segunda-feira, 29 de outubro de 2012

EXERCÍCIOS DE ATUALIDADES

            
EXERCÍCIOS DE ATUALIDADES – PROFESSOR KLÉBER



I-GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO

1-O processo de globalização ou mundialização da economia tornou cada vez mais importante o sistema financeiro internacional. Ele é formado por um conjunto de normas, práticas e instituições (que fazem ou recebem pagamentos das transações realizadas fora das fronteiras nacionais).

Em síntese, são três as funções do sistema monetário internacional: provisão de moeda internacional, as chamadas reservas; financiamento dos desequilíbrios formados pelo fechamento dos pagamentos entre os países; e ajuste das taxas cambiais. Tomando por base o tema proposto e assuntos correlatos, julgue os itens a seguir como sendo certos ou errados.

01-(  )-A aceleração do crescimento das transações comerciais e o impressionante aumento do fluxo de turistas no mundo determinaram uma intensificação das trocas de uma moeda por outra (câmbio), criando uma maior interdependência entre os países.
02-(  )- Uma recessão econômica ou a crise financeira de um país pode afetar muito rapidamente outras nações o que explica a necessidade de um sistema monetário internacional, para servir como um amortecedor dos impactos dessas transformações, melhorando e facilitando as relações entre nações tão interdependentes na atualidade.
03-(  )- O que se convencionou chamar de Neoliberalismo é uma prática político-econômica baseada nas ideias de que o governo já não podia mais manter os pesados investimentos que haviam realizado após a II Guerra Mundial,principalmente após as crises do petróleo da década de 1970, pois agora tinham déficits públicos, balanças comerciais negativas e inflação. Defendiam, portanto, uma redução da ação do Estado na economia.
04-(  )- Dentro deste processo econômico, muitos países se juntaram e formaram blocos econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os membros. Neste contexto, surgiram vários blocos formalizados dentro das etapas dos blocos econômicos, onde podemos destacar a União Europeia , o Mercosul,o Bloco do Pacífico (Bloco do Iene) , o NAFTA , a ALCA e a Apec.


2- A globalização é um fenômeno que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias. 
-Tomando por base o atual processo de globalização e regionalização e seus impactos, julgue:

01-(  )- Uma característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas, produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos, optando por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas.
02-(   )- Outra faceta da globalização é a formação de blocos econômicos, que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais competitivo, incentivando o fortalecimento do sistema econômico neoliberal, onde o Estado passa a ter o controle majoritário das empresas e o processo de desestatização é desencorajado.
03-(   )- As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, promoveram o processo de globalização. A partir da rede de telecomunicação (telefonia fixa e móvel, internet, televisão, aparelho de fax, entre outros) foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo.
04-(   )- O processo produtivo mundial é formado por um conjunto de umas 400-450 grandes corporações (a maioria delas produtora de automóveis e ligada ao petróleo e às comunicações) que têm seus investimentos espalhados pelos 5 continentes. A nacionalidade delas é em sua maioria americana, japonesa, alemã, inglesa, francesa, suíça, italiana e holandesa.

3-Assiste-se no mundo inteiro a um processo de integração econômica sob a égide do neoliberalismo, caracterizado pelo predomínio dos interesses financeiros, pela desregulamentação dos mercados, pelas privatizações das empresas estatais, e pelo abandono do estado de bem-estar social. Tomando por base este tema e assuntos correlatos, julgue:

01–(   )- As possibilidades de crescimento da economia mundial para as próximas décadas são vistas como residindo principalmente em alguns poucos países “do Sul”, os chamados países do BRICS e do G4.
02–(  )- O G20 é um grupo constituído por vinte países das economias mais desenvolvidas do mundo, sendo criado em 1999, na esteira de várias crises econômicas da década de 1990, e é uma espécie de fórum de cooperação e consulta sobre assuntos financeiros internacionais.
03–(  )-O G4  é uma aliança entre JAPÃO, ÍNDIA, BRASIL e ALEMANHA, com a proposta de apoiar as uns aos outros para ingressar em lugares permanentes no Conselho de Segurança da ONU.
04–(  )- O G5+1 consiste nos cinco países mais ricos e com o melhor PIB do planeta : EUA/FRANÇA/RU/CHINA/RÚSSIA e  ALEMANHA
05–(  )- O Conselho de Segurança da ONU, com 15 integrantes, tem autoridade para impor sanções e enviar forças de pacificação a diversos pontos do planeta, sendo que existem cinco membros permanentes e com direito a veto no Conselho de Segurança (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China) e 10 membros temporários sem direito a veto.
06–(  )- A partir do crescimento de transações comercias em nível mundial e do intenso processo de globalização de capitais, mercadorias e da própria produção, surge a necessidade da criação de organismos econômicos internacionais e órgãos financeiros, tais como : a OTAN, Fed, BIRD, BID, OCDE e OMC.



