domingo, 20 de fevereiro de 2011

CAPIM ELEFANTE - Mais uma boa alternativa energética

O capim elefante é considerado uma das mais importantes forrageiras tropicais devido ao seu elevado potencial de produção de biomassa, fácil adaptação aos diversos ecossistemas e boa aceitação pelos animais, sendo largamente utilizado na alimentação de rebanhos leiteiros sob as formas de pastejo, feno e silagem. 

Também é a forrageira mais indicada para a formação de capineiras, para corte e fornecimento de forragem verde picada no cocho, pois, além de uma elevada produtividade, apresenta as vantagens de propiciar maior aproveitamento da forragem produzida e redução de perdas no campo.


Depois de dez anos de pesquisas, a Embrapa Agrobiologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, identificou três variedades (Gramafante, Cameroon Piracicaba, BAG 02) de capim elefante com alta capacidade de produção de biomassa sem o uso de adubo nitrogenado.

A produção destas variedades pode chegar a 60 toneladas/hectare/ano, o que é muito maior do que a floresta de eucalipto, fonte utilizada atualmente mas que necessita de adubo nitrogenado, além de possibilitar apenas uma colheita anual, enquanto o capim elefante possibilita quatro colheitas anuais. Parecido com a cana-de-açúcar, rico em fibras e bastante similar ao utilizado na alimentação animal, o capim elefante vem sendo apontado com uma das melhores alternativas para a produção de carvão vegetal cultivado.


Para a industria siderúrgica nacional, este resultado pode apontar a possibilidade de atendimento as exigências dos mercados Internacionais de ferro e aço, que após o Protocolo de Quioto exigem que os produtores brasileiros modernizem seus processos de substituição do carvão mineral por carvão vegetal de biomassa cultivada. Atualmente, quase totalidade do carvão utilizado é importado e de origem mineral, fazendo com que a queima contribua para o aumento do feito estufa. Deve-se destacar ainda, uqe no Brasil existe um déficit de carvão, sendo que industria grande parte do carvão vegetal utilizado é de florestas nativas.

Por enquanto, ainda não há estimativas com relação a redução de custos. No entanto, a criação de créditos de carbono é o que tem despertado o interesse das industrias. O uso do carvão mineral gera uma queima de aproximadamente 600 mil toneladas de CO2 (gás cabônico), enquanto o capim elefante, ajuda a absorver o CO2 na atmosfera durante o crescimento da planta.  




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...