quinta-feira, 28 de abril de 2011

A FORMAÇÃO DO IMPÉRIO AMERICANO


AS TRÊS ETAPAS DO EXPANSIONISMO ESTADUNIDENSE


I- INTERNO
II- OCEÂNICO/CONTINENTAL
III- PLANETÁRIO

I-INTERNO:
-Desde a independência em 4 de julho de 1776 até o fim do século XIX


-Características gerais:

-Corrida para o oeste:   Durante o século XIX, os EUA expande seu território até o Oceano Pacífico por meio de compra de possessões, guerras e conquista de territórios indígenas. Em 1803, a Lousiania é comprada da França. Em 1819, a Flórida é adquirida da Espanha.Entre os anos de 1846 e 1848, na guerra contra o México, os EUA conquistam a região que vai do Texas à Califórnia. Entre 1848 e 1850, a chamada corrida do ouro atrai mais de 80 mil pessoas à Califórnia. Ocorrem novas migrações para o oeste, de 1850 a 1890, dizimam as tribos indígenas rebeldes. A conquista de territórios se estende até o Alasca que foi comprado da Rússia em 1867.

-Destino Manifesto : A  expansão dos EUA  até o extremo oeste recebeu uma significativa justificação ideológica, a doutrina do Destino Manifesto, que colocou os colonos norte-americanos como divinamente destinados a promover a conquista dessas novas terras. A ambição e o interesse econômico ganharam um arrebatador apelo religioso que legitimava os conflitos e massacres que marcaram esse episódio na história Estadunidense.


-Doutrina Monroe:  No ano de 1823, o presidente James Monroe realizou um discurso oficial ao senado estadunidense que ficou conhecido como definidor das ações dos EUA frente os países latino-americanos e as antigas metrópoles coloniais. Nascia assim a chamada   Doutrina Monroe,que  sob seu aspecto formal, pretendia postar a posição dos EUA enquanto liderança continental capaz de garantir a soberania das nações latino-americanas frente às potências européias. Dessa maneira, a Doutrina defendia a ideia de uma  “América para os americanos”. Ao longo do século XX e neste início do século XXI, o intervencionismo ganhou novas interpretações como o Corolário Roosevelt ou o princípio de guerra preventiva(Doutrina Bush), defendido por George W. Bush.

           
-Corolário Polk: O Corolário Polk foi criado no governo de James Knox Polk. Tinha suas bases da Doutrina Monroe, ou seja, era a aplicação prática da mesma. Foi utilizado como justificativa para a expansão estadunidense sobre as terras do México. Esta expansão envolvia as regiões dos atuais estados do Texas, Novo México, Califórnia, Utah, Colorado, Nevada e Arizona Em 1848 houve um conflito com o México, onde 2[3 de seu território foi tomado pelos EUA. O Corolário Polk baseava-se na idéia de que os EUA estariam abertos a qualquer país que a ele quisessem se anexar, ou seja, quem quisesse fazer parte dos EUA teria apoio dos estadunidenses.

-Homestead Act: Esta lei definia a posse de uma propriedade com 160 acres a quem a cultivasse por cinco anos.


-Guerra de Secessão: Depois da Independência, os Estados Unidos viveram um próspero período marcado pelo crescimento de seus níveis econômicos e o alargamento de suas fronteiras. Porém, os projetos de desenvolvimento que nortearam a nação norte-americana estabeleceram, paulatinamente, uma grave rixa entre os estados do Norte e do Sul. Os nortistas apoiavam a expansão da pequena propriedade, a utilização do trabalho livre e a diversificação econômica. Já os sulistas, defendiam o uso do latifúndio monocultor sustentado pelo uso da mão-de-obra escrava.
Devido a todas estas divergências os Confederados não queriam abri mão de seu modo de vida e queriam preservar os seus interesses e, para isso, estavam dispostos a guerrear contra os nortistas. Com isso, as tropas do sul deram início à guerra civil com a invasão feita ao forte Sumter, em 1861. Observando as potencialidades de cada um dos lados do conflito, a capacidade bélica e militar dos nortistas era visivelmente superior. A grande maioria da população vivia nos estados do norte e a região tinha um número superior de indústrias bélicas voltadas para o conflito.Com um conjunto de ações muito mais bem trabalhadas , os nortistas aboliram a escravidão com o objetivo de desestabilizar os sulistas com o levante dos escravos e, ao mesmo tempo, atrair a simpatia das nações europeias. Com esse conjunto de ações, os nortistas conseguiram vencer o conflito, assim o general Lee admitiu a derrota sulista ao assinar a rendição dos exércitos confederados, em 9 de abril de 1865.Com o fim do conflito, que deixou cerca de 600 mil mortos, o projeto industrial e desenvolvimentista do norte conseguiu se sagrar com maior facilidade.

