quinta-feira, 24 de março de 2011

TERREMOTO

-A tragédia ocorrida no Japão é mais uma prova de que a natureza é muito mais poderosa do que toda a tecnologia e informações que possamos produzir.Sei que muitas vezes nos deparamos com catástrofes naturais que nos espantam e em muitos casos, não sabemos muito bem o porquê desses acontecimentos. A seguir, irei tirar algumas dúvidas a respeito da dinâmica interna da Terra, e esclarecer alguns conceitos e situações que são ditas quando a natureza parece estar se revoltando contra nossa presença.

10 coisas que você precisa saber sobre terremotos:


I-TERREMOTOS: 

 São movimentos naturais da crosta terrestre que se propagam por meio de vibrações, podendo ser percebidos diretamente com os sentidos ou por meio de instrumentos.

II-SISMÓGRAFO:

São instrumentos que registra os terremotos ou sismos.

III-SISMOLOGIA :

Ciência que estuda os terremotos.

IV-ESCALA DE MERCALLI :

Os terremotos podem ser classificados em 12 categorias, de acordo com a intensidade perceptível aos nossos sentidos, e de acordo com o valor da aceleração do movimento vibratório das ondas que produzem o abalo sísmico.

Portanto, na Escala de Mercalli, observamos a INTENSIDADE de um terremoto.

V-ESCALA RICHTER :

Consiste na quantidade de energia desprendida, gasta num terremoto.Para que você possa ter uma ideia,veja alguns dados a seguir:

-Um abalo de grandeza 8 equivale à energia gasta em 216.000 abalos de grandeza 5.
-Um abalo de grandeza 5 equivale à energia da primeira bomba atômica testada em 1945 no Novo México, ao passo que um abalo de 8,6 é 3 milhões de vezes mais forte.


Portanto, na escala Richter, observamos a MAGNITUDE de um terremoto. Não existe um limite em graus para a magnitude, porém, não temos registrado valores que ultrapassem a 10 graus na escala Richter.

VI-MAREMOTO:

Diz-se das grandes , ondas extremamente violentas , devidas a tremores de terras submarinas.Os maremotos são também chamados de raz de maré ou ainda de tsunami.

VII- EPICENTRO/HIPOCENTRO: 

O Epicentro consiste no ponto da superfície localizado diretamente sobre o foco do abalo sísmico, ao passo que o hipocentro corresponde na fonte de onde partem as ondas
 vibratórias.



VIII- AGENTES INTERNOS DO RELEVO :

São três os tipos de agentes internos modeladores do relevo terrestre: Tectonismo, Vulcanismo e Abalos Sísmicos. 


Tectonismo
Consiste nos movimentos resultantes de pressões vindas do interior da Terra e que agem na crosta terrestre. Quando as pressões são verticais, os blocos continentais sofrem levantamentos, abaixamentos ou sofrem fraturas ou falhas. Os movimentos resultantes de pressão vertical são chamados epirogenéticos. Quando as pressões são horizontais, são formados dobramentos ou enrugamentos que dão origem às montanhas. Esses movimentos ocasionados por pressão horizontal são chamados orogenéticos.

       EPIROGÊNESE                    OROGÊNESE            
Vulcanismo

    O 
vulcanismo ocorre quando as diversas formas pelas quais o magma do interior da Terra chega até a superfície. Os materiais expelidos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos (lavas, material piroclástico e fumarolas). Esses materiais acumulam-se num depósito sob o vulcão até que a pressão gerada faz com que ocorra a erupção. As lavas escorrem pelo edifício vulcânico, alterando e criando novas formas na paisagem.
    O relevo vulcânico caracteriza-se pela rapidez com que se forma e com que pode ser destruído. Além disso, parece "postiço" sobre o relevo subjacente.


Principais localizaçãoes dos vulcões no globo terrestre:

A maioria dos vulcões da Terra está concentrada em duas áreas principais:

 Círculo de Fogo do Pacífico: desde a Cordilheira dos Andes até as Filipinas, onde se concentram 80% dos vulcões da superfície.
 Círculo de Fogo do Atlântico: América Central, Antilhas, Açores, Cabo Verde, Mediterrâneo e Cáucaso.


Abalos sísmicos ou terremotos

Consistem nas vibrações originárias das profundezas da crosta terrestre. Essa vibração propaga-se pelas rochas através das ondas sísmicas. 



IX- PRINCIPAIS CAUSAS DE UM TERREMOTO:

De modo geral existem três causas para os terremotos:

-Desabamento: os terremotos por desabamento ocorrem por dissolução e deslizamento das massas rochosas e são causados pela força da gravidade, ocorrendo em regiões suscetíveis de dissolução dos terrenos, como as constituídas por rochas calcárias. Esses desabamentos produzem tremores bem localizados, de pequena importância e menor gravidade.

-Vulcanismo: nas  áreas vulcânicas ocorrem terremotos produzidos por explosões internas, decorrentes do escape repentino de gases sob fortes pressões. Podem, ocasionalmente, ser intensos, como foi o terremoto associado ao vulcão Vesúvio no ano de 79 d. C., quando se sepultou a cidade de Pompéia. Mesmo sendo intensos, sua propagação é limitada, afetando apenas os arredores da área vulcânica.

-Tectonismo: estes são os terremotos mais importantes,uma vez que suas vibrações podem ser sentidas, sem o auxílio de sismógrafos, a mais de 2 mil quilômetros do foco (do ponto de origem do terremoto). 

 X-TSUNAMIS:  

O termo tsunami teve a sua origem vinda do Japão.O seu significado é  "onda de porto”. O fenômeno ocorre quando ondas gigantescas são formadas pelo deslocamento de um grande volume de água, de oceanos ou mares.



 Tsunami em Natori após o tremor causado pelo terremoto de 8,9 graus na tarde desta sexta-feira, Japão - Kyodo/Reuters


Assista a seguir a dois vídeos a respeito do terremoto de 9.0 graus na escala Richter que sacudiu o Japão no dia 11 de Março de 2010:  

VÍDEO I- Muito interessante este documentário.As imagens são impressionantes e as explicações apresentadas para o evento são bem simples e didáticas . Vale a pena assistir a este vídeo.






Caro amigo que visita o meu blog,fique atento que em breve blogarei o seguinte tema:

10 coisas que você precisa saber sobre os VULCÕES




Prof Kléber Caverna


.

Um comentário:

  1. Olá Professor, eu sou a KAROL da TCIM matutino no Gama. Eu gostei muito da sua materia sobre esse ultimo caso importantissimo sobre a natureza mas nao consegui ver os dois videos, no caso o Video 1 e o Video 2. Por favor eu gostaria muito de vê-los antes de fazer a prova da Procuradoria do GDF que será no domingo dia 27/03. Muito obrigada pela atenção. Abraços!

    ResponderExcluir

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...