domingo, 18 de novembro de 2012

OBRAS DO MEU AMIGO E ARTISTA PLÁSTICO WERTON DIAS

Estou expondo a todos vocês que frequentam o meu blog uma parte da obra do irreverente artista plástico WERTON DIAS.Suas criações são surpreendentes e apresentam uma crítica social bem "apimentada" e uma dosagem de humor muito refinada.


Quadro : LINHA DE PRODUÇÃO
Este quadro é uma crítica ao sistema capitalista e a maneira como ele explora a classe operária, com alguns símbolos máximos dessa exploração, sendo uma releitura da Santa Ceia.


Quadro :  MÁFIA
Nesse quadro o artista cria um ambiente bem humorado, mas ao mesmo tempo  com um toque de acidez e  criticidade ao futebol brasileiro e todas as suas mazelas, esteriótipos e falcatruas.  

Quadro: OSSOS DO OFÍCIO

Novamente, o artista busca tratar de temas sociais , apresentando as diversas profissões ou aptidões, tendo com tema principal a Santa Ceia.
   
Quadro: POBRE HERÓI
Essa obra enaltece um dos mais importantes heróis do nosso cotidiano, o bombeiro.Uma visão comovente do dia-a-dia desses anônimos heróis, em um país de tantos anti-heróis.


do diaa-
Quadro: REINADO EFÊMERO

Mais uma vez sua crítica social vem a tona. O carnaval é o momento em que o súdito vira rei e os holofotes consagram aquele que durante o resto do ano é mais um invisível em nosso país.   

Quadro: RETRATO DO BRASIL : LUXO E MAZELA

Na obra Retrato do Brasil, podemos mergulhar numa realidade cruel de nosso país: a má distribuição de renda. A dicotomia de uma nação que é a sexta economia do mundo, mas com vários "Brasis" dentro do próprio país.     

Quadro:  CLÁSSICO

O tema futebol aparece mais uma vez nesse irreverente quadro.Com toda certeza os "flamenguistas" não irão gostar da "canetinha" dada pelo jogador vascaíno no jogador do Flamengo, mas isso é arte e na arte o inimaginável pode acontecer.  

Quadro : TULIPAS

Este quadro sai do contexto crítico social e mergulha no bucolismo das flores, com suas cores vibrantes e reflexivas.

Quadro: O ALEMÃO SENSÍVEL

Essa obra é uma homenagem ao seu filho Victor.


Se você gostou do estilo do artista plástico Werton Dias, entre em contato sua agente Gabriela Costa pelo e-mail : gabrielacosta23@live.com

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

QUESTÕES COMENTADAS DO ENEM - GEOGRAFIA


QUESTÕES DE GEOGRAFIA/ATUALIDADES  COMENTADAS PELO PROFESSOR KLÉBER
PROVA DO ENEM -2012 – PROVA AZUL


QUESTÃO 03:


Comentário:podemos concluir que nossa sociedade vive muitas formas de agressividade pela sua própria dificuldade em criar formas institucionais de controle social.

QUESTÃO 04:


Comentário: essa questão tanto abrange a História,a Geopolítica e Atualidades, uma vez que trata da Segunda Guerra Mundial.Nessa época, nos EUA surgiram símbolos estadunidenses contra o Fascismo, o Nazismo, ou seja, o totalitarismo.O capitão América aparece nesse contexto dando um soco no rosto de Hitler.Por outro lado, o recente lançamento do filme do Capitão América, mostra que a prova do ENEM está atenta as associações dos fatos do passado e seus impactos no mundo atual.Muitos jovens que não conheciam o Capitão América puderam conhecê-lo e de certa forma ter acesso aos eventos da II Guerra Mundial.

QUESTÃO 14:

Comentário: com uma infraestrutura portuária deficiente , nosso comércio agropecuário passa a ter muitos entraves que acabam afetando diretamente nas exportações.

QUESTÃO 18:

Comentário: a paisagem também guarda as manifestações sociais que extrapolam o âmbito puramente físico.Por outro lado, essas atividades também afetam o espaço natural.

QUESTÃO 19:

Comentário: o que pode ser observado é a prática da divisão do trabalho e a produção em série, típica do Taylorismo e do Fordismo.

Questão 20:

Comentário: a região subsaariana(área que se localiza ao sul do deserto do Saara) apresentou uma vocação as plantações voltadas à exportação, do tipo plantation, ao posso que a produção familiar de subsistência ficou marginalizada e deslocada para as periferias dessa região.

QUESTÃO 21:

Comentário: a crise de 29 foi resultado dos erros do Fordismo e da produção exacerbada sem limites, que não preconizou o fato da superprodução levar ao encalhamento dos produtos nos depósitos e posteriormente a falência das indústrias daquela época.A crise atual é fruto de uma forte e perigosa especulação financeira e bancária, que quebrou bancos, fundos de pensões, empresas privadas e públicas e atingiu a sociedade civil em todo o planeta.

QUESTÃO 22:

Comentário: o momento mostrado na figura anterior remete as manifestações do jovens da época ligadas ao desejo do fim dos conflitos existentes , contrária as ações belicosas da Guerra Fria e uma demonstração de que a juventude queria paz e amor e não a guerra.Ao final da década de 1960 e início da década de 1970, o movimento Hippie e o início da “Era de Aquário”, foram o símbolo máximo desse movimento.

QUESTÃO 23:

Comentário: o texto remete a uma discussão bem contemporânea associada a questão da obesidade e da imposição da mídia aos padrões de beleza que nos escravizam. Nossa cultura lipofóbica tem muita dificuldade de conviver com as diferentes formas de se estar no mundo e a tendência atual é que todos queiram ser iguais em tudo, sobretudo na magreza, na força e na beleza que se acredita estar presente na força dos músculos. É importante que se destaque que a obesidade não é um problema de caratê e sim de saúde pública.