GABARITOS:
1- CCCE
2- CECC
3- EECECE


II-MUNDO

1-O mundo em que vivemos está em constante mutação.


01-(     )-O mapa anterior procura dar destaque aos países do Norte, também conhecidos como países Emergentes e os países do Sul, também chamados de países periféricos.
02-(   )- Os impasses e desafios na construção do MERCOSUL são estabelecidos a partir de medidas protecionistas adotadas pelos líderes dos países, essas têm por finalidade proteger sua economia e seus empresários, pois o produto importado deve ser taxado de tributos para que o produto interno tenha o melhor preço.
03-(  )- Na  América do Sul um dos maiores problemas enfrentados está relacionado ao narcotráfico da coca,sendo que os principais produtores são o Peru, Bolívia e Colômbia.Os que não produzem atuam na comercialização.
04-(  )- O essencial dos desequilíbrios comerciais entre Brasil e Argentina, se deu por incapacidade da indústria argentina de se modernizar rapidamente, levando  ao  que foi chamado  de “invasão industrial brasileira”, evidente na linha branca – aparelhos eletrodomésticos – e em vários outros insumos industriais.
05-(  )-Devido a forte crise interna, Cuba vem tomando algumas medidas inéditas em sua história pós-revolucionária, entre elas podemos destacar: a autorização  aos cidadãos cubanos a fazer viagens de turismo para o exterior; a legalização de compra e venda de imóveis e de carros e a expansão das cooperativas privadas, há a possibilidade de transformar os edifícios públicos em imóveis residenciais com o objetivo de amenizar a escassez de moradias e de forma homeopática, o governo cubano abre o mercado interno para as atividades autônomas e estimula a adesão à demissão voluntária.

2-O Presidente Obama assumiu os EUA em uma fase estruturalmente desfavorável, de decadência econômica e política relativa. Além disso, em um dos piores momentos possíveis em termos conjunturais, logo após o início da maior crise financeira da história do capitalismo desde 1929. Sobre os EUA e seus desafios internos e externos, julgue:

01-(   )- A eleição de senadores e deputados nos EUA no meio de mandato do governo Obama foi desastrosa, com a perda de vários senadores e governos estaduais e da maioria da Câmara e a radicalização da oposição de direita(Tea Party). Por outro lado, a reforma da política nacional de imigração foi inviabilizada no Congresso e tem sido substituída por selvagens leis estaduais anti-imigrantes.
02-(   )- um dos maiores acidentes ambientais dos EUA acabou ocorrendo no governo de Obama, que teve a má sorte de enfrentar o pior vazamento de petróleo da história do país, provocado pela empresa norte americana British Petroleum.
03-(    )-A morte de Osama Bin Laden na Afeganistão pela lendária unidade de forças especiais da Marinha dos Estados Unidos, os Seals(focas), foi batizada de Geronimo, sendo um dos maiores trunfos de Barac Obama.
04-(   )- O movimento "Ocupar Wall Street", que teve início em Nova York ,no segundo semestre de 2011, numa série de protestos contra o capitalismo, a corrupção e medidas de austeridade fiscal, se espalhou por vários locais do mundo, entre eles a Europa, Ásia e Oceania.
05-(    )- A política externa acumulou decepções e fracassos e continuam os conflitos no Afeganistão e Paquistão, por outro lado, as tropas norte americanas saíram do Iraque e Obama conseguiu retirar todos os prisioneiros que estavam em Guantánamo, em Cuba. 

