terça-feira, 22 de outubro de 2013

DICAS SOBRE A PRIMAVERA ÁRABE

DEZ DICAS SOBRE DE ATUALIDADES – KLÉBER CAVERNA

DICA Nº 08
TEMA: A PRIMAVERA  ÁRABE





1-O nome Primavera Árabe pode ser explicado de várias formas, quando olhamos para o passado.. Em outros momentos históricos da humanidade movimentos de rebelião varreram governos opressores, porém cada um deles deve ser entendido dentro de seu contexto, foi o caso das Independências na América Espanhola (primeira metade do século XIX).O termo primavera aparece pela primara vez em 1848, coma a chamada “Primavera dos Povos”(  novas correntes políticas que surgiam em todo o Velho Mundo e se mostravam decididas a dar fim ao regime monárquico) e depois já em 1968 com a “Primavera de Praga”( movimento dos intelectuais reformistas do  Partido Comunista Tcheco, cujo objetivo era modificar as estruturas políticas, econômicas e sociais naquele país).


2-A Primavera Árabe teve sua gênese na Tunísia, sendo um movimento de populações oprimidas por governos que ao longo de décadas atenderam aos interesses imperialistas e mantiveram um silencio forçado a custa de muita opressão política.


3-Um fato que marcou o início da Primavera Árabe foi o que envolveu o jovem tunisiano Mohamed Bouazizi que ateou fogo ao próprio corpo ,como forma de protesto,contra a apreensão de suas mercadorias e pela falta de perspectivas de vida, que atinge a maioria dos jovens do mundo árabe, demonstrando ao mundo que aquela medida extrema era um grito de desespero frente a uma realidade muito mais ampla, de um contexto em que a auto – imolação sendo a única forma de se fazer ouvir, mesmo que a custa da própria vida..O seu gesto não passou despercebido, e o mundo assistiu a mais extraordinária sequência de  manifestações em vários países do mundo árabe.


4-Mohamed foi internado com 90% do corpo queimado, e sua históra começou a circular na Tunísia. Virou o representante de um povo humilhado por 23 anos de ditadura e repressão e indignado, o povo foi às ruas, e por mais de duas semanas enfrentou a polícia em diversas cidades do país. Quando morreu, no dia 4 de janeiro de 2011, 18 dias depois, virou um mártir. A revolução já havia explodido. No dia 14 de janeiro o então presidente da Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali, foi obrigado a deixar o poder e fugir para Arábia Saudita.


5-A Primavera Árabe se destacou pela inovação no uso das redes  sociais na organização dos protestos( Facebook, Twitter,MSN); pela participação da rede de TV Al Jazeera, na cobertura dos movimentos; pelo uso de sistemas de telefonia celular para a delação dos envolvidos nos protestos.

6-Foram verificados levantes após a Tunísia, foram verificados levantes na/em:
• Argélia (governada até hoje sob estado de Emergência)
• Líbia (Ditadura de Muammar Khadafi)
• Jordânia
• Iêmen (Presidente Saleh é retirado do poder)
• Arábia Saudita
• Líbano
• Egito (então governado por Hosni Mubarak)
• Síria (O governo de Bashar al-Assad ainda promove dura repressão)
• Também houve revoltas na Palestina, Omã, Mauritânia, Marrocos,        Djibuti, Barein, Iraque e Kuwait.


7-No Egito A Primavera também ficou conhecida como “Dias de Fúria, Revolução de Lótus e Revolução do Nilo”. Foi marcada pela luta da população contra a longa ditadura de Hosni Mubarak, no poder desde 1980. Os protestos se iniciaram em 25 de Janeiro de 2011 e se encerraram em 11 de Fevereiro do mesmo ano. Após a onda de protestos, Mubarak anunciou que não iria se candidatar novamente a novas eleições e dissolveu todas as frentes de estruturação do poder. Em Junho de 2011, após a realização das eleições, Mohammed Morsi foi eleito presidente egípcio, porém, também foi deposto no ano de 2013.

8-A Primavera também chegou a Líbia, ficando conhecida como a “Guerra Civil Líbia ou Revolução Líbia” e ocorreu sob a influência das revoltas na Tunísia, tendo como objetivo acabar com a ditadura de Muammar Kadhafi. Em razão da repressão do regime ditatorial, essa foi uma das revoluções mais sangrentas da Primavera Árabe. Outro marco desse episódio foi a intervenção das forças militares da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), comandadas, principalmente, pela frente da União Europeia. Ao  final de tudo, o ditador líbio foi morto após intensos combates com os rebeldes no dia 20 de Outubro de 2011.

9-Na Síria os protestos ainda continuam em curso e já são classificados como Guerra Civil pela comunidade internacional. A luta é pela deposição do ditador Bashar al-Assad, cuja família encontra-se no poder há 46 anos. Há a estimativa de quase 20 mil mortos desde que o governo ditatorial decidiu reprimir os rebeldes com violência. Tanto a ONU como a comunidade tentam promover a deposição da ditadura e dar um fim à guerra civil, entretanto, as tentativas de intervenção no conflito vêm sendo frustradas pela Rússia e a China, que tem poder de veto no Conselho de Segurança da ONU e muitos interesses na manutenção do poder de Assad. Nesse meio tempo, o governo sírio utilizou de armas químicas , jogando gás sarin em seus opositores atingindo várias pessoas inocentes.

10-A Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq), organização que recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2013), juntamente com a ONU ,estão supervisionando a destruição do arsenal químico sírio desde o início do mês de outubro de 2013.


Prof. KléberCaverna


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...