segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

EXERCÍCIOS DE ATUALIDADES - ESTILO FUNIVERSA (GABARITADOS)

1-No trecho do texto de Milton Santos que diz que “O mundo é confuso e confusamente entendido. A realidade é mediocremente construída resumindo vários contextos em uma única abordagem, refém dos detentores do dinheiro, poder e da informação.”, ASSINALE COM UM “X”, a alternativa que melhor explica o que o autor quis dizer sobre a globalização:

a-(    )-para Milton Santos a globalização é um fenômeno que só atinge os locais mais ricos do mundo e detentores do poder econômico.
b-(  x )- para Milton Santos a globalização nos é apresentada como sendo igualitária, porém, na verdade, ela é excludente e manipulada pelos detentores do poder econômico e da própria manipulação da informação.
c-(    )- para Milton Santos a globalização não atinge todos os lugares , uma vez que o poder da informação está restrita aos países desenvolvidos e mais inseridos no mundo contemporâneo.
d-(    )- para Milton Santos a globalização é um processo que procura dar as mesmas condições de poder econômico , social e tecnológico a todas as pessoas, sem discriminação.
e-(    )- para Milton Santos a globalização é um fenômeno que interliga a cultura, os esportes, as telecomunicações, as sociedades e até mesmo as diversas culturas, procurando sempre uma outra globalização.

2- A Globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Sobre este tema e assuntos correlatos, assinale a única alternativa incorreta:

a-(    )-a globalização compreende os fluxos monetários, de pessoas  e de mercadoria;gernado cada vez mais a interdependência dos países e das pessoas.
b-(   )- A globalização pode gerar um grande impasse à medida que o avanço tecnológico aumenta o desemprego, pois o aumento da oferta pode não encontrar poder de consumo na maioria da sociedade.
c-( x  )- A globalização pode ser descrita como um processo de difusão de idéias e valores, de formas de produção e de trocas comerciais que atravessam e rompem as fronteiras nacionais.
O fenômeno da globalização vem contribuindo para uma maior igualdade  dos circuitos da mídia e da informação eletrônica com uma recíproca fertilização cultural, onde todos são beneficiados da mesma forma.
d-(    )-  Para muitos, a globalização teve a sua primeira etapa com as “Caravelas” e foi se transformando com o passar do tempo. Sua segunda etapa viria com a Primeira Revolução Industrial e chegaria até a Segunda Guerra Mundial.Após a II Grande Guerra, iniciaria a terceira etapa da globalização, que seria somada ao advento da Terceira revolução Industrial ( Revolução Técno-científica-informacional).
e-(    )- Caso não ocorra uma maior democratização dos meios de comunicações em pouco tempo, uma minoria será detentora desse tipo de informação/tecnologia e uma maioria será manipulada e controlada por verdadeiros “senhores feudais do conhecimento”.

3- Tendo em vista este incrível fenômeno chamado globalização e os seus impactos no nosso dia-a-dia, assinale com um “X’ A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA:

a-( x  )-O processo de globalização passou por três momentos distintos: a primeira fase da globalização, ou primeira globalização, dominada pela expansão mercantilista da economia-mundo européia, a segunda fase, ou segunda globalização, que é caracterizada pelo expansionismo industrial-imperialista e colonialista e, por última, a globalização propriamente dita, ou globalização recente, acelerada a partir da revolução técno-científica-informacional.
b-(    )-Podemos observar que o processo produtivo mundial é formado por um conjunto de umas 400 a 450 grandes corporações espalhadas em economias planificadas, sendo a maioria delas produtora de automóveis e ligada ao petróleo e às comunicações, que têm seus investimentos espalhados pelos cinco continentes.
c-(    )-A Globalização e a abertura da economia  são processos recentes do início do século passado, de caráter  irreversíveis, que nos atingem no dia-a-dia das formas mais variadas e temos de aprender a conviver com isso, porque existem mudanças positivas para o nosso cotidiano e mudanças que estão tornando a vida de muita gente mais difícil.
d-(    )-Cada vez mais a globalização vem estabelecendo um intercâmbio acelerado (reduzindo o espaço e o tempo), não só na esfera econômica (mercados, tecnologia de produção), mas atingindo também, os hábitos, os padrões culturais e de consumo em nível mundial. Com isto acelerou-se também a livre circulação de pessoas, serviços, capitais e mercadorias entre os blocos regionais, sem que ocorram nenhum tipo de restrições para estes fluxos.
e-(    )-a globalização é um fenômeno que leva a democracia e a justiça para todos os cantos da Terra, uma vez que procura interagir tanto os globalizadores como os globalizados, sem que ocorram perdas para um dos dois lados.