QUESTÃO 24:





Comentário: pelo gráfico podemos notar que fica evidente a queda da taxa de fecundidade, ou seja, o número médio de filhos por mulher. Este fato é resultante das condições de vida nas cidades onde existe uma maior proporção de mão-de-obra feminina, uma participação mais efetiva da mulher na PEA , cada vez mais mulheres chefiando famílias e estudando mais.Com todas essas situações propostas, a mulher urbana tende a ter menos filhos.

QUESTÃO 26:

Comentário: o transporte feito por motores a combustão é um grande emissor de gases estufa e uma das consequências do aquecimento global é o derretimento das calotas polares.Uma possível solução para diminuir a emissão de gases estufa advindos dessa situação é a utilização do transporte de massa. A questão pedia uma consequência do efeito estufa e uma medida para solucionar o problema específico dos transportes.

QUESTÃO 27:

Comentário: o próprio texto deixa em evidência o fato da luta das quebradeiras de coco de babaçu pelo direito a terem acesso as suas terras, enfrentando todos aqueles que procuram tiram suas terras.Nesse caso fica subtendido uma luta contra latifundiários, empresas rurais e até mesmo posseiros.

QUESTÃO 29:

Comentário: Esta é uma questão típica da Geografia Física e o seu tema diz respeito aos Agentes Internos Modeladores do Relevo. Nesse caso específico, trata-se dos Abalos Sísmicos(terremotos).Muitas vezes um terremoto pode ser causado pelo alívio da tensão acumulada entre as placas tectônicas. Tanto o tectonismo orogenético como o epirogenético podem provocar abalos sísmicos. Podemos também ter terremotos oriundos de vulcanismo ou pela acomodação de terras.

QUESTÃO 32:

Comentário: quanto mais uma sociedade depender do setor primário( agricultura;pecuária e o extrativismo), mais ela poderá sofrer com as alterações climáticas.

QUESTÃO 33:

Comentário: pelo texto fica evidente que no processo de Globalização, as empresas irão buscar o que de melhor os países puderem oferecer a elas, sejam menores impostos;salários mais baixos; locais onde seus capitais possam render mais e a melhor qualidade de vida para os seus altos escalões.

QUESTÃO 34:

Comentário: no primeiro eixo o transporte na Região Amazônica era feito pelos rios e os colonizadores iam tomando conta das margens desses rios,s urgindo assim vilas e posteriormente até mesmo cidades.Ainda hoje, o transporte fluvial é bastante utilizado na região Amazônica.

QUESTÃO 36:

Comentário: Esse processo de descentralização industrial mencionado no texto está ligado as melhorias nas comunicações e transportes.

QUESTÃO: 37

Comentário: essa questão está associada ao estudo do relevo; das estruturas geológicas terrestres e das Eras Geológicas. Ao falar dos crátons(São rochas magmáticas e matamórficas muito antigas, das eras Pré-Cambriana e Paleozóica. Apresentam-se desgastadas e com baixas altitudes, porque sofreram forte processo erosivo. ), o texto deixa em evidência as pistas para se responder a questão. Ao associar as regiões cratônicas a regiões antigas com presença de escudos cristalinos da Era Pré-cambriana a única resposta possível era a letra A, mesmo sem citar o fato de se tratar de manchas proterozoicas  locais favoráveis ao minerais metálicos, tais como o ferro e o manganês.

QUESTÃO 38:

Comentário:
Um dos maiores impactos ambientais ligados a parte hídrica consiste na poluição por agrotóxicos e na retirada indiscriminada de água para a irrigação de grandes projetos agropecuários.

Obs: por outro lado, a letra “e” também consiste em uma forma de produção de impactos socioambientais.O GABARITO OFICIAL CONSIDEROU A LETRA "E" COMO SENDO A CORRETA, MAS PARA MIM ESTÁ QUESTÃO PODE APRESENTAR DUAS RESPOSTAS.

QUESTÃO 42:

Comentário: se o aumento do consumo d água é maior que o próprio crescimento da população mundial, uma das medidas que podem ajudar no processo de obtenção de água potável é a reutilização hídrica.

QUESTÃO 43:

Comentário: a música citada diz respeito as andanças de um viajante pelo país, ou seja, pelo movimento migratório do viajante.

QUESTÃO 45:

Comentário: na verdade a expansão dos transgênicos em nosso país trouxe muitos avanços a nossa agricultura, porém, não alterou os graves problemas no campo de nossa estrutura fundiária concentradora de terras nas mãos de poucos, bem como as más condições sociais das populações menos favorecidas que vivem no meio rural.

QUESTÃO 46:

Comentário: Para responder esta questão é necessário que saibamos quais são os 3 R´s: Reduzir – é diminuir o consumo de produtos e o desperdício de materiais, utilizando apenas o necessário. Reutilizar – é reaproveitar os materiais que estiverem em bom estado, antes de seu descarte. Reciclar - é devolver o material usado ao ciclo de produção, entregando –o à coleta seletiva.

QUESTÃO 52:

Comentário: este tema está ligado a um dos problemas urbanos mais comuns em nosso, a falta de saneamento básico. A doença em questão é a leptospirose.

QUESTÃO 71:

Comentário: pelas condições propostas pelo texto, a energia eólica é a que melhor se encaixa devido aos menores impactos produzidos e pela disponibilidade de ventos na região.
Prof. Kléber

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...