3-Nos últimos anos, o continente africano e o Oriente Médio vem sendo sacudidos por inúmeros fatos políticos, econômicos e sociais.Revoluções e conflitos nacionalistas trazem mudanças geopolíticas e alteram o modo de vida dessas regiões,afetando também o resto do mundo. Sobre este tema e assuntos correlatos, julgue:


01-(  )- Depois de muita perseguição aos cristãos, que vivem no sul do Sudão, e em meio a muita intolerância à convivência pacífica, o Sudão do norte, de maioria islâmica teve de aceitar a separação com o Sudão do Sul, de maioria cristã.O novo país já nasce com grandes reservas de petróleos, refinarias e portos modernos para escoar sua produção desse importante recurso energético.
02-(  )-Além dos históricos problemas sociais e políticos, o chamado “Chifre da África está passando por uma das suas mais grave seca que atinge a região, vivendo assim,momentos difíceis, porque uma longa estiagem atingiu profundamente a produção de alimentos.Os países mais atingidos são a Somália,  Eritréia, Djibouti, Etiópia, Quênia e Uganda.
03-(   )-A chamada Primavera Árabe teve início no Egito e se estendeu por vários países africanos, onde podemos destacar a Tunísia; a Líbia; a Síria e o Iêmen.


4-O continente europeu sempre foi visto como uma região de altíssimo desenvolvimento econômico e bem-estar social, agora tem sua imagem associada a turbulências de mercado.O descontrole das contas públicas e as particularidades políticas do continente conduziram a zona do euro a uma crise financeira que levará anos para ser totalmente superada.Sobre este tema e assuntos correlatos, julgue:

01-(  )- A gênese de uma crise financeira na zona do euro deu-se, fundamentalmente, por problemas fiscais. Alguns países, como a Grécia, gastaram mais dinheiro do conseguiram arrecadar por meio de impostos nos últimos anos. Para se financiar, passaram a acumular dívidas. Assim, a relação do endividamento sobre PIB de muitas nações do continente ultrapassou significativamente o limite de 60% estabelecido no Tratado de Maastricht, de 1992, que criou a zona do euro.
02-(  )- Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha - que formam o chamado grupo dos PIIGS - são os que se encontram em posição mais delicada dentro da zona do euro, pois foram os que atuaram de forma mais indisciplinada nos gastos públicos e se endividaram excessivamente
03-(  )-A União Europeia é formada por 27 países–membros, sendo uma união econômica e monetária , onde os seus participantes usufruem de uma tarifa externa comum; de uma livre circulação de capitais, serviços, mercadorias e pessoas e de uma moeda única para todos.
04-(  )- A Europa, tal como os restantes continentes, vive sob o impacto da globalização, de uma maior mobilidade internacional e do incremento dos fluxos migratórios. O aumento da intolerância política, religiosa e étnica bem como o desencadear de vários conflitos armados, dentro e fora do espaço europeu, provocaram a saída de inúmeros contingentes populacionais das suas terras, refugiados nem sempre bem acolhidos em ambientes que lhes são pouco familiares. 

5-Quando não é a natureza que vem avassaladora com terremotos, tufões, tsunamis ou outros eventos cataclísmicos, são as instabilidades econômicas e os acontecimentos políticos que ditam as normas. Sobre esta importante região mundial, julgue:

01 –(  )- Morreu Kim Jong ILL, que governava a Coreia  desde 1994, sendo que o sucessor do ditador será seu filho, Kim Jong-Un, que tem cerca de 30 anos de idade e que  já havia consolidado sua posição como futuro líder da Coreia do Norte em setembro do ano passado, quando foi nomeado publicamente general de quatro estrelas e vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores.
02-(  )-Os terremotos e tsunamis no Japão no  dia 11 de março de 2011 e suas consequências, mostram o quanto este país não  estava preparado para tais eventos, e que sua população ficou desamparada e até hoje, ainda vive na expectativa de novos eventos cataclísmicos.
03–(  )- outro fator que contribui para a atual crise mundial é a supervalorização do yuan, a moeda chinesa, que acabou gerando uma correria as bolsas de valores da China nestes últimos meses e criando um grande problema para a economia mundial no que se refere a concorrência com os produtos chineses.
04 –(  )-A economia do Japão está atravessando sua pior crise desde o final da guerra, e o país se encontra oficialmente em recessão desde 2008, com uma forte onda inflacionária.
05 –(  )- Abertura da economia chinesa para a entrada do capital internacional , levou o país a receber transnacionais, que se instalaram e continuam instalando filiais neste país, buscando baixos custos de produção, mão-de-obra abundante,e mercado consumidor amplo e as benesses de um regime político democrático e neoliberal.
06-(   )- O acidente nuclear em Fukushina, no Japão, serviu para alertar as autoridades brasileiras quanto ao risco de acidentes em usinas atômicas, uma vez que nossas usinas também utilizam o mesmo sistema japonês , o PWR.

