sexta-feira, 6 de março de 2015

ENTENDA OS CONSTANTES TERREMOTOS EM MONTES CLAROS


Os terremotos que ocorrem com frequência em Montes Claros estão ligados a dinâmica interna da Terra, ou seja, o movimento das placas tectônicas – a superfície terrestre é “quebrada” em 52 pedaços, sendo 14 grandes placas –,porém,  há uma grande diferença entre o tremor que ocorreu no Chile recentemente o de Montes Claros, uma vez que são processos diferentes de formação dos abalos. 



O Chile está bem próximo ao encontro das placas Sulamericana e de Nazca e por ser uma região que se movimenta mais, ocorrem os maiores tremores. Por outro lado, Montes Claros, como o Brasil está no centro da placa tectônica, a cidade deu um certo “azar” de ser um ponto fraco, por onde sai a tensão que está presente em todo o bloco sulamericano.



            Na verdade esse tipo de tremor na cidade mineira é uma espécie de válvula de escape para a tensão que a placa Sulamericana sofre, sendo comum em vários pontos do país, e mesmo em nosso estado. 

Rachaduras no solo de Montes Claros

O local onde podem ocorrer esse tipo de sismo, de acordo com o professor, depende apenas de termos pontos fracos no subsolo, o que favorece a saída da força acumulada na placa. Já foram registrados abalos de baixa magnitude em cidades como Betim, Pedro Leopoldo, Bonsucesso e Macacos (Nova Lima).

Prof.Kléber Caverna em Viña del Mar - Chile ( local atingido pelo terremoto de 2010

          Essa foto tirei quando estive no Chile em 2012 e pude constatar os estragos feitos pelo terremoto  de 2010  de 8,8 graus de magnitude que provocou inúmeros estragos.
Localizado na América do Sul, o Chile é um país que possui extensão territorial de 756.945 quilômetros quadrados, onde residem 16.970.265 habitantes. O território chileno ocupa uma das áreas mais sísmicas do planeta, pois está em uma zona de instabilidade tectônica, ou seja, uma área de convergência entre as placas tectônicas de Nazca e a Sul-Americana. Conforme o Instituto de Geofísica da Universidade do Chile, o encontro dessas duas placas produz um terremoto de grande proporção a cada dez anos no país.

           É importante salientarmos que o Chile é muito vulnerável a terremotos  e  a ocorrência desse fenômeno no país é frequente. No dia 22 de maio de 1960, a cidade de Valdívia sofreu com o maior terremoto da história chilena, o sismo teve magnitude de 9,5 graus na escala Richter, deixando 1.655 pessoas mortas e mais de 2 milhões de desabrigados.

          No fatídico dia 27 de fevereiro de 2010, um terremoto de 8,8 graus atingiu o centro-sul do Chile, sendo o maior tremor no país desde 1960. Conforme o Instituto Geológico dos Estados Unidos, o terremoto teve seu hipocentro a 35 quilômetros abaixo do nível do mar, na região de Bio Bio, a cerca de 320 quilômetros de Santiago, capital do Chile, e a 91 quilômetros de Concepción, segunda cidade mais populosa do país. Em seguida, outros tremores foram registrados – de magnitudes que variaram entre 5,2 e 6,9 graus na escala Richter. O terremoto desencadeou um tsunami, que provocou ondas que invadiram até 300 metros de terra firme.

.
       
O MAIOR TERREMOTO JÁ REGISTRADO ATÉ HOJE:

         Nos últimos 50 anos, milhares de pessoas foram vítimas de terremotos na América Latina, sendo que o tremor mais forte registrado nesse período, não apenas no continente como em todo o mundo, ocorreu no Chile em 22 de maio de 1960 e atingiu 9,5 graus na escala Richter.

 Tsuname que atingiu Valdívia

            A cidade de Valdívia, que fica a cerca de 740 quilômetros de Santiago, foi a mais atingida pelo abalo, que gerou um maremoto com ondas de até 10 metros. Mais de 2 mil pessoas morreram.
         Terremoto de 1960 em Valdívia

        As ondas do tsunami formado pelo tremor, apagaram do mapa cidades inteiras na costa chilena e fizeram vítimas também em outros países banhados pelo Pacífico como o Japão, as Filipinas e os Estados Unidos.


 Com relação ao Brasil e à Montes Claros, a boa notícia é que a possibilidade de termos tremores de grande magnitude, no futuro, no Brasil, é quase nula, uma vez que nosso país está no meio de uma placa tectônica, e a probabilidade de se ter algum evento significativo, como o do Chile, que foi 10 mil vezes maior que o de Montes Claros, é quase zero.



Prof. Kléber Caverna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...