, para que as empresas de um país possam exportar são necessários portos e aeroportos (elementos da Infraestrutura de um país) e equipamentos urbanos;

·sentido técnico: é o aumento percentual da população urbana em relação à população rural.



Crescimento urbano por regiões é em nível nacional


Veja a seguir como ficou a taxa de urbanização do Brasil no último censo demográfico de 201o, divulgado pelo IBGE:



PRINCIPAIS CONCEITOS EM URBANIZAÇÃO

Rede Urbana

Rede urbana é o sistema hierarquizado de cidades, dependendo todas elas de um centro maior, que comanda o espaço por ele polarizado. São interligadas pelas mesmas vias de comunicação, transportes etc. Representa a projeção física, no espaço, da hierarquia e da dinâmica existente entre as cidades.

A rede urbana brasileira, no estágio em que se encontra atualmente, pode assim se caracterizar:

·     é pouco desenvolvida e apresenta fortes disparidades regionais (muito concentrada no Sudeste);
·     é pouco densa (número de cidades por área) e marcada por acentuadas descontinuidades espaciais (existência de vazios urbanos);
·     são fracas as relações entre os centros urbanos (comunicação, transportes, trocas comerciais etc.);
·     é fraca a organização hierárquica, ou seja, nem sempre se encontram os diferentes níveis hierárquicos (metrópoles, centros regionais, centros locais etc.).

Hierarquia Urbana

         Sabemos que algumas cidades pelas suas características econômicas, populacionais e tecnológicas tornam-se centros de atração para outras cidades. Ou seja, polarizam algumas regiões em escala local, regional e global. Normalmente uma cidade mais populosa exerce influência sobre as menores, essas tornam-se centros de atração.

       É importantes destacarmos que a tecnologia possibilita o aumento dos  fluxos citados anteriormente e é um dos principais elos entre a rede urbana e a hierarquia urbana. Dentro de uma rede urbana há uma hierarquia urbana, onde algumas cidades, devido principalmente a capacidade populacional -econômica - tecnologia exercem influência sobre outras.

"A rede urbana é formada pelo sistema de cidades, no território de cada país interligadas umas às outras através dos sistemas de transportes e de comunicações, pelos quais fluem pessoas, mercadorias, informações etc. Obviamente as redes urbanas dos países desenvolvidos são mais densas e articuladas, pois tais países apresentam alto nível de industrialização e de urbanização, economias diversificadas e dinâmicas, vigoroso mercado interno e alta capacidade de consumo. Quanto mais complexa a economia de um país ou de uma região, maior é a sua taxa de urbanização e a quantidade de cidades, mais densa é a sua rede urbana e, portanto, maiores são os fluxos que as interligam. As redes urbanas de muitos países subdesenvolvidos, particularmente daqueles de baixo nível de industrialização e urbanização, são muito desarticuladas, por isso as cidades estão dispersas no território, muitas vezes nem mesmo formando propriamente uma rede."( http://www.frigoletto.com.br/GeoUrb/rede.htm )


Conurbação

Conurbação é o processo de sobreposição física e socioeconômica dos espaços de duas ou mais cidades. Tal processo de encontro entre cidades decorre do crescimento horizontal das cidades, individualmente, isto é, do “macrocefalismo”.




Metrópole

Metrópole é a principal cidade de um país (metrópole nacional) ou de uma grande região (metrópole regional) por possuir os melhores serviços de infra-estrutura e os melhores equipamentos urbanos.

Megalópole

Megalópole é uma vasta área urbanizada, resultante da conurbação de duas ou mais metrópoles. No Brasil, ainda está em processo de formação entre Rio e São Paulo.



Habitat  urbano

Esse é o modo de ocupação do espaço em área urbana, isto é, na cidade. Estabelece o sítio, a situação, a função e a origem.
Hierarquia urbana
A hierarquia urbana expressa-se pela rede urbana que polariza as demais cidades.

Macrocefalia urbana:

Consiste nocrescimento desordenado do espaço urbano associado ao elevado crescimento populacional que ocorre em taxa acima da de criação de Infraestrutura urbana. Trata-se de um fenômeno típico das regiões metropolitanas de países emergentes.
Como consequência deteriora-se rapidamente as estruturas de transportes, saneamento básico, saúde, educação, emprego; e aumentam o subemprego, a Informalidade da economia, a criminalidade, violência e favelização da população de baixa renda.


Megacidades:

São aquelas que possuem 10 milhões de habitantes ou mais. Exemplos: Nova Iorque, México, Mumbai, São Paulo, Lagos, Changai e outras.


