terça-feira, 26 de novembro de 2013

TUDO QUE VOCÊ GOSTARIA DE SABER A RESPEITO DOS 14 PRINCIPAIS MOVIMENTOS DA TERRA


·      Movimento de Rotação. Ele se dá em torno do eixo polar, produzindo a alternância entre o dia e a noite, em aproximadamente 24 horas.
·         Movimento de Translação. Ocorre no período de um ano, quando o planeta dá uma volta em torno do Sol.
·        Precessão dos Equinócios. É o movimento que determina a variação do eixo polar da Terra no espaço. O período desse movimento é de aproximadamente 26 mil anos.
·         Nutação. O movimento é parecido com o anterior, porém em escala bem menor. Também se refere à variação do eixo polar terrestre, com um ciclo de 18,6 anos, sendo causada pela força gravitacional da Lua sobre a Terra.
·    Deslocamento do Periélio.  Que vem de peri (à volta, perto) e hélio (Sol). Refere-se ao deslocamento da posição de mínima distância entre a Terra e o Sol.
·        Obliqüidade da Elíptica. Diz respeito à variação do ângulo entre o plano orbital da Terra e o Equador terrestre.
·     Variação da Excentricidade Orbital. Trata-se da alteração da órbita terrestre, conforme o planeta se movimenta ao redor do Sol.
·     Perturbações Planetárias. Referem-se às interferências gravitacionais sofridas pela Terra em seu movimento de translação, provocadas por outros planetas, principalmente Vênus e Júpter.
·      Movimentos do Centro de Massa. O centro de massa do sistema formado pela Terra e a Lua gira em torno do Sol, e a Terra e a Lua giram em torno desse centro.
·         Movimento em torno do Centro de Massa do sistema solar: movimento de revolução ou translação que a Terra faz em torno do centro de massa do sistema solar (centro de massa que existe entre o Sol e todos os seus planetas).
·        Movimento de marés: trata-se da contração e descontração do globo terrestre em razão da força gravitacional da Lua e do Sol.
·         Rotação junto com a galáxia: a Via-Láctea gira em torno de seu centro, fazendo uma volta completa em torno de 250 milhões de anos. Assim, o Sol e todos os planetas (inclusive a Terra) giram também em volta do centro da galáxia.
·      Revolução (expansão) junto com a galáxia: como todo o universo está em expansão, nossa galáxia também viaja no espaço. Assim, a Terra e todos os demais planetas, inclusive Lua e Sol, estão se deslocando junto com a Via-Láctea.
·      Variação dos Pólos. Os pólos geográficos da Terra variam continuamente, segundo uma série de causas: deslocamento das placas tectônicas, correntes marítimas, marés, evaporação das águas oceânicas, erosão etc.
Fonte: Masavoshi Tsuchida, astrônomo do Instituto Astrônomo e Geofísico da Universidade de São Paulo.

 Professor Kléber Caverna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...