domingo, 2 de dezembro de 2012

FEPECS - O CESPE AGORA É A NOVA BANCA EXAMINADORA


ENTENDA QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS COBRADOS EM GEOGRAFIA PELA FEPECS COM A MUDANÇA DA BANCA EXAMINADORA ( UMA ANÁLISE TEMÁTICA )



TEMA 1: O ESPAÇO GEOGRÁFICO

O espaço geográfico como manifestação de relações sociais que se processam sobre determinadas superfícies. Quadro natural e dinâmica social. Processos socioeconômicos e organização de conjuntos espaciais.

TEMA 2: DINÂMICAS DA NATUREZA – O ESPAÇO FÍSICO/NATURAL

Dinâmica da natureza e seu significado para as sociedades. Formação e instabilidade da superfície terrestre. Inter-relação entre os diferentes elementos da natureza. Gênese, evolução e transformação do relevo terrestre e ação antrópica na evolução do modelado terrestre. Grandes ecossistemas terrestres e suas formas de apropriação pelas sociedades.

TEMA 3 :QUESTÕES AMBIENTAIS – PROBLEMAS E POLÍTICA AMBIENTAL

As noções de meio-ambiente, ecossistema e equilíbrio ecológico. Recursos naturais: distribuição espacial e aspectos econômicos, geopolíticos e ambientais de sua exploração. Poluição, desequilíbrios ambientais e suas consequências nos grandes ecossistemas e nas sociedades contemporâneas. Políticas ambientais autossustentáveis.

TEMA 4:O ESPAÇO DAS RELAÇÕES SOCIOECONÔMICAS

O papel da acumulação de capital e do Estado na organização do espaço urbano-industrial. Desenvolvimento industrial desigual e suas repercussões no espaço mundial. Diferentes processos de industrialização. Fatores de localização industrial e sua relação com as cidades.

TEMA 5:ESPAÇO DA CIRCULAÇÃO E O SETOR TERCIÁRIO

 Espaço da circulação e papel do setor terciário nas cidades. Diferentes escalas espaciais das redes de transportes e comunicações.


TEMA 6: INDÚSTRIA E AGROPECUÁRIA

A industrialização e a modernização da agricultura; a concentração da propriedade da terra; as relações cidade-campo e o êxodo rural; o espaço agrário e as diferentes formas de organização da produção;


TEMA 7:DEMOGRAFIA – ESTUDO DA POPULAÇÃO

 As questões demográficas: a divisão territorial do trabalho e os movimentos da população; classes sociais e o crescimento da população: variações no tempo e no espaço; estrutura etária e por sexo; a ordem econômica, a distribuição da população e noção de “superpovoamento”; as teorias demográficas e a questão do controle da natalidade; a diversidade e as questões étnico-culturais (raças, línguas, religiões).


TEMA 8: O ESPAÇO URBANO - URBANIZAÇÃO

 Processo de urbanização e sua distribuição espacial. Redes e hierarquias, metropolização e “macrocefalia” urbana; a estrutura interna das cidades e os problemas urbanos (abastecimento, saneamento e saúde, habitação, etc.).

TEMA 09:GLOBASLIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS

A transformação do espaço mundial e a formação dos grandes blocos do poder. Espaço do capitalismo industrial, disputas interimperialistas e divisão internacional do trabalho. a transformação do espaço socialista e a formação dos grandes blocos de poder, o papel do Estado na economia e na sociedade dos países contemporâneos. Os blocos político-econômicos e suas especificidades.

TEMA 10: QUESTÕES REGIONAIS CONTEMPORÂNEAS

Caracterização geral dos sistemas político-econômicos contemporâneos e suas áreas de influência e disputa; o papel das grandes organizações político-econômicas internacionais; os conflitos geopolíticos recentes, sua inter-relação e especificidades; os conflitos étnicos atuais e a questão das nacionalidades.

TEMA 11: BRASIL : REGIONALIZAÇÃO

 Especificidades das regiões brasileiras. O regional e o geral. Natureza, sociedade e questão ambiental no Brasil e no mundo. Unidade e diversidade do espaço nacional: a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul.

TEMA 12:  DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS BRASILEIROS E NOSSOS DOMÍNIOS OCEÂNICOS

Os ecossistemas brasileiros e suas formas de apropriação econômico-sociais. As águas oceânicas e continentais: sua importância econômica e geopolítica.



TEMA 13: O ESPAÇO INDUSTRIAL BRASILEIRO E SEUS DESAFIOS

 Internacionalização da economia: industrialização dependente e desigualdades sociais. Endividamento externo e balança comercial: concentração espacial e financeira da economia industrial. Processo de industrialização e suas consequências na organização do território. Modernização tecnológica e reconversão do setor industrial.

TEMA 14:O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO BRASILEIRA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Redes urbanas e processo de metropolização. Estrutura interna das cidades brasileiras e segregação socioespacial. Transporte e organização do espaço. Papel do setor de serviços na urbanização brasileira e questão do abastecimento urbano. Cidades brasileiras e seus problemas sociais, econômicos e culturais. Políticas públicas e questão da reforma urbana. Relações entre indústria e agricultura no Brasil. A crise ambiental no espaço urbano. Desenvolvimento econômico e políticas ambientais.


TEMA 15:O ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO E SEUS DESAFIOS

 Desenvolvimento das relações de produção capitalista no campo e suas consequências. Diferentes formas de organização da produção agrária brasileira. Utilização do espaço agrário nos diferentes ecossistemas brasileiros. Dinâmica das fronteiras agrícolas e questão da reforma agrária. Processo de modernização e reorganização territorial da agricultura brasileira. A crise ambiental no espaço agrário. Desenvolvimento econômico e políticas ambientais.

TEMA 16: DEMOGRAFIA DO BRASIL – ANÁLISE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

População brasileira: estrutura social e divisão do trabalho. Crescimento e distribuição da população nas diferentes classes sociais e nos diversos espaços do país. Movimentos migratórios internos: aspectos sociais. Estrutura etária, étnica e condições sociais. Questões populacionais de segregação racial, controle da natalidade e planejamento familiar. Ação do Estado e planejamento socioeconômico: instituições, medidas e políticas de intervenção no espaço. Divisão inter-regional do trabalho. 



MAIORES INFORMAÇÕES, CLIQUE NO ENDEREÇO ELETRÔNICO A SEGUIR:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...