4-   A ausência do planejamento científico, orientador de ações de curto, médio e longo prazo, facilitou a ação da “mão invisível do mercado” que, por sua vez, produziu espaços segregados, tanto para os pobres quanto para os ricos. A mão invisível do mercado detonou a concepção de “cidade misturada”, distanciando cada vez mais o pobre do rico, social e espacialmente. A discriminação econômica, social e espacial é cada vez mais gritante. Sobre este tema e suas implicações, assinale a única alternativa errada:

a-(    )-Como conseqüência desta situação,  as médias e grandes cidades brasileiras têm-se transformado em verdadeiras prisões domiciliares, na medida em que circular pelas ruas e avenidas, freqüentar praças e jardins depois que o sol se põe exige coragem dos que se atrevem a espairecer.
b-(    )-cada vez mais as classes média e alta, com todo o conforto que a modernidade lhes oferece, estão cada vez mais se auto-segregando, se auto protegendo atrás de muros altos, cercas elétricas, cães amestrados e violentos, seguranças particulares.
c-(     )-os pobres, cada vez mais empobrecidos e marginalizados, vivem geralmente em áreas de riscos, em bairros distantes e desprovidos de grande parte da infra-estrutura urbana necessária, sobrevivendo por meio das atividades econômicas informais que os tornam mais fragilizados e excluídos.
d-(  x  )-Diante desse quadro, é possível ser esperançoso, acreditar que a cidade é um espaço de interação e de integração.Se “a esperança venceu o medo”, máxima da entronização de Lula no poder central do país, podemos esperar que também nas nossas cidades, nas nossas metrópoles, também “a esperança vencerá as desigualdades crescentes”.
e-(     )- As cidades, cujo crescimento foi iniciado pelo êxodo rural e agora, em muitos casos, é fomentado pelo fluxo migratório urbano-urbano, sofreram um enorme impacto e passaram a enfrentar problemas de habitação, infra-estrutura básica e social e necessidade de gerar empregos para uma população completamente despreparada para as atividades típicas destes centros.

5-A divisão política e administrativa do Brasil nem sempre foi a mesma. Do século XVI ao século XX, o país teve diversos arcabouços político-administrativos, a saber: as donatarias, as capitanias hereditárias, as Províncias e finalmente os Estados, os Distritos e os municípios.  A partir da Constituição de 1988 nosso país passou a ter a configuração atual quanto ao número de Estados, porém o número de municípios continua crescendo. Sobre este tema, assinale com um “x” a única alternativa correta.

a-(    )- a partir de 1988, o Estado de Fernando de Noronha transformou-se em um Distrito do Pernambuco.
b-(    )- com a divisão do Estado de Goiás em 1988 ,surgiu o Estado de Tocantins , que se encontra na região Centro Oeste do Brasil.
c-(    )- a partir de 1988 a Região Nordeste passou a incorporar os Estados de Fernando Noronha e do Maranhão.
d-(    )- em 1988 surgiram quatro novos Estados brasileiros: Amapá,Fernando de Noronha, Tocantins, Rondônia e Roraima;
e-( x )- O IBGE, que foi criado em 1936,  elabora divisões regionais do território brasileiro, com a finalidade básica de viabilizar a agregação e a divulgação de dados estatísticos. 


6-Um dos maiores problemas do século XXI é o crescimento exagerado das cidades, tal fato produz grandes agravantes ambientais, já que o crescimento ocorre de forma rápida e desorganizada. Existem inúmeros fatores que comprometem o meio ambiente, como a produção do lixo e esgoto, as chuvas ácidas, as poluições, o desmatamento, os problemas de temperatura entre outros.
            -A respeito deste tema, assinale com um “X”, qual o problema urbano que é caracterizado pela elevação da temperatura nos espaços urbanos, se comparado ao clima de zonas fora das cidades, tendo como principais causas os  poluentes lançados na atmosfera; a utilização de ar condicionado e refrigeração; a fumaça de automóveis; a concentração de edifícios ; a escassez de vegetação e outros.

a-(     )-eutrofização
b-(     )-smog
c-(  x )-ilhas de calor
d-(     )-chuvas ácidas
e-(     )-inversão térmica

7-O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia. Diante desta constatação, surge a idéia do Desenvolvimento Sustentável (DS), buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, ainda, ao fim da pobreza no mundo.           Nesse sentido, em 1987, o documento “Our Common Future” (Nosso Futuro Comum) apresentou um novo olhar sobre o desenvolvimento, definindo-o como o processo que “satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. É a partir daí que o conceito de desenvolvimento sustentável passa a ficar conhecido.
-Como também ficou conhecido este documento criado em 1987?

a-(      )- Protocolo de Kyoto
b-(  x  )- Relatório Brundtland
c-(      )- Relatório do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change)
d-(      )- Convenção da Agenda 21  e da Carta da Terra
e-(      )- COP 15

8-Dólar  cai  mais de 1% e fecha abaixo de R$ 1,70  nesta quinta-feira(4/11/10).Moeda americana terminou o dia em queda de 1,35%, vendida a R$ 1,678, sendo que desde o dia 20 de outubro a divisa não rompia linha do R$ 1,70.
-Tomando por base este tema, assinale a alternativa que não tem correlação com o tema exposto.

a-(    )-a crise imobiliária que teve o seu início a partir de 2008
b-(    )-a autorização do governo dos EUA de emitir mais moeda e lançar no mercado
c-(    )-a atração natural que nosso país vem exercendo nos últimos meses devido a estabilidade econômica e a nossa taxa de juros que ainda é elevada para os padrões mundiais.
d-(    )-a grande entrada de dólares em nosso país, fazendo com que nossa moeda se valorize em relação a moeda norte-americana.
e-( x )-a supervalorização do yuan, a moeda chinesa, que acabou gerando uma correria as bolsas de valores da China.

9-Um desastre natural acontece quando um fenômeno natural vitima pessoas ou ocasiona danos à propriedade. Quando o acontecimento ocorre em áreas onde não há presença ou interesse humano, não pode ser classificado como desastre natural.
-Sobre este tema, assinale a única alternativa incorreta:


a-(   )- O aquecimento global em si não se configura como um desastre natural, mas as consequências causadas por ele sim. Com o derretimento das calotas polares, por exemplo, o nível do mar subiria, deixando boa parte da população que vive em áreas costeiras desabrigada.
b-(   )- As condições econômicas e sociais e a localização dos terremotos que atingiram Chile e Haiti explicam porque um abalo muito superior, como o chileno, causou um número mínimo de vítimas em relação ao fenômeno que devastou o Haiti, em janeiro passado.
c-(   )- o  tsunami ocorrido no final de outubro  na Indonésia provocou dezenas de mortos , com ondas de três metros que varreram várias aldeias costeiras do arquipélago de Mentawai, composto por cerca de 70 ilhas.
d-( x  )- A ONU (Organização das Nações Unidas) anunciou que as inundações ocorridas entre agosto e setembro de 2010 no Afeganistão  mataram ao menos 1.600 pessoas e afetam 13 milhões, ultrapassando os danos causados pelo tsunami que atingiu o sudeste asiático em 2004.
e-(   )- As erupções ocorridas no vulcão localizado sob a geleira Eyjafjallajoekull, na Islândia, e os distúrbios causados pela fumaça ao tráfego aéreo em diversos países da Europa, impactando conexões em todo o mundo, duraram vários dias e provocaram o caos em quase todo o mundo.

