quinta-feira, 2 de outubro de 2014

AS TRÊS CAPITAIS BRASILEIRAS : UM HISTÓRICO CRONOLÓGICO DE NOSSAS CAPITAIS

AS TRÊS CAPITAIS DO BRASIL

      Nosso país possuiu três capitais, sendo que Salvador e o  Rio de Janeiro, tiveram como característica fundamental serem cidades litorâneas, fato este facilmente explicado pelo modelo de ocupação por exploração empreendido pelos portugueses anteriormente na África e na Ásia. Conforme o tempo foi passando a importância econômica da colônia aumentava para a manutenção do reino português e as incursões para o interior se tornavam mais frequentes, porém, só no século XX que a capital brasileira passou para a parte central do país.

SALVADOR (1549 – 1763) : 




      Por determinação de D. João III, no ano de 1548, Tomé de Sousa ,um  fidalgo, militar e político português, de uma família de influência foi convocado a Lisboa para assumir o cargo de governador-geral da colônia do Brasil. No dia  7 de Janeiro de 1549, ele fora nomeado capitão-mor e governador-geral de todas as capitanias do Brasil e com a incumbência criar uma capital na colônia. O local escolhido para a capital fora a capitania da Bahia de Todos os Santos, capitania esta a qual se localizava bem no centro do território colonial, sendo preferível para uma concepção centralizadora. No dia  29 de março de 1549, era fundada oficialmente pelo primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, a cidade de Salvador, como capital oficial da colônia.

RIO DE JANEIRO (1763 – 1960) : 



        Em meados do século XVIII,D. José I , rei de Portugal, elegeu  como seu primeiro-ministro, o Marquês de Pombal. Pombal faria inúmeras mudanças na administração do Brasil, dentre as quais o desejo da transferência da capital administrativa da colônia. Para Pombal uma nova capital deveria ser construída no interior da colônia, na região mineradora, novo polo econômico da colônia, já que o açúcar do nordeste não rendia mais como antes. Porém devido a diversos fatores que impunham dificuldades de se estabelecer uma capital ali, fora preferível se escolher outro lugar mais próximo da costa e que facilitasse o acesso ao interior. Dessa forma,em  1763 ele escolhera a cidade do Rio de Janeiro como nova capital do vice-reinado do Brasil.

BRASÍLIA (1960 até a presente data) :



        No dia 21 de abril de 1960, Brasília foi inaugurada  tendo os Três Poderes da República, transferidos do Palácio do Catete no Rio de Janeiro, para a recém fundada capital. A ideia da construção de uma nova capital no Planalto Central era antiga e com a Proclamação da República e a promulgação da primeira constituição republicana, ficaria definida a futura transferência da capital brasileira para o interior do país. Muitos anos depois o sonho da mudança da capital iria ser realizado, através da coragem do presidente JK, que fez cumprir as determinações alinhavadas em nossa primeira constituição republicana.  As obras de Brasília tiveram início em 1956 e mesmo depois da inauguração em 1960,duraram por mais de vinte anos, sendo que o que fora construído no governo de Juscelino fora somente o básico para se estabelecer a cidade, muitos outros edifícios, estradas, cidades-satélites só foram construídos bem depois.


 Prof. Kléber Caverna


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário