quinta-feira, 10 de maio de 2012


Camila A.(Impacto Taguatinga)
-Qual  a diferença entre o Entorno de Brasília para o Entorno do DF?
R: o termo Entorno do Distrito Federal é  compreendido por  22 municípios , sendo , 19 do Estado de Goiás e 3 do Estado de Minas Gerais. O entorno de Brasília refere-se as 30 RA´s que circundam a RA-1(Brasília)


-Aluna do Exatas :

-Boa tarde professor Kleber estava fazendo os exercícios da apostila e fiquei com duvida no ítem 06, da questão número 01.
Podemos observar que a os dados populacionais brasileiros vem sofrendo várias mudanças e entre elas a taxa de natalidade tem diminuído nas ultimas décadas. Isto ocorre, em função de alguns fatores, tais como a adoção de uma política de Estado neomalthusiana que aplica métodos anticoncepcionais mais eficientes que tem reduzido o número de gravidez.
Por que o item está errado?

R: Nosso país não adotou uma política demográfica de controle da natalidade baseada no neomalthusianismo, ou seja, a imposição do número de filhos feita pelo Estado.No caso chinês, isso é uma realidade.Por isso  o item está errado.

Lígia( Impacto)
Boa tarde professor, estava fazendo seus exercícios e li um item que a princípio julguei como Verdadeiro, mas no gabarito está como Falso. Gostaria de saber o que justificou ele está como falso.

questão 4: A região sudeste ainda é a mais populosa do Brasil, com 80.353.724 pessoas e o estado de São Paulo é o estado mais populoso, com 41.252.160 pessoas. Já Roraima é pouco povoado, ou seja, com 451.227 pessoas.
R: o termo populoso refere-se a população absoluta, ou seja, o número de habitantes de um determinado lugar.Porém,o termo povoado, diz respeito a densidade demográfica e /ou população relativa, que consiste no número de habitantes por quilômetro quadrado.

Rayssa (Exatas)




- O macrocefalismo do setor urbano terciário caracteriza-se pelo crescimento acelerado dos centros urbanos, principalmente nas metrópoles, provocando o processo de marginalização das pessoas que por falta de oportunidade e baixa renda residem em bairros que não possuem os serviços públicos básicos, e com isso enfatiza o desemprego, contribui para a formação de favelas, resultando na exclusão social de todas as formas.

O gabarito está Errado. Eu não consegui encontrar o erro, aonde que apresenta erro que torne o item falso?

R:  para o texto ficar correto você deve retirar o termo terciário, ficando apenas “O macrocefalismo urbano caracteriza-se ....
Quando aparece terciário, geralmente , viria assim: A hipertrofia do setor terciário refere-se ao aumento da informalidade nas atividades econômicas.Ex: camelôs, flanelinhas,vendedores ambulantes etc.

Rafael ( Exatas)
E ai professor, como vai?
Eu preciso tirar algumas dúvidas, pois ainda não esta muito claro.
O que foi cortina de Ferro?
O que foi a coexistência pacífica?  
E o cordão sanitário?

R: Cortina de Ferro é uma expressão usada para designar o domínio da extinta URSS sobre os países do leste da Europa. Tal nome surgiu de um discurso do primeiro-ministro britânico Wiston Churchill, proferido a 5 de março de 1946 no Westminster College, na cidade de Fulton, Missouri, nos Estados Unidos.Afirmava Churchill em seu famoso discurso que “…uma cortina de ferro desceu sobre a Europa…”, dando a entender que havia sido estabelecida uma severa divisão político-ideológica entre os regimes autoritários comunistas e os sistemas liberais capitalistas, com a imagem do bloco socialista pintada como a vilã da contenda. A URSS, vencida as potências do eixo, era agora a principal inimiga da coligação anglo-saxônica, defensora dos valores da sociedade ocidental contemporânea.
 Coexistência Pacífica. consistia em um tipo de  relacionamento entre nações ou grupos, caracterizada pela concordância de ambas as partes em não perturbar nenhuma delas, a paz interna da outra. Originou-se a expressão da necessidade de coexistência do bloco comunista e as nações ocidentais, capitalistas. Não se deve confundir coexistência com convivência, que pressupõe, além da coexistência propriamente dita, a união de esforços para a criação de um mundo melhor. Na coexistência, toleram-se as nações umas às outras; na convivência, cooperam ativamente umas com as outras.Durante a Guerra FRIA, os EUA e a URSS passaram por esse período depois da morte de Stalin até a diplomacia triangular na década de 1970.
CORDÃO SANITÁRIO - Para pacificar a região da Indochina , uma conferência de paz realizada em Genebra, em julho de 54, celebrou a divisão provisória do Vietnã pelo paralelo 17 e a independência do Laos e do Cambodja. Ho Chi Min passou a chefe de Estado do Vietnã do Norte, enquanto no Vietnã do Sul o primeiro-ministro Ngô Dinh Diem destituiu o imperador Bao Dai, proclamando a República. Os Estados Unidos, decididos a consolidar sua esfera de influência na Ásia do Pacífico, assinaram acordos de proteção com Japão, Filipinas, Coréia do Sul e Taiwan, além de formar um pacto militar com a Austrália e a Nova Zelândia. Os americanos criaram ainda a Organização do Tratado do Sudeste Asiático, integrado pelo Vietnã do Sul, o Laos e o Cambodja, além da França e da Grã-Bretanha. Essa série de acordos ficou conhecida como "cordão sanitário", uma tentativa de conter a expansão comunista na região.

