terça-feira, 16 de novembro de 2010

ORGANISMOS MUNDIAIS - RESUMO DE ATUALIDADES

ORGANISMOS MUNDIAIS


-G7 : EUA/ALEMANHA/FRANÇA/ITALIA/RU/JAPÃO/CANADÁ – era o nome dado à reunião periódica dos sete países mais ricos do mundo: Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Inglaterra, Itália e Canadá.

-G8: G7 + Rússia – consiste em uma fusão da Rússia ao G7
-BRICS: BRASIL/RÚSSIA/ÍNDIA/CHINA/ÁFRICA DO SUL   - O termo BRIC foi criado para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Estes países emergentes possuem características comuns. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, estes países não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas.
-G20: O G20 (Grupo dos 20) é um grupo constituído por ministros da economia e presidentes de bancos centrais dos 19 países de economias mais desenvolvidas do mundo, mais a União Européia. Criado em 1999, na esteira de várias crises econômicas da década de 1990, o G20 é uma espécie de fórum de cooperação e consulta sobre assuntos financeiros internacionais. Países membros :
- África do Sul
- Alemanha
- Arábia Saudita
- Argentina
- Austrália
- Brasil
- Canadá
- China
- Coreia do Sul
- Estados Unidos
- França
- Índia
- Indonésia
- Itália
- Japão
- México
- Reino Unido
- Rússia
- Turquia
- Países membros da União Européia


-FMI:Fundo Monetário Internacional – foi criado juntamente com o BIRD na Conferência de Bretton Woods e teria a função básica de fornecer recursos financeiros, tal como um banqueiro de última instância, para aqueles países que apresentassem déficits nas contas externas, decorrentes de conjunturas internacionais adversas. Na prática, tanto o FMI como o Banco Mundial ganharam importância com a crise da dívida externa, nos anos 80, quando emprestaram ou autorizaram empréstimos apenas para os países que se dispuseram a adotar programas de ajuste de corte neoliberal.





-BIRD: Banco Internacional Para a Reconstrução e Desenvolvimento(Banco Mundial)- o  BIRD foi criado para financiar projetos de recuperação e construção da infra-estrutura necessária ao desenvolvimento econômico. Tanto o FMI quanto o Banco Mundial são dirigidos por um "Comitê de Governadores". Cada país é representado por um governador. Teoricamente, os governadores elegem o presidente do Banco Mundial, porém, na prática, o presidente do BIRD é sempre um cidadão dos Estados Unidos, escolhido pelo governo norte-americano. Já o diretor-presidente do FMI é tradicionalmente um europeu. No dia-a-dia, o Banco Mundial e o FMI são conduzidos pelos diretores-executivos.
-ONU: Organização das Nações Unidas - A ONU é uma instituição internacional formada por 192 Estados soberanos, fundada após a 2ª Guerra Mundial para manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações cordiais entre as nações, promover progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos. Os membros são unidos em torno da Carta da ONU, um tratado internacional que enuncia os direitos e deveres dos membros da comunidade internacional.
As Nações Unidas são constituídas por seis órgãos principais:
-Assembléia Geral, o Conselho de Segurança
-Conselho Econômico e Social
-Conselho de Tutela
-Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado.
Todos eles estão situados na sede da ONU, em Nova York, com exceção do Tribunal, que fica em Haia, na Holanda.Ligados à ONU há organismos especializados que trabalham em áreas tão diversas como saúde, agricultura, aviação civil, meteorologia e trabalho – por exemplo: OMS (Organização Mundial da Saúde), OIT (Organização Internacional do Trabalho), Banco Mundial e FMI (Fundo Monetário Internacional). Estes organismos especializados, juntamente com as Nações Unidas e outros programas e fundos (tais como o Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF), compõem o Sistema das Nações Unidas.

-G4: é uma aliança entre ALEMANHA,BRASIL,ÍNDIA e JAPÃO com a proposta de apoiar as propostas uns dos outros para ingressar em lugares permanentes no Conselho de Segurança da ONU.

-G5 + 1 : consiste nos cinco países do conselho permanente de segurança da ONU (EUA/FRANÇA/RU/CHINA/RÚSSIA) + ALEMANHA

-OMC: Organização Mundial do Comércio : a OMC surgiu com objetivo de tentar avaliar as relações comerciais e zelar pelo interesse de países que sofrem pressões no comércio internacional e que em vários casos ficam prejudicados. As maiores dificuldades que a Organização Mundial do Comércio encontra estão relacionadas ao protecionismo.A organização procura atuar como um intermediador, no momento em que dois países geram conflitos por motivos comerciais, derivados por medidas protecionistas de um dos lados. Um exemplo claro desse processo aconteceu em 2001, quando a empresa canadense Bombardier acionou a OMC por se sentir prejudicada, pois segundo ela, a empresa brasileira Embraer estaria sendo custeada ou subsidiada pelo governo brasileiro, de forma que esse procedimento vai contra as regras implantadas na organização.

-BID: Banco Interamericano de Desenvolvimento : Ao contrário do FMI, que é um fundo que dá ajuda a países  (ou seja aos estados), o Banco Mundial e o BID dão ajuda a projetos (podem ser a orgãos do estado - federal até municipal - ou podem ser ONGs). O BID é uma espécie de Banco Mundial para o continente americano. No entanto, BID, BIRD e FMI têm a mesma lógica. São fundos internacionais controlados por quem deposita (ou seja, pelos países ricos), têm clara orientação neoliberal e exigem uma série de contrapartidas minando a já frágil e contestável democracia representativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...