segunda-feira, 8 de novembro de 2010

AS DIVISÕES REGIONAIS DO BRASIL


As Divisões Regionais do Brasil

-Para você que vai fazer o concurso do Mintur, preste atenção nas duas divisões regionais do Brasil: 
                                       - IBGE
                                       -GEOECONÔMICAS
-Nosso país vem sendo dividido de varias formas a muito tempo, porém, atualmente existem duas divisões bastante usadas:
-A divisão do IBGE, que passou a coletar dados sobre o país e fazer classificações. Essas classificações geraram as divisões e com isto atualmente o país apresenta cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. As classificações levam em conta os limites dos estados e procuram expressar as variações na natureza e na parte social e econômica do país. 


-Por outro lado ,existe uma outra divisão proposta pelo Geógrafo Pedro Geiger que divide o país em apenas três regiões: Amazônia, Nordeste e Centro-sul. Esta não respeita os limites dos estados e busca representar melhor a dinâmica regional no país. 

           
            Nº 1: Amazônia
            Nº 2: Centro-Sul
            Nº 3: Nordeste




-Diferentemente da divisão proposta pelo IBGE, os complexos regionais não se limitam apenas às fronteiras entre os Estados. Nessa regionalização, o norte de Minas Gerais, por exemplo, encontra-se no Nordeste, enquanto o restante do território mineiro está localizado no Centro-Sul; mais da metade do Maranhão está na Amazônia e a outra parte no Centro-Sul e o estado do Mato Grosso está quase todo na Amazônia .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...