10- É uma atividade que está sob controle de máfias, funciona em rede e representa um grande quebra-cabeças: nomes, endereços, números, denúncias, difíceis de serem solucionados, visibilizados para a opinião pública.Sobre este tema, assinale a única alternativa correta:

a-(   )-O narcotráfico é uma atividade da economia formal.
b-(   )-Banqueiros, contrabando de cargas de caminhões, comércio clandestino de armas são atividades praticadas informalmente sem nenhuma relação com o tráfico de drogas.
c-( x )-A guerra do tráfico de drogas  encontra problemas em todas as classes sociais de nossa  sociedade.
d-(    )-O aumento da taxa de criminalidade está mais relacionada ao desemprego do que a guerra pelo controle dos pontos de vendas de drogas em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

11-Diante das necessidades criadas pela globalização, os países do Cone Sul firmaram um tratado buscando facilitar as relações comerciais e aumentar a cooperação econômica entre os países membros, criando o Mercosul. Assinale a alternativa que apresenta o país que NÃO participou do Tratado de Assunção, em 1991



a-(    )-Brasil
b-(    )-Paraguai
c-(    )-Uruguai
d-( x )-Chile
e-(    )-Argentina

12-São exemplos de energias renováveis:


a-(     )-energia nuclear
b-(     )-petróleo e gás natural
c-( x  )-solar e eólica
d-(     )-gás natural e carvão vegetal
e-(     )-carvão mineral e carvão vegetal


13-A organização constituída pelos países produtores e exportadores de petróleo, que promoveu uma crise energética mundial ao dobrar o preço de petróleo em 1973 é:

a-(     )-APEC
b-(     )-BIRD
c-(     )-OMC
d-( x  )-OPEP
e-(     )-NAFTA

14-A popularidade do presidente do Chile cresceu depois do acidente que deixou 33 mineiros soterrados, na Mina de San José, no Norte do país. O episódio, que ocorreu há mais de um mês, gerou mobilização no Chile desde o dia 23 de agosto, quando se descobriu que os mineiros estavam vivos. Tomando por base este episódio, assinale a alternativa que apresenta:
I-Local do acidente
II-Nome do presidente do Chile
III-Nome da sonda que foi usada no resgate
IV-Nome da Mina

a-(     )-Deserto de Calahari – Michelle Bachelet – sonda soyus – Mina San Lourenço
b-(     )-Deserto de Neguev – Juan Manuel Santos – sonda primus –Mina San Sebastian
c-(     )-Deserto de Mojav – Álvaro Urube – sonda milagres –Mina Milagres
d-( x  )-Deserto de Atacama – Sebastiãn Pinêra – sonda phênis –Mina San Jose
e-(     )-Deserto de Ghobi – Jose Pepe Mujica – sonda alpha – Mina De La Peña

15-No Oriente Médio encontra-se a maior riqueza mineral da Ásia: o petróleo. Ali estão os principais lençóis petrolíferos do globo, porém a exploração desse recurso está voltada basicamente para o abastecimento do mercado externo. A região vem enfrentando nos últimos anos inúmeros problemas sociais, políticos e econômicos.
-Sobre o Oriente Médio, assinale a única alternativa incorreta:

a-( x )-a questão envolvendo a condenação a morte da jovem iraquiana Sakineh Mohammadi Ashtian,por adultério e assassinato de seu marido.
b-(    )-a questão do ataque israelense a flotilha humanitária em maio de 2010.
c-(    )-as desavenças entre Israel e ANP , no que diz respeito a criação de um Estado árabe Palestino.
d-(    )-a retirada das tropas dos EUA do Iraque e o envio de novas tropas norte-americanas ara o Afeganistão.
e-(    )-a questão nuclear envolvendo o presidente Ahmadinejad

16-A América Latina está conformada por países da América do Sul, América Central e México (América do Norte). É banhada pelos Oceanos Atlântico e Pacífico e abriga importantes recursos naturais, contemplando a floresta amazônica que possui pelo menos metade de todas as espécies vivas conhecidas. Sobre a atual conformação sócio-econômica e política da  América Latina, assinale com um “x” a única alternativa incorreta:

a-(    )-o novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos é pró-EUA e é de direita
b-( x  )-as narco-guerrilhas de esquerda que atuam Colômbia são as FARC´s, o ELN e a AUC.
c-(    )-a Venezuela de Hugo Chaves vem passando por uma forte crise institucional e econômica, devida a maneira quase “ditatorial” de seu governante.
d-(    )-tanto o Paraguai como a Bolívia e o Equador, são países que nos últimos anos vem travando “batalhas” de cunho nacionalistas, envolvendo empresas e acordos feitos com o Brasil.
e-(    )-A morte de Nestor Kirchner desestruturou as eleições para o ano que vem na Argentina.

17-A economia brasileira segue trajetória bastante sólida, apesar da crise imobiliária e da guerra cambial que estamos vivenciando.Ainda temos muito o que fazer, porém, cada vez mais os investidores estrangeiros rumam pra o nosso país e nos inundam com seus dólares.Tomando por base este tema e assuntos correlatos, assinale a única alternativa incorreta:

a-(   )-a nossa matriz de transportes dá muito mais ênfase ao rodoviarismo e é necessário que diversifiquemos ainda mais nossas modais de transporte.
b-( x  )-a matriz elétrica brasileira está centrada nos combustíveis fósseis, fato este que tem grandes possibilidades de melhorar nossa situação , com as descobertas de petróleo de gás natural no pré-sal.
c-(   )-nossa rede de portos e aeroportos ainda não estão prontos para receber os turistas que virão com a copa de 2014 e a olimpíada de 2016.
d-(   )-o uso dos biocombustíveis em nosso país é um fato que pode nos tornar um grande exportador destas commodities energéticas.
e-(   )-nossa balança comercial vem sendo abalada pelo excesso de moedas estrangeiras, que acabam por subvalorizá-las e ao mesmo tempo valorizar a nossa moeda.


domingo, 19 de fevereiro de 2012

ENTENDA O PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO DOS AEROPORTOS BRASILEIROS

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) arrecadou R$ 24.535.132.500 com o leilão dos aeroportos de Brasília (JK),Guarulhos (Cumbica)e Campinas (Viracopos.O leilão foi feito na Bolsa de Valores de São Paulo(Bovespa) e o  valor obtido é quase cinco vezes os R$ 5,5 bilhões, previstos no edital de licitação.


BRASÍLIA (JK) - o aeroporto de Brasília foi arrematado por R$ 4.501.132.500, com o lance feito pelo consórcio Inframerica Aeroportos, composto pelas empresas Infravix Participações SA (50%) e Corporacion America SA (50%).O contrato de concessão prevê um período de transição de seis meses, prorrogável por mais seis, no qual a concessionária administrará o terminal em conjunto com a Infraero. Passado esse período, o novo controlador assume as operações do aeroporto.


GUARULHOS (Cumbica) – o aeroporto de Guarulhos tem prazo de 20 anos, e foi  arrematada por R$ 16,213 bilhões pelo consórcio Invepar – composto pelas empresas Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A) e ACSA, da África do Sul.


CAMPINAS (Viracopos) –O Aeroporto Internacional de Viracopos ficou em R$ 3,821 bilhões, para o consórcio Aeroportos Brasil, composto pela Triunfo Participações e Investimentos (45%), UTC Participações (45%) e Egis Airport Operation (10%).



Obs: É importante salientarmos que a gestão do espaço aéreo nos terminais concedidos não sofrerá mudanças e continuará sob o controle do Poder Público.







sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PROVA DO BANCO DO BRASIL - ATUALIDADES - Fevereiro/2011 Cargo de Escriturário Seleção Externa - Nível Inicial da Carreira Administrativa


   
   

FCC  -  2011  -  Banco  do  Brasil
Atualidades

21.  O ministro das Relações Exteriores do Brasil declarou [em 09/01/11] que a maioria dos países do mundo, entre eles os da União Europeia, reconhecerão em 2011 a região como um Estado. [...] "Caso a União Europeia (UE) não o faça, a Espanha será o primeiro país a reconhecer o Estado", garantiu. O ministro disse ainda que, antes do fim de setembro, a maioria da comunidade internacional irá reconhecer o Estado independente. Em dezembro [de 2010], Brasil, Argentina, Bolívia e depois Equador reconheceram a região como um Estado livre e independente no interior das fronteiras de 1967, ou seja, o traçado da fronteira antes da guerra dos Seis Dias. (Adaptado de www.historianet.com.br)
 O texto refere-se ao reconhecimento

 (A) de Kosovo.
 (B) da Bósnia-Herzegovina.
 (C) da Palestina.
 (D) da Somália.
 (E) de Montenegro.

22.  Diante de uma cadeira vazia para simbolizar a ausência do ganhador, o Comitê Nobel realizou nesta sexta-feira [10/12/2010], em Oslo, a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel e pediu publicamente ao país de origem do vencedor que liberte o dissidente condenado a 11 anos de prisão. Ao terminar seu discurso, o presidente do Comitê Nobel, Thorbjoern Jagland, pousou simbolicamente o diploma e a medalha do Nobel da Paz 2010 numa cadeira vazia. Junto à cadeira, havia um grande retrato do ganhador sorridente. (Adaptado de exame.abril.com.br/economia)
 O ganhador do Nobel da Paz 2010 tem nacionalidade

 (A) chinesa.
 (B) sul-coreana.
 (C) angolana.
 (D) russa.
 (E) paquistanesa.

  23.  O alerta sobre o aparecimento de um novo problema de saúde capaz de se espalhar pelos países do globo suscitou o medo do surgimento de uma nova pandemia – poucos dias após o anúncio da OMS sobre o fim da pandemia de gripe A (H1N1). Especialistas consultados acreditam que a situação merece atenção, principalmente em relação às UTIs, mas não há necessidade de alarmismo e mudanças no cotidiano das pessoas.
(Adaptado de veja.abril.com.br/noticia/saude)

O texto se refere a 

(A)  uma nova gripe que afeta principalmente os jovens.
 (B)  um vírus mutante mais devastador que o vírus da aids.
(C)  um tipo especial de hepatite apelidada de hepatite C+.
 (D)  uma mutação do parasita da malária, resistente ao quinino.
 (E)  uma superbactéria resistente a quase todos os antibióticos.

24.  Wikileaks.org foi fechado, mas o site ainda pode ser acessado de várias outras formas.
(http://www.gizmodo.com.br/conteudo/wikileaksorg)
 O site  Wikileaks tornou-se um dos assuntos mais comentados pela mídia desde o final do ano de 2010. Sobre o site são feitas as seguintes afirmações:

   I.  Foi criado e encabeçado pelo australiano Julian Assange que teve ordem de prisão decretada por crimes sexuais.
   II.  É financiado e estimulado por países comunistas, como a China e ex-comunistas como a Rússia e a Polônia.
   III.  Mantém arquivo e divulga comunicações diplomáticas americanas com suas embaixadas em vários países do mundo.
   IV.  Foram poupados muitos países emergentes e subdesenvolvidos, como exemplos o Brasil, a Colômbia e a Venezuela.