GABARITOS:
1-ECCCC
2-CEECE
3-ECE
4-CCEC
5-EEEEEE

III-MEIO AMBIENTE

1-A Questão ambiental é um dos maiores desafios para o nosso planeta nesse início de século XXI.Uma política ambiental racional e sustentável é a grande esperança da humanidade, porém, a destruição de nossos recursos continua de forma acelerada.

Sobre este tema e assuntos correlatos, julgue;

01 –(    )- O aquecimento global trás inúmeras consequências negativas a saúde humana, a economia e meio ambiente, sendo fonte de grande preocupação, uma vez que algumas importantes mudanças ambientais tem sido observadas e foram ligadas ao aquecimento global, tais como a diminuição da cobertura de gelo, aumento do nível do mar, mudanças dos padrões climáticos.
02 -(    )-O Protocolo de Kyoto ainda não foi ratificado e  o documento prevê que, entre 2008 e 2012, os países desenvolvidos reduzam suas emissões em 5,2% em relação aos níveis medidos em 1990.
03-(   )- Em Cancún,na COP 16, foram propostas a criação de Fundo Verde e do REDD(Reducing Emissions from Deforestation and Degradation  - Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação).
04-(   )- Não pode haver paz no planeta e nem proteção ao meio ambiente, se a pobreza continuar existindo em tantas regiões, e os países ricos continuarem consumindo grande parcela dos recursos naturais de forma exagerada. Há uma ligação íntima entre os três fatores: a Política, a Economia e a Ecologia, que devem caminhar juntos.

2-Os problemas ambientais podem ser consequências diretas ou indiretas da intervenção humana nos diferentes ecossistemas da Terra, causando desequilíbrios no meio ambiente e comprometendo a qualidade de vida.Sobre este tema e assuntos correlatos, julgue:

 

01-(   )- A Rio+20 - Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável trouxe alguns avanços , principalmente por que foi uma revisão da chamada RIO 92.

02-(  )-Foi criado um pacto na COP 17 que ficou chamado de “Plataforma de Ação Avaada de Durban”, que tem força legal e entra em vigor somente em 2020 - um dos pontos criticados por ambientalistas -, mas deverá atrelar todos os países a metas de redução obrigatórias, entre eles os Estados Unidos, que nunca ratificaram o Protocolo de Kyoto, e grandes emissores em desenvolvimento como a China, a Índia e o Brasil.
 03-(    )-A Chuva ácida, o efeito estufa, a eutrofização e a maré negra e vermelha e a destruição da camada de ozônio,são exemplos de problemas ambientais de origem exclusivamente antrópica, ao passo que o desmatamento e a poluição das águas e do solo podem ter sua gênese tanto humana como natural.
04-(   )-Conceitua como sustentável o modelo de desenvolvimento que "atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades".
05-(    )-as Ilhas de calor são fenômenos que podem ocorrer tanto no meio urbano como no rural e consistem basicamente no efeito estufa localizado.

06-(  )-as decisões tomadas NA Rio +20 foram mais do que mais que um balanço dos últimos 20 anos que a separam da Rio 92, marco na história socioambiental mundial que resultou numa série de documentos importantes, como a Agenda 21, e também nas Convenções sobre Clima e Diversidade Biológica. 