 

Hipertrofia do terciário:
    
       Consiste no processo de informalização da economia ,onde pessoas sem qualificação, viram-se forçados a aceitar empregos no setor terciário, semiqualificados ou sem qualificação.Ex: vendedores ambulantes, vigias de carro, lavadores de carros etc.


 



Centrifugação Urbana:

Problemas ligados ao congestionamento e problemas no interior das cidades/centros urbanos , leva a um processo de desconcentração
urbana, originando a suburbanização.( periferização)

Espaços Luminosos:

Para Milton Santos, são as cidades dos ricos

Espaços Opacos:

Segundo Milton Santos, correspondem as cidades dos mais pobres

Enclaves Fortificados:

         Os enclaves fortificados são espaços privatizados, fechados e monitorados para residência, consumo, lazer ou trabalho.Nas últimas décadas, a proliferação de enclaves fortificados vem criando um novo modelo de segregação espacial e transformando a qualidade da vida pública em muitas cidades ao redor do mundo.

               A ampliação da exclusão social acentuou as desigualdades e levou grandes parcelas da população à marginalização socioeconômica, favorecendo a disseminação da violência e aos encvlaves surgem como uma medida paliativa de proteção.Com isso, a disseminação dos enclaves fortificados causou o aumento dos contrastes entre os diferentes segmentos da população e a ampliação da discriminação social. 
             As grades nos prédios e a privatização dos espaços públicos passou a ser uma modalidade cada vez mais corriqueira nas cidades brasileiras. Nesse sentido, surgem os condomínios fechados.
 Crescimento vertical e horizontal das cidades:

            O crescimento vertical diz respeito ao aumento dos prédios nas cidades e o crescimento horizontal refere-se ao processo de centrifugação urbana.


Classificação das cidades

Quanto à origem, as cidades podem ser espontâneas ou planejadas.

Espontâneas

A maioria das cidades brasileiras surgiu espontaneamente por meio das seguintes atividades: missões jesuíticas, aldeamento indígena, fortificações militares, mineração, entroncamento de ferrovias e rodovias, pouso de tropeiros, loteamentos, arraiais, engenhos, currais etc.

Planejadas

São poucas as cidades planejadas (Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Aracaju, Teresina e Palmas).
As cidades podem também ser classificadas quanto à função urbana, quanto ao sítio urbano e quanto à situação urbana.

 

 

 

Alguns dos principais Problemas sociais e urbanos


O crescimento industrial não basta para absorver todas as pessoas aptas para o trabalho que nascem nas cidades ou a elas afluem. Da mesma maneira, a urbanização não é acompanhada de crescimento equivalente dos serviços necessários à vida da população. Devido a isso, nos grandes centros urbanos do Terceiro Mundo, detectam-se facilmente vários problemas, se observarmos o caso do Brasil.

Subemprego e desemprego

Milhares de pessoas trabalham em situação de subemprego, como engraxates, vendedores ambulantes, biscateiros etc. Dezenas ou centenas de milhares de empregados constituem, com os subempregados, o exército de reserva que os donos dos meios de produção eventualmente empregam (nos períodos de boom econômico). Devido a esse grande número de pessoas que procura emprego, o poder de barganha dos empregados permanece baixo, fazendo os salários estacionarem ou até achatarem.
Observação:

·     Uma pessoa pode exercer atividade considerada subemprego mesmo que nunca tenha sido empregado.

Moradia

Segundo dados de 1990 da Secretaria de Planejamento do município de São Paulo, havia cerca de 1 milhão de pessoas morando em favelas, 3 milhões em cortiços e 1,3 milhão em casas precárias. Os “sem-teto”, que dormem nas ruas, chegavam à cifra dos 65 mil em 1992, segundo levantamento da Secretaria do Trabalho e Promoção Social da capital.
Infra-estrutura urbana
Segundo o IBGE, em 1980, apenas 39% dos domicílios urbanos do País ligavam-se à rede de esgotos (dados não especificados no censo de 1991); 76% à rede de água (contra 90,6% em 1991) e 88% à de energia elétrica (97,6% em 1991).

Violência urbana

O número de assaltos, assassinatos e estupros é muito grande nas principais cidades. Outros tipos de violência acontecem no trânsito: agressividade dos condutores de veículos entre si e com o pedestre. O Brasil mata por ano, no trânsito, mais pessoas do que os soldados mortos na guerra do Vietnã. Atualmente, verifica-se nova ordem referente à violência no trânsito, com a aprovação do novo Código de Trânsito (setembro de 1997). Muitas cidades estão apelando para os recursos eletrônicos, como barreiras, radares etc. O caso pioneiro, na prática, foi o de Brasília.

