1. CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E
DE NÍVEL MÉDIO
1.1. LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e intelecção de textos; 2. Tipologia textual; 3.
Coesão e coerência; 4. Figuras de linguagem; 5. Ortografia; 6. Acentuação gráfica; 7. Emprego do
sinal indicativo de crase; 8. Formação, classe e emprego de palavras; 9. Sintaxe da oração e do
período; 10. Pontuação; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Colocação pronominal; 13.
Regência nominal e verbal; 14. Equivalência e transformação de estruturas; 15. Paralelismo
sintático; 16. Relações de sinonímia e antonímia; 17. Redação de correspondências
oficiais/comerciais.
1.2. MICROINFORMÁTICA: 1. Sistema Operacional Windows 7. 2. Microsoft Word 2007. 3.
Microsoft Excel 2007. 4. Microsoft PowerPoint 2007. 5. Conceitos, serviços e tecnologias
relacionados a internet e a correio eletrônico. 6. Internet Explorer 2007 e Outlook Express 2007. 7.
Noções relativas a softwares livres. 8. Noções de hardware e de software para o ambiente de
microinformática.
1.3. ATUALIDADES: 1. Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como:
desenvolvimento sustentável, ecologia, tecnologia, política, economia, sociedade, educação. 2.
Atividades relativas ao turismo brasileiro.
2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
2.1. ADMINISTRADOR (CÓDIGO 101): 1. Administração Pública. 1.1. A Evolução da
administração pública no Brasil: o Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e
burocrático, o Estado do bem estar, o Estado regulador, as reformas administrativas. 1.2. Modelos
de administração pública. 1.3. A redefinição do papel do Estado: Reforma do Serviço Civil (mérito,
flexibilização e responsabilização). 1.4. Processos participativos de gestão pública: conselhos de
gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade. 1.5. Orçamento Público:
princípios orçamentários, diretrizes orçamentárias, processo orçamentário. 2. Administração
Geral. 2.1. Teorias administrativas: clássica, humanista, estruturalismo, teoria contingencial, teoria
de sistemas. 2.2. Dinâmica das organizações: organização como um sistema social; cultura
organizacional; teorias da motivação; teorias da liderança; processo decisório; gestão de conflitos.
2.3. Comunicação interpessoal e intergrupal. Comunicação formal e informal na organização.
Barreiras à comunicação. 2.4. Planejamento organizacional: as escolas de planejamento estratégico,
Balanced Scorecard, planejamento baseado em cenários (cenários prospectivos). 2.5.
Arranjo/desenho organizacional/tipos de estruturas: estrutura linear, estrutura matricial, organização
por equipes, organização em redes. 2.6. Mapeamento de processos: técnicas de fluxogramação,
técnicas de análise e simplificação de processos, manualização, automação e ciclo de melhoria de
processos. 2.7. Instrumentos gerenciais: Gestão do conhecimento. Gestão de desempenho. Gestão
de competências. 3. Noções básicas do Plano Nacional de Turismo. 4. Noções básicas da Lei n.º
8.666, de 21/6/1993, e suas alterações posteriores. 5. Noções básicas da Lei n.º 11.771, de
17/9/2008. 6. Noções básicas da Lei n.º 8.112, de 11/12/1990, e suas alterações posteriores. 7. Ética
no serviço público. 7.1 Código de Ética Profissional do Serviço Público, Decreto n.º 1.171, de
22/6/1999, e Decreto n.º 6.029, de 1/2/2007. 8. Noções básicas da Lei n.º 10.520, de 17/7/2002, e
legislação correlata. 9. Noções básicas em convênios.
2.2. CONTADOR (CÓDIGO 102): 1. Lei n.º 6.404, de 15/12/1976, e alterações posteriores. 2.
Contabilidade Pública: Plano de contas único para os órgãos da administração direta. 2.1. Registros
contábeis de operações típicas em unidades orçamentárias ou administrativas (sistemas
orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação). 2.2. Balanço e demonstrações das
variações patrimoniais exigidas pela Lei n.º 4.320, de 17/3/1964, e suas alterações posteriores. 3.
Contabilidade Privada: 3.1. Método de avaliação patrimonial; depreciação, amortização e exaustão.
4. Contabilidade Comercial: Elaboração de demonstrações contábeis pela legislação societária e
pelos princípios fundamentais da contabilidade. 5. Consolidação de demonstrações contábeis. 6.
Análise econômico-financeira. 7. Orçamento público: Elaboração, acompanhamento e fiscalização.
7.1. Créditos adicionais, especiais, extraordinários, ilimitados e suplementares. 7.2. Plano
plurianual. 7.3. Projeto de lei orçamentária anual: elaboração, acompanhamento e aprovação. 7.4.
Princípios orçamentários. 7.5. Diretrizes orçamentárias. 7.6. Processo orçamentário. 7.7. Métodos,
técnicas e instrumentos do orçamento público. 7.8. Normas legais aplicáveis. 7.9. SIAFI. 7.10.
Receita pública: categorias, fontes, estágios; dívida ativa. 7.11. Despesa pública: categorias,
estágios. 7.12. Suprimento de fundos. 7.13. Restos a pagar. 7.14. Despesas de exercícios anteriores.
7.15. Conta única do Tesouro. 7.16. Tomadas e prestações de contas. 8. Efeitos inflacionários sobre
o patrimônio das empresas. 9. Avaliação e contabilização de investimentos societários no país. 10.
Imposto de renda de pessoa jurídica. 11. ICMS. 12. Contribuição social sobre o lucro. 13. PASEP.
14. COFINS. 15. Noções básicas do Plano Nacional de Turismo. 16. Noções básicas da Lei n.º
8.666, de 21/6/1993, e suas alterações posteriores. 17. Noções básicas da Lei n.º 11.771, de
17/9/2008. 18. Noções básicas da Lei n.º 8.112, de 11/12/1990, e suas alterações posteriores. 19.
Ética no serviço público. 19.1. Código de Ética Profissional do Serviço Público, Decreto n.º 1.171,
de 22/6/1999, e Decreto n.º 6.029, de 1/2/2007. 20. Noções básicas da Lei n.º 10.520, de 17/7/2002,
e legislação correlata. 21. Noções básicas em convênios.
2.3. ENGENHEIRO (CÓDIGO 103): 1. Topografia. 2. Mecânica dos solos. 3. Projetos de obras
civis. 3.1. Arquitetônicos. 3.2. Estruturais (concreto, aço e madeira). 3.3. Fundações. 3.4.
Instalações elétricas e hidrossanitárias. 4. Especificação de materiais e serviços. 5. Programação de
obras. 5.1. Orçamento e composição de custos unitários, parciais e totais: levantamento de
quantidades. 5.2. Planejamento e cronograma físico-financeiro: PERT-CPM. 6. Acompanhamento
de obras. 7. Fiscalização. 7.1. Acompanhamento da aplicação de recursos (medições, emissão de
fatura etc.) 7.2. Controle de materiais (cimento, agregados aditivos, concreto usinado, aço, madeira,
materiais cerâmicos, vidro etc.. 7.3. Controle de execução de obras e serviços. 8. Vistoria e
elaboração de pareceres. 9. Princípios de planejamento e de orçamento público. 10. Elaboração de
orçamentos. 11. Noções de segurança do trabalho. 12. Legislação ambiental. 13. Política ambiental
e desenvolvimento sustentável. 14. Gestão ambiental. 15. Planejamento ambiental. 16. Noções
básicas do Plano Nacional de Turismo. 17. Noções básicas da Lei n.º 8.666, de 21/6/1993, e suas
alterações posteriores. 18. Noções básicas da Lei n.º 11.771, de 17/9/2008. 19. Noções básicas da
Lei n.º 8.112, de 11/12/1990, e suas alterações posteriores. 20. Ética no serviço público. 20.1.
Código de Ética Profissional do Serviço Público, Decreto n.º 1.171, de 22/6/1999, e Decreto n.º
6.029, de 1/2/2007. 21. Noções básicas da Lei n.º 10.520, de 17/7/2002, e legislação correlata. 22.
Noções básicas em convênios.
3. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE NÍVEL MÉDIO
3.1. AGENTE ADMINISTRATIVO (CÓDIGO 201): 1. Noções básicas do Plano Nacional de
Turismo. 2. Noções básicas da Lei n.º 8.666, de 21/6/1993, e suas alterações posteriores. 3. Noções
básicas da Lei n.º 11.771, de 17/9/2008. 4. Noções básicas da Lei n.º 8.112, de 11/12/1990, e suas
alterações posteriores. 5. Ética no serviço público. 5.1. Código de Ética Profissional do Serviço
Público, Decreto n.º 1.171, de 22/6/1999, e Decreto n.º 6.029, de 1/2/2007. 6. Noções básicas de
arquivamento; procedimentos administrativos. 7. Noções básicas em convênios. 8. Noções básicas
da Lei nº 10.520, de 17/07/2002 e legislação correlata.
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