domingo, 15 de setembro de 2013

DICAS DE ENERGIA NO BRASIL

DEZ DICAS DE ATUALIDADES – KLÉBER CAVERNA

DICA Nº 02
TEMA:  ENERGIA NO BRASIL


1- Nossa matriz energética é predominantemente composta por fontes não renováveis(petróleo,gás natural,carvão mineral e energia nuclear), apesar que as fontes renováveis(bioenergia,hidrelétricidade,eólica e solar) também possuem uma ótima fatia da nossa matriz.

2-A descoberta de petróleo na camada de pré-sal pode colocar o Brasil como detentor da terceira maior reserva do mundo, atrás somente de Arábia Saudita e Canadá. E, somadas às reservas da Venezuela, do Equador e da Bolívia, fortalecem a posição sul-americana em relação às potências econômicas do hemisfério norte.

3-O Biocombustível é originário de fontes renováveis da biomassa, como, por exemplo, o álcool e resíduos de madeira, o biodiesel. São exemplos de biocombustíveis: o carvão vegetal: resíduos sólidos da destilação destrutiva e pirólise da madeira e de outros materiais vegetais; os biodigestores,a cana de açúcar, o bagaço de cana, óleos vegetais e da madeira, derivados de leite, gordura animal, entre outros.
4-Do total de biomassa consumido no Brasil em 2012, 74 milhões tep (tonelada equivalente de petróleo – unidade padrão utilizada para somar valores das diferentes formas de energia) foram utilizados para calor de processo na indústria e 6 milhões tep foram dedicados à geração de energia elétrica, perfazendo um total de 80 milhões tep, valor equivalente ao consumo total de energia da Argentina.

5-Nosso país é uma das nações do mundo que mais construí barragens, e está altamente dependente em hidroeletricidade, com mais de  80% da sua energia elétrica proveniente de grandes represas. A construção de barragens no Brasil já provocou enormes impactos sociais e ambientais e  se estima que um milhão de brasileiros já sofreram impactos da construção de barragens, e que 70% dessas populações nem sequer receberam indenização para as suas perdas. As hidrelétricas que mais chamam a atenção da mídia são: Belo Monte(Rio Xingu –PA), Jirau e Santo Antônio(Rio Madeira – RO), Itapu( Rio Paraná – PR, fronteira com o Paraguai), Tucuruí(Rio Tocantins-PA).

6-A falta de interligação do sistema de transmissão em todo o país é apontada por especialistas do setor como a principal causa da crise energética atual. De modo geral podemos dizer que está sobrando energia no Sul e faltando no Sudeste e a interligação resolveria o problema sem a necessidade de racionamento


7-Nosso país ainda é muito dependente do gás natural da Bolívia que vem pelo gasoduto BOLÍVIA-BRASIL , porém , com as descobertas em MG na região de Morada Nova e em Tefé, no estado do Amazonas, além de Mexilhão , na região do pré-sal, em poucos anos poderemos nos transformar em autossuficientes nesse combustível fóssil.

8-O Brasil possui uma das maiores reservas mundiais de urânio o que permite o suprimento das necessidades domésticas a longo prazo e a disponibilização do excedente para o mercado externo. No Brasil, o Urânio é usado para pôr em funcionamento as usinas nucleares de Angra dos Reis. A Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto é formada pelo conjunto das usinas nucleares Angra 1, Angra 2 e Angra 3, sendo o resultado de um longo Programa nuclear brasileiro que remonta à década de 1950.


9-O Brasil é o País da América Latina e Caribe com maior capacidade de produção de energia eólica, com potencial estimado de 143.000 Mega Watts (MW),dispondo também de um grande potencial de energia solar, devido ao posicionamento geográfico de nosso país em áreas tropicais e equatoriais, porém, ainda fazemos pouco uso dessas fontes alternativas de energia.


10-A presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou sem vetos no dia 9 de setembro de 2013, no Palácio do Planalto, o texto do projeto que destina 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para educação. O documento determina ainda que 25% dos royalties devem ser usados para a pasta de saúde. A saúde pública deve receber R$ 83 bilhões em recursos ainda em 2013. O projeto foi aprovado na Câmara em 14 de agosto, depois de ter sido votado no Senado. O texto assinado pela presidenta é o mesmo aprovado nesta data pelo Congresso Nacional. As receitas provenientes do Pré-sal vão gerar recursos para educação, saúde e meio ambiente. Além disso, o Pré-sal alavancará investimentos em diversos setores da economia brasileira. O Fundo Social do Pré-sal terá como recursos parcela do valor do bônus de assinatura dos contratos de partilha de produção, a parcela dos royalties que cabe à União e a receita obtida com a venda de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos.



Professor Klébercaverna

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...