Aluna Exatas:
Boa noite professor estava estudando a matéria do Edilberto e encontrei algumas dúvidas em alguns exercícios.

Questão 07)  Item 3 ) (Errado)  EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais, a chamada "corrida espacial".Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área, sendo que a URSS investia somas astronômicas para neutralizar o programa norte americano do governo Reagan, conhecido por "guerra nas estrelas".

R: O governo soviético não conseguiu competir com os Governo Reagan e desistiu da corrida espacial.Em 85, Gorbatchev fez a Perestroika e a Glasnost e  com isso a URSS caminhou para o seu fim em 25/12/91



Item 4 ) (Errado) Em 19989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são unificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo e com isto o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares.

R: A Alemanha se REUNIFICOU, porque sua UNIFICAÇAO ocorreu na década de 1870, sendo dividida após a segunda Guerra. Portanto, ela foi REUNIFICADA.

Questão 08) Item 04)  (Errado) Em 1985, com a subida ao poder do líder soviético Mikhail Gorbachev, a tensão e a guerra ideológica entre as superpotências começam a diminuir. O símbolo do final da Guerra Fria é a queda do muro de Berlim e a unificação alemã em 1989 e, aos poucos, dissolvem-se os regimes comunistas do Leste Europeu. 

R:A ideia é a mesma do iten anterior. Não é UNIFICAÇÃO.
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

Aluna Exatas:
Boa tarde professor gostaria de tirar uma duvida sobre um item do simulado.

Ítem 122) Mesmo considerando que a taxa de fertilidade das mulheres esta diminuindo nos países desenvolvidos, o crescimento demográfico aliado ao desenvolvimento tecnológico acelera a pressão sobre os sistemas e recursos naturais, e em geral traz como consequência mais impactos ambientais, devido ao aumento na produção industrial e nos padrões de consumo.
Ele foi gabaritado como errado, não entendi o porquê.. Obrigada desde já.
R: O termo correto deveria ser fecundidade, ou seja,o número médio de filhos por mulher.

Rosana(Exatas)
Kléber, Por que a questão sobre a Guerra Fria da apostila está como correta?

Com o desmantelamento do velho rival, os EUA não tinha mais a quem combater. O mundo atual é uma consequência desse período e hoje os EUA assumiram o papel de única superpotência que tem a economia mais forte. Porém, o  século XXI começou com um novo inimigo dos norte-americanos: o terrorismo. 

Quando o mundo bipolar acabou, a nova ordem mundial não foi multipolarizada, com EUA, União Européia e Bloco do Pacífico?

R: Como super potência , apenas os EUA. Lembre-se: a União Europeia é formada por 27 estados e o bloco do Pacífico não existe formalmente.

Aluna Exatas:
Ítem 104) Tem-se verificado a tendência à expansão das fronteiras da União EuropEia, onde se consolida, cada vez mais, a interação entre os países-membros sob a forma de união aduaneira.( Onde está o erro da questão?)

R:   Dentro da UE existem países que formam um MERCADO COMUM e outros que possuem moeda única , sendo União Econômica e Monetária.
*       

Carla( Fortium – Turma do STJ): Olá, Professor!
 
 - Os ataques terroristas de 11 de Setembro, foram uma série de ataques suicidas, coordenados pela Al-Qaeda contra alvos civis nos Estados Unidos da América em 11 de Setembro de 2001.Na manhã deste dia, quatro aviões comerciais foram sequestrados, vindo dois deles a colidir contra as torres do World Trade Center em Manhattan, Nova York. Um terceiro avião, o American Airlines Flight 77, foi direcionado pelos sequestradores para uma colisão contra o Pentágono, no Condado de Arlington, Virgínia. Os destroços do quarto avião, que atingiria o Capitólio, o United Airlines Flight 93, foram encontrados espalhados num campo próximo de Shanksville, Pensilvânia.

O gabarito diz que essa questão é certa. Entretanto, fiquei em dúvida, pois pensava que o quarto avião atingiria a Casa Branca e não o Capitólio.

R: Os dados oficiais apontam para o Capitólio como o alvo principal


 A diminuição na taxa de fertilidade, ou seja, o número médio de filhos por mulher e aumento da expectativa de vida tem provocado mudanças na pirâmide etária brasileira.

O gabarito diz que essa questão é errada. Não consegui encontrar o erro.

R: A taxa de fertilidade corresponde  ao período que a mulher está apta a ter filhose  a Taxa de Fecundidade diz respeito ao número de filhos por mulher.  



2 comentários:

  1. O prefessor poderia comentar as seguintes questões? (cespe 2011 mpu pi)

    **O euro é a moeda adotada por todos os países que integram a UE e, de seu lançamento aos dias de hoje, sempre se mostrou supervalorizado em relação à moeda norte-americana, o dólar.
    *** Para que haja mudanças nos tratados da UE, é necessária a aprovação unânime dos Estados que a integram.

    gabarito: CC

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi professor, tudo bem?
    Meu nome é Kelly, fui sua aluna no Exatas.
    Gostaria de indicações de bons livros de Geopolítica e Geografia Física do 1º, 2º e 3º anos ou volume único para o Vestibular da UnB.
    Seu blog é muito bom!
    Sempre acompanharei as publicações!
    Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...