Má qualidade dos serviços públicos

Há deficiências nas áreas de saúde, ensino, transportes, comunicações etc., que atingem todas as camadas sociais, mas a maior vítima é a população carente, a maioria do povo brasileiro. Em muitos casos, o tempo que o trabalhador leva para deslocar-se de onde mora até o local de trabalho e vice-versa retira-lhe horas de lazer e de convivência social e familiar. Isso leva ao estresse, que muitas vezes resulta em alta criminalidade, violência familiar, etc.

Poluição ambiental no meio urbano

Com o desenvolvimento e o crescimento dos centros urbanos, na maioria das vezes, não ocorrem de maneira planejada, ocasionando vários transtornos para quem os habita. Alguns desses problemas são de grandeza ambiental e atrapalham as atividades da vida humana nesses locais. A seguir irei elencar alguns desse problemas urbanos mis comuns::

Poluição do atmosférica:

Essa forma de poluição é causada pela emissão de gases poluentes no ar, como monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), dióxido de enxofre (SO2), entre outros, causando problemas para a saúde e para o meio ambiente.Esses gases poluentes são produzidos pelas indústrias e automóveis. Sua concentração na atmosfera causa um fenômeno conhecido como smog, que é uma fumaça ou neblina poluente localizada na superfície das cidades e que pode causar doenças respiratórias.

Poluição das águas:

É cada vez mais preocupante a situação dos rios e córregos nas regiões urbanas , pois a poluição das águas afeta diretamente a saúde da população. Uma grande quantidade de lixo e esgoto é jogada nos rios, em razão da irresponsabilidade das pessoas, da falta de coleta de lixo e tratamento de esgoto.

Ilha de calor:

Consiste no aumento da temperatura em determinadas partes de uma cidade, na qual a região com maior concentração predial, asfalto, vidros e concreto tem maior temperatura; enquanto que em outra parte da cidade, que tem mais áreas verdes, a temperatura é menor, com variações de até 10° C no mesmo dia.

Inversão térmica:

É um fenômeno natural que associado a poluição atmosférica impede a troca normal de temperatura do ar na superfície, ou seja, o ar frio e pesado (por causa das partículas da poluição) fica em baixo e o ar quente e mais leve fica em cima. O resultado dessa poluição chama-se SMOG( fog =smoke)

Efeito estufa:

Consiste em um fenômeno causado pelo aumento da temperatura no planeta em virtude dos gases poluentes emitidos pelas cidades. A camada poluente impede que o calor da atmosfera se dissipe. É chamado de estufa, pois o planeta mantém a temperatura aquecida.

Erosão:

        Causada pelo uso e pela ocupação irregular de áreas de preservação ambiental nas grandes cidades, como encostas, margens de rios, excesso de peso das edificações, compactação do solo, etc.

Chuva ácida:

É originada pela poluição do ar, em que os gases poluentes reagem com a água da umidade do ar, ocasionando chuvas com presença de componentes ácidos e prejudicando plantações, edificações, automóveis e o ser humano.

Enchentes e desmoronamento:

Estão associadas as chuvas nas cidades podem causar enchentes e desmoronamentos, destruindo edificações e matando pessoas, em razão da ocupação irregular, pois as águas das chuvas não têm para onde escoar.

Falta de áreas verdes:

É resultante do desmatamento em áreas urbanas que pode causar aumento da temperatura e agrava a poluição do ar.

Poluição visual e sonora:

Consiste no uso abusivo de propagandas, com out door´s, letreiros, pichações  etc ;o barulho alto dos grandes centros podem causar transtornos psicológicos na sociedade e o excesso de luzes..

ALGUMAS MEDIDAS IMPORTANTES PARA DEBELAR ESSES PROBLEMAS

. Diminuir o abate progressivo de árvores e tentar reflorestar as áreas que se encontram destruídas pelo Homem;
. Utilizar transportes coletivos ou não poluentes;
. Utilizar energias alternativas como a energia eólica;
. Limpar as matas de modo a tentar evitar incêndios de grandes dimensões;
. Controlar a emissão de gases por parte das indústrias (instalação de filtros);
. Reduzir a queima de resíduos urbanos, industriais, agrícolas e florestais tais como explosivos, resinas, tintas, plásticos e pneus;





PROF KLÉBER




.

Um comentário:

  1. Poderia mencionar seu blog nas aulas online do grancursos pois não há degravações.Ajudaria muito,por sorte te achei.Muito obrigada!

    ResponderExcluir

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...