quinta-feira, 13 de outubro de 2011

BELO MONTE : OS DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA TERCEIRA MAIOR USINA HIDRELÉTRICA DO MUNDO


A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída entre as cidades de Altamira e Vitória do Xingu e terá duas barragens e dois reservatórios. A gigante usina hidrelétrica de Belo Monte, que será erguida no Rio Xingu, no Pará, perderá apenas para Três Gargantas, na China, e para a binacional Itaipu. Populações ribeirinhas, índios e agricultores temem o futuro na região.

A questão de Belo Monte é muito delicada e envolve muitas discussões. Veja a seguir alguns temas polêmicos relativos a essa "futura" usina hidrelétrica que está prevista sua construção no rio Xingu (estado do Pará - próximo a cidade de Altamira).


A UHE de Belo Monte será construída entre as cidades de Altamira e Vitória do Xingu e terá duas barragens e dois reservatórios. O primeiro não altera o leito do rio, só alarga suas margens, o que corresponde ao que é o Xingu hoje em período de cheia. O segundo reservatório vai alagar o que hoje é terra firme: pasto e floresta. Um canal ligará os dois reservatórios. Com isso, o curso natural do rio será desviado. Na área onde hoje o Xingu faz uma imensa curva, a chamada Volta Grande, terá a vazão reduzida.


Veja a seguir esta reportagem sobre Belo Monte:




Professor Kléber


Um comentário:

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...