GABARITOS:
1-CECC
2-ECECEC



IV-BRASIL : POPULAÇÃO E URBANIZAÇÃO

1-O Brasil modificou-se bastante nas últimas décadas.O novo censo- 2010, apresentou dados interessantíssimos dessas mudanças. Sobre estas mudanças ,julgue as afirmativas a seguir como sendo certas ou erradas:

01-(  )-a nossa população é atualmente bastante urbanizada , sendo que aproximadamente 84% encontra-se bem distribuída pelas nas cidades do país.
02-(  )- Logo após a década de 1980 (década perdida), as políticas governamentais de controle da natalidade permitiram a queda do crescimento vegetativo e a taxa de fertilidade da mulher cai para níveis bastantes baixos, estando atualmente em 1,9 filhos por mulher.
03-(    )-a ancestralidade brasileira é formada  exclusivamente por três grupos étnicos básicos: brancos portugueses, negros predominantemente sudaneses e ameríndios de várias tribos. 
04-(  )- A diminuição na taxa de fecundidade  e o aumento da expectativa de vida tem provocado mudanças na pirâmide etária brasileira.
05-(   )- Nosso país soma atualmente cerca de 190,7 milhões de brasileiros. Esse é o resultado do Censo 2010 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em dez anos, o aumento da população foi de 12,3%, em números absolutos isso significa 20.933.524 pessoas. O crescimento foi inferior ao observado na década anterior. Entre 1991 e 2000, a população brasileira aumentou 15,6%.
06-(  )- A população brasileira está mais feminina ,são 97,3 milhões de mulheres e 93,3 milhões de homens,ou seja o número de homens em nosso país é de aproximadamente 96 homens para cada 100 mulheres.

2--Tomando por base o último censo divulgado pelo IBGE e os últimos dados do IDH mundial,julgue os itens a seguir :

01 –(   )-Segundo os novos dados do PNUD , o nosso IDH  vem tendo grandes mudanças em seu perfil social, e com isto melhorando significativamente a distribuição das riquezas em todas as regiões do país.
02-(  )-Índice de Desenvolvimento Humano brasileiro tem ligeira alta em novo ranking divulgado nesse final de 2011, com número recorde de países, e permanece na categoria 'elevada'.No critério expectativa de vida e renda nosso país avançou, ao passo que no  subíndice  escolaridade não obtivemos avanços. Entre BRICS, Brasil ainda perdemos  para Rússia.
03-(  )-Com as novas mudanças nos cálculos para se obter o IDH mundial, também mudaram os valores dos IDHs dos estados  brasileiros e do DF.
04-(   )-O IDH é calculado a partir de dados referentes a saúde, educação e renda. No que diz respeito ao Brasil, de 2010 para 2011, subiram a expectativa de vida (de 73,1 anos para 73,5 anos) e a renda (de US$ 9,8 mil para US$ 10,1 mil), mas a escolaridade e a expectativa de tempo de estudos, não (permaneceram em 7,2 anos e 13,8 anos, respectivamente). 
05-(   )- Na América do Sul, o Brasil (0,718 em 2011, assegurando ao Brasil a 84ª ) obteve um índice superior aos da Colômbia (0,710), Suriname (0,680), Paraguai (0,665), Bolívia (0,663) e Guiana (0,633). Já Chile (0,805), Argentina (0,797) - ambos na categoria de IDH muito elevado -, Uruguai (0,783), Venezuela (0,735), Peru (0,725) e Equador (0,720) ficaram à frente do Brasil.
06-(  )-O Brasil está na 84ª posição no novo IDH, em uma relação que inclui 187 países.

GABARITOS:
1-EEECCC
2-ECECCC

V-BRASIL: ECONOMIA

1-Desde que assumiu o governo no lugar do ex-presidente Lula, Dilma  Rousseff vem se empenhando em dar sequência as inúmeras melhorias originadas desde a estabilização de nossa moeda no governo FHC e sua continuidade no governo Lula.Tomando por base a economia brasileira e seus grandes desafios para o século XXI, julgue:

01-(  )-Ultrapassando as expectativas ,uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisas para Economia e Negócios (CEBR, em inglês) e publicada em dezembro de 2011 por jornais britânicos apontou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil ultrapassou o do Reino Unido em 2011 e se tornou o sexto maior do mundo.
02-(  )-Existe em nosso país uma tragédia a conta-gotas, dispersa, silenciosa, escondida nos rincões e nas periferias. Tão escondida que o Brasil que come não enxerga o Brasil faminto e aí a fome vira só número, estatística, como se o número não trouxesse junto com ele, dramas, histórias, nomes.
03-(  )-O Brasil está no centro da revolução energética, tendo em vista que nos últimos anos, uma forte escalada no preço do petróleo, principal produto da matriz energética global, tem levado o mundo a buscar alternativas.Neste sentido o álcool brasileiro desponta como uma das principais promessas, pois vem de uma energia limpa sem impactos ambientais ou sociais.
04-(  )-Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos. Pode ser produzido a partir de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.
05-(   )– Um dos grandes desafios do Brasil está no fato de nossa matriz de transportes dar mais ênfase ao rodoviarismo. Por outro lado, nossa matriz elétrica está centrada nos combustíveis fósseis, fato este que tem grandes possibilidades de melhorar nossa situação , com as descobertas de petróleo de gás natural no pré-sal.


2-O Brasil terminou o ano de 2011 com um PIB de US$ 2,5 trilhões contra US$ 2,8 trilhões da França, em quinto lugar. Mas o PIB per capita brasileiro é de US$ 12.900 dólares contra US$ 44.400 da França e US$ 48.100 dos Estados Unidos, primeira economia mundial, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).Tendo como referência a economia brasileira e suas particularidades, julgue:

01-(  )- No Brasil, o governo Lula em seu segundo mandato  deu início ao Programa Fome Zero, que  correspondia a um conjunto de ações que foram sendo implantadas gradativamente pelo Governo Federal, com o objetivo de promover ações para garantir segurança alimentar e nutricional aos brasileiros. As iniciativas envolveram todos os ministérios, as três esferas de governo (federal, estadual e municipal) e a sociedade.
02-(  )- Na região amazônica, a desconcentração da propriedade da terra,decorrente da ocupação desta por pequenos agricultores,direcionados por programas de assentamento implementados tanto pelo Estado,quanto pela iniciativa particular, tornou a estrutura fundiária da Amazônia diferente da de outras regiões do país, em que existem os conflitos agrários e o avanço da fronteira agrícola ocorre por meio da recuperação das áreas degradadas utilizadas para o cultivo de produtos, cuja exportação representa uma forma de inserção do Brasil no mercado internacional.
03-( )-O primeiro mandato do  governo FHC foi marcado pelo neoliberalismo, baseado na  privatização(desestatização) de empresas estatais, como: Embraer, Telebrás, Vale do Rio Doce e outras estatais e de uma moeda forte com câmbio flutuante. Porém, no seu segundo mandato houve uma forte desvalorização do real, devido a crises financeiras internacionais (Rússia, México e Ásia) que levou o Brasil a maior crise financeira da história, além de aumentar os juros reais aumentou a dívida interna brasileira.
04-(   )- Atualmente nosso país possui uma boa base industrial, produzindo diversos produtos como, por exemplo, automóveis, máquinas, roupas, aviões, equipamentos, produtos alimentícios industrializados, eletrodomésticos etc, mas apesar disso, a indústria nacional ainda é muito dependente, em alguns setores , tais como na informática, telefonia móvel eletroeletrônicos etc.
05-(   )-O principal programa de governo da presidenta Dilma é “Brasil sem Miséria”, que estampa o slogan da Presidência “País rico é país sem pobreza”. O programa atuará em vários eixos: na ampliação de programas já existentes, como o Bolsa Família, e implantação de outros programas, como Bolsa Verde e Água para Todos. O objetivo é retirar 16,2 milhões de brasileiros da extrema pobreza. O programa será direcionado a famílias que recebem até 70 reais por pessoa.

GABARITOS:
1-CCECE
2-EEECC


VI-POLÍTICA INTERNACIONAL E DO BRASIL


1-Vários são os desafios que irão pautar o governo Dilma, onde podemos destacar:

I - O desequilíbrio externo da economia brasileira, expresso pelo elevado e crescente déficit das “transações externas”
II - A pressão por manter o experimento de “crescimento econômico com melhoria na distribuição da renda do trabalho”, heranças ou legados do  governo Lula, transferidos ao governo Dilma, que deverão suscitar definições políticas logo no primeiro semestre de 2011.
III - Os desejos políticos dos partidos de sua base aliada e do próprio PT
IV - Uma política ambiental sustentável
V - Questões delicadas na diplomacia internacional
-Sobre estes temas e assuntos correlatos, julgue:

01-(    )- A chamada “guerra cambial”, movida por pressões ora dos Estados Unidos, ora da China, para manter suas moedas desvalorizadas, transferindo para os demais países o ônus da perda de competitividade das suas exportações – é um dos grandes desafios para o nosso país, devido a nossa  acelerada valorização do real.
02 -(    )- Um dos grandes desafios do governo de Dilma Rousseff  está voltado ao meio ambiente, uma vez que terá de ser capaz de ter uma política ambiental integrada as suas diversas áreas da gestão pública.
03-(    )-As Parceiras Público-Privadas ( PPPs), o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Programa de Desenvolvimento Produtivo (PDP), são programas criados pelo governo Dilma ,voltados a melhoria da infra-estrutura, atração de investimentos externos e de incentivo a exportação.
04-(  )- A construção das Usinas Hidrelétricas de Belo Monte,Jirau e Santo Antônio no Rio Xingu, no Pará, são apontadas como obras que afetarão vários grupos de índios , bem como ocasionarão graves impactos ambientais e sociais nas regiões onde se instalarão as UHE´s.
05-(  )- Em comunidades pobres em grandes cidades como o Rio de Janeiro, a ameaça à segurança não acontece só por causa da existência de facções criminosas. Ações policiais representam um perigo iminente à população. Apesar de o Brasil não ter um conflito armado declarado, o direito à vida, à liberdade e à segurança dos brasileiros é ameaçado. Ações como as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) na capital fluminense são apontadas como alternativas para a questão.
06-(  )- O STF (Supremo Tribunal Federal) reconheceu , em decisão unânime, a equiparação da união homossexual à heterossexual. A decisão tem efeito vinculante, ou seja, alcança toda sociedade.

2-A política internacional brasileira vem buscando intensificar suas estratégias de atuação nos mais diferentes segmentos, seja nas relações comerciais, na cooperação para o desenvolvimento de países pobres, no perdão de dividas, mas o Brasil vem acima de tudo buscando consolidar sua posição como representante dos países emergentes e pobres do planeta.Por outro lado, países Centrais começam a ver em nosso país uma das possíveis saídas para a atual crise econômica pós-2008.Sobre este tema e assuntos correlatos, julgue:

1-(   )-Entre os principais temas da política internacional contemporânea, destacam-se claramente segurança e combate ao terrorismo; governança econômica e o equacionamento da crise financeira; mudança climática e o estabelecimento de padrões ambientalmente sustentáveis de produção e de consumo.
2-(    )- O BRICS é formado pelo Brasil, pela Rússia, pela Índia, pela China e pela África do Sul e tem se destacado pela maneira como tem conseguido, desde 2008, enfrentar a crise que se originou nos EUA.No caso específico do Brasil, nossa estabilidade monetária; nosso sistema democrático; uma boa gestão dos gastos públicos; os avanços de nossas reformas tributárias e previdenciárias, a ascensão de nosso PIB e a crescimento acelerado de nossa balança comercial, colocam o Brasil em uma posição privilegiada diante da crise.
3-(  )-A emergência do Brasil ao grupo das potências regionais se dá, entre outras coisas , pelo seu crescimento econômico.Não é o fator mais importante, porém o nosso país é líder na produção de alguns gêneros particularmente importantes para a economia internacional – carnes, minérios e grãos – e, por isso, o crescimento do Brasil não deixa de ser bem-vindo para a comunidade internacional.
4-(   )-Um dos fatores que faz do Brasil um país que vem se destacando na política internacional é a nossa ascensão de natureza político-cultural, ou seja, um papel potencialmente importante que o país pode vir a desempenhar no processo de superação do atraso econômico e social em nossa área de influência – América do Sul (exceto Chile e Colômbia, já mais próximos dos Estados Unidos que do Brasil) e a comunidade africana de países de língua portuguesa.Esse papel está ameaçado, especialmente na África, pela entrada pesada do governo da China como comprador de commodities e, principalmente, como financiador e executor de obras de infraestrutura para viabilizar a expansão daquelas compras.
5-(   )-A presidenta Dilma disse em discurso na ONU em setembro de 2011 que o Brasil defende e reconhece o Estado Palestino e que lamentava que até o momento eles não estivessem representados na Organização das Nações Unidas;que no caso da Líbia o nosso país era favorável a intervenção militar para salvas vidas inocentes; que o Brasil continua pleiteando fazer parte do Conselho de Segurança Permanente da ONU.