II- OCEÂNICO/CONTINENTAL
-Do final do século XIX até a Segunda Guerra Mundial


-Características gerais:

-Teoria da Baleia:  O almirante ALFRED THAYER MAHAN, elaborou uma proposta global para os EUA. Segundo sua visão, os EUA eram uma “grande ilha” cercada por dois enormes oceanos: o Atlântico e o Pacífico. Portanto, seria um país quase impossível de ser invadido, contanto que tivesse como aliados o Canadá e o México. Mas, também seria fundamental manter a América Central como “zona de influência”. Potência insular, os EUA não precisariam de um exército forte, mas de esquadras navais poderosas: uma no Pacífico e outra no Atlântico. Estas frotas, numa emergência, se ajudariam: daí a necessidade de uma passagem entre o Atlântico e o Pacífico próxima ao território norte-americano. Nascia assim , a chamada “Teoria da Baleia”.

-Corolário Roosevelt:   apoiava as determinações da Doutrina Monroe, como também a complementava, proibindo ações na América Latina que não partissem dos Estados Unidos. Esse Corolário fortaleceu a indústria, o comércio, o Exército e a Marinha, pois acreditava que apenas os países fortes sobreviveriam.

-Big Stick :na mesma linha da Doutrina Monroe, Theodore Roosevelt, 26º presidente norte-americano (1901 a 1909), instituiu o que denominou Big Stick (Grande Porrete), que era baseado na ideia de um provérbio africano que dizia “Fale com suavidade e tenha na mão um grande porrete”. Com isto o presidente dos EUA mostrava com isso que, para proteger os Estados Unidos, agiria com diplomacia, mas não hesitaria em utilizar sua autoridade, caso fosse necessária.

III- PLANETÁRIO
-Da Segunda Guerra Mundial até os dias atuais


-Características gerais:

-Bretton Woods:  Esta Conferência ocorreu julho de 1944, em New Hampshire nos Estados Unidos, país anfitrião da Conferência  Bretton Woods, e mais 44 países aliados, entre eles a União Soviética e o Brasil; foi lançado um plano para garantir a reconstrução e a estabilidade da economia mundial após o término da guerra. Quem definia as regras do plano era os Estados Unidos e, em menor grau, o Reino Unido.Em Bretton Woods foi estabelecido um novo padrão monetário, o dólar-ouro, em substituição ao ouro, padrão vigente até então. A emissão de dólares lastreada em ouro, equiparava-se ao próprio metal, tornando-se uma moeda de reserva, de circulação mundial e, perdurou enquanto a economia norte-americana foi inquestionavelmente hegemônica nas duas primeiras décadas do pós guerra quando alavancou o rápido crescimento das principais economias do planeta e assegurou a estabilidade econômica mundial.nesta Conferência também foram criados o  BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento –também chamado de Banco Mundial)  e o FMI (Fundo Monetário Internacional), dois organismos muito atuantes no cenário político e econômico mundial.


-Conferência de Yalta; Ocorreu em fevereiro de 1945,sendo a segunda rodada do encontro entre os três “senhores do Mundo” – Roosevelt(EUA) Churchill(Grã-Bretanha) e Stalin(URSS) – foi a mais famosa de todas as conferências da Segunda Guerra Mundial, pois nela deu-se a partilha do mundo entre os Três Grandes, nas vésperas da vitória final da Grande Aliança sobre as forças do Eixo. As decisões que foram tomadas naquela ocasião tiveram efeitos diretos e duradouros sobre povos e nações do mundo inteiro pelo meio século seguinte.

-Conferência de São Francisco:  Esta conferência ocorreu entre abril e maio de 1945 , nos EUA,  para substituir a velha Liga das Nações por uma nova organização internacional. É criada a ONU(Organização das Nações Unidas) com o objetivo de preservar a paz e a segurança coletiva e promover a cooperação internacional para a resolução de problemas econômicos, sociais, culturais e humanitários.

-Conferência de Potsdam:  realizou-se em julho de 1945 em Potsdam, na Alemanha,  numa correlação de forças diferente da de Yalta. Pouco antes da abertura da Cúpula, os americanos testaram a bomba atômica no Deserto do Novo México e usariam-na em 6 de agosto de 1945 (Hiroshima) e em 9 de agosto (Nagasaki). A posse dessa arma colocava os americanos em melhores condições de negociação. O tema principal da discussão era o futuro do território alemão. Em um clima hostil e competitivo decidiram pela divisão da Alemanha em zonas de ocupação (EUA, França, Grã-Bretanha e URSS) e foi adiada a discussão sobre a unificação alemã, proclamada como meta pelos participantes da conferência.
           
-Doutrina Trumam:  essa  doutrina criada em 1947 adotada pela política externa dos EUA durante o governo Truman foi direcionada ao bloco de países capitalistas no período pré-Guerra Fria. Tal doutrina tinha como objetivo impedir a expansão do socialismo, especialmente em nações capitalistas consideradas frágeis. Ficou conhecida como a “política da contenção”


-Plano Marshall:  consistiu em um programa dos EUA(1947) que procurava “ajudar” financeiramente a  reconstrução dos países europeus devastados durante a II Guerra Mundial. A ajuda norte americana ficou na casa dos 13 bilhões de dólares, sendo a maior transferência de capital de toda a história, realizada em condições excepcionais.

           
-Doutrina Bush:  Os ataques terroristas do dia 11 de setembro de 2001 fizeram com que os EUA aumentassem ainda mais os seus investimentos em recursos defensivos. Em 2002, com o pretexto de acabar com os ataques terroristas, o governo divulgou um documento intitulado “A estratégia de segurança nacional dos Estados Unidos”, que contém determinações para as áreas político-militar e econômica e foram apelidadas de Doutrina Bush, por causa do nome do presidente George W. Bush.Com essa nova doutrina, os EUA alteraram os padrões de política externa típicos da Guerra Fria e do final do século XX, baseados na contenção ou na tentativa de dissuadir os adversários. Segundo o documento, “não hesitaremos [os Estados Unidos] em agir sozinhos, se preciso for, para fazer uso do direito de autodefesa, de maneira preventiva e antecipada”. Dessa forma, os Estados Unidos justificam suas ações contra países considerados hostis, como ficou comprovado na invasão e na ocupação do Iraque, em 2003.O governo Bush determinou ainda o fortalecimento das alianças com outros Estados para derrotar o terrorismo no mundo e o fim da maioria dos tratados de não-proliferação de armas nucleares. Os EUA também estabeleceram que não permitiriam a ascensão de qualquer potência estrangeira que rivalize com a enorme dianteira militar dos norte-americanos, alcançada desde o fim da Guerra Fria e a derrocada da URSS. Estabelece também o compromisso do governo norte-americano em auxiliar países cujos governantes “incentivem a liberdade econômica”, numa indicação clara de que os países devem abrir ou intensificar a abertura de seus mercados, adotando de forma intensa o processo de globalização.


Professor Kléber

.
  

3 comentários:

  1. Sobre a morte do osama achei que gostaria de saber... Mundo: Exames de DNA confirmam morte de Bin Laden: bit.ly/jXu8YQ

    ResponderExcluir
  2. Um amigo certo dia falou pra mim que a hegemonia da língua inglesa era por conta do império americano. Há muito tempo que eu não ouvia esta expressão império. Eu não compreendo muito a história humana encerrada em si mesma. De certa forma e eu dou graças a Deus por viver neste mundo como se nele não vivesse. Este é um pensamento paulino, tão paulino quanto viver alegre e de certa forma também extasiado com a vida neste planeta. Mas ao falar em império, eu observo de cara a aparência geral ao andar por ruas de cidades dos Estados Unidos. Eu estive no Montana e andei em algumas cidades pequenas como na própria capital Helena. A gente só vê caminhonetona ford, Chevrolet, Dakota, só carro novo, em avenidas e ruas todas largas, arborizadas, asfalto zerado, casas sem muros, tudo arrumadinho, muita grama, muito verde. Bom, isto então é um império?. Eu agora vou desligar a internet, rezar um pouco e vou dormir, mas estou aqui pensando, se os humanos não são desiguais, por que que o mundo é tão desigual?. Quando eu rezo, sempre lembro do que o próprio Jesus Cristo disse: naquele tremendo e glorioso dia, vocês não vão me perguntar mais nada!...:)

    ResponderExcluir
  3. Gostaria tambem de saber sobre o eixo do mal.mas não achei aqui

    ResponderExcluir

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...