GABARITOS:
1-CCEECC
2-CECCE

VII- FATOS DE ÚLTIMA HORA

1-A velocidade da informação no mundo em que vivemos nos coloca diante de vários paradigmas. Se por um lado a notícia pode vir de muitas fontes e meios jornalísticos, a informação também pode trazer inconvenientes.Sobre este tema e os últimos acontecimentos de 2011 até este início de 2012, julgue:

1-(    )-para tentar conter a crise européia, entrou em ação a Troika, que é formada por três elementos: a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).
2-(    )-Foram aprovados pelo Congresso dos EUA dois projetos de lei , o Stop Online Piracy Act (pare com a pirataria on-line), conhecido como Sopa, e "Protect IP Act" (ato para proteção da propriedade intelectual), chamado de Pipa, que acabaram provocando manifestações ou interrupções de serviços de sites importantes como Google, Wikipedia e Craigslist, de classificados.
3-(    )-Uma dos maiores sites  do mundo de compartilhamento de arquivos foi fechado no dia 19 de janeiro de 2011 e os seus fundadores Kim Schmitz e Julian Assange  e vários executivos da empresa foram acusados de violar as leis de pirataria.
4-(    )- O comandante Francesco Schettino, da capitania dos Portos de Livorno, recusou o título de herói italiano pelo seu comando das operações de salvamento do «Costa Concordia» depois de Gregorio di Falco ter abandonado o navio que estava afundando.

2-Informação e comunicação são processos férteis, envolventes e complementares e encontram nas tecnologias eletrônicas uma aliança que estabelece diferenças marcantes no nosso tempo. Aliás, com tais recursos as variáveis tempo e espaço passaram a ser cada vez mais relativas. Hoje praticamente todas as áreas do conhecimento manifestam a geração acelerada de informações, oriundas das diferentes atividades, motivadas pela velocidade dos processos simbólicos de interação social, mediados pelos diferentes aparatos tecnológicos. Sobre este tema e os principais acontecimentos mais recentes no  Brasil e no mundo, julgue:

1-(  )- Os planos de saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS) se comprometeram a bancar a troca das próteses mamárias de silicone  PIP e Rófil com ruptura.
2-(  )- O Fundo Monetário Internacional revisou para 3,3% a previsão de crescimento para a economia mundial em 2012, segundo relatório divulgado no dia 24/01.Por outro lado, a zona do euro, centro das atuais tensões econômicas, deve registrar recessão no ano, com contração do PIB em 0,5%.
3-(  )-O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitou  nosso país ,sede da Copa do Mundo de 2014, e afirmou que é preciso aprovar rapidamente a Lei Geral da Copa no Congresso Nacional.O Brasil e a Fifa mantêm diferenças sobre alguns assuntos polêmicos, sobretudo em relação a venda de bebidas alcoólicas nos estádios, proibida por lei no país, e a exigência brasileira de que uma percentagem das entradas sejam distribuídas entre a população mais pobre.
4-(  )-O meme “Luiza está no Canadá” virou foco de atenção em nosso país nos últimos dias.Para entender isso, precisamos compreender o que é um meme. Cunhado em 1976 por Richard Dawkins, um meme é uma unidade de informação que se propaga de mente em mente. O termo popularizado na internet é uma referência às pessoas, vídeos, imagens e quaisquer outros arquivos que tragam consigo uma ideia ou conceito que se populariza entre centenas de pessoas.
5-(   )-O suposto caso de estupro ocorrido após a primeira festa de sábado, no dia 14 /01 no Big Brother Brasil gerou polêmica na imprensa e nas redes sociais, onde supostamente , dois participantes do BBB ,Daniel e Monique, ficaram juntos  e em seguida, foram para um dos quartos.Com as cenas que se seguiram,os telespectadores começaram a acusar o paulista de 30 anos de estupro.Neste episódio , podemos perceber a força das redes sociais e da velocidade das informações através da internet.A ideia do Big Brother foi criada pelo escritor George Orwell, em seu romance  “A revolução dos Bichos” escrito em 1949, uma sátira pessimista sobre a ameaça de tirania política no futurO.

GABARITOS;
1-CEEE
2-CCCCE




PROFESSOR KLéber

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...