 Está correto o que consta APENAS em

 (A)  I e II.
 (B)  I e III.
 (C)  I e IV.
 (D)  II e III.
 (E)  III e IV.

25.  ...... é o filme de maior público na estreia da história do cinema nacional. Segundo dados do Filme B e da Rentrak – empresas que contabilizam dados de bilheteria no país – entre sexta-feira (08/10/2010), dia do lançamento em 696 salas do país, e o último domingo (10/10/2010), a produção foi assistida por 1,25 milhão de espectadores.
(Adaptado de http://g1.globo.com)

O título do filme a que se refere o texto é

(A)  Lula – O filho do Brasil.
 (B) Chico Xavier.
 (C) Nosso Lar.
 (D)  Tropa de Elite 2.
 (E)  Se eu fosse você 2. 

 26.  A conferência da ONU, a COP-16, realizada em Cancun [México] chegou ao último dia (10/12/2010) sem um acordo. (Adaptado de http://g1.globo.com)
 A Conferência mencionada tinha como um de seus objetivos

 (A)  debater as causas e consequências  do processo de desertificação no mundo.
 (B)  discutir o corte nas emissões de gases poluentes responsáveis pelo efeito-estufa.
 (C)  analisar os efeitos do derretimento da calota polar no hemisfério norte.
 (D)  promover o levantamento das perdas florestais provocadas por desmatamento.
(E)  buscar fórmulas de reduzir a fome e a subnutrição nos países pobres.

27.  O Censo 2010 contabilizou, até 31 de outubro deste ano [2010], 185.712.713 residentes no país, incluindo brasileiros e estrangeiros. A informação foi publicada nesta quinta-feira (4/11/2010), no Diário Oficial da União. Foram visitados, segundo a publicação, 67.275.459 domicílios. (Adaptado de http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010)
 Um dos dados mais importantes do Censo/2010 refere-se

 (A)  ao fato da população jovem (0 a 20 anos) estar aumentando sensivelmente.
 (B)  à diminuição percentual da população urbana em todo o país.
(C)  à substituição do sudeste pelo Nordeste como região mais populosa.
 (D)  ao crescimento da população economicamente ativa no setor primário.
 (E)  ao aumento percentual da população idosa (60 anos ou mais) no país.

28.  Foi bastante comentada pela mídia a oferta feita pelo presidente do Brasil, em agosto de 2010, de asilo humanitário para a mulher

 (A)  palestina, condenada à prisão perpétua pela explosão de bombas nas ruas centrais de Jerusalém.
 (B)  iraniana, condenada à morte por apedrejamento por adultério e conspiração para matar seu marido.
 (C)  indiana, sentenciada a 30 anos de prisão pelo envenenamento e morte dos filhos e do marido.
 (D)  colombiana, sentenciada à morte por ter sido acusada de pertencer à guerrilha das Farcs.
 (E)  angolana, condenada a cumprir 25 anos de prisão por fazer parte de grupo terrorista que atua na Europa.

29.  Depois de dois dias de julgamento, a maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou [em 30/04/2010] ação proposta pela Ordem dos Advogados do
Brasil (OAB) que questionava a Lei e propunha uma revisão. No debate, venceu, por 7 votos a 2, a tese defendida pelo relator da ação, ele próprio uma vítima da ditadura. O ministro observou que a Lei de 1979 resultou de amplo debate, que envolveu políticos, intelectuais e entidades de classe, dentre as quais, a própria OAB.
(Adaptado de http://www.estadao.com.br)
 O objeto da discussão foi a Lei

 (A) da Anistia.
(B) da Ficha Limpa.
(C)  de Licenciamento Ambiental.
(D)  do Código Civil.
(E)  de Defesa do Consumidor.

30.  Em 2010, nova quebra de patentes agita o mercado farmacêutico brasileiro. Sobre o assunto são feitas as afirmações:
   I.  Os laboratórios farmacêuticos do país passaram a produzir versões genéricas do remédio contra a disfunção erétil.
   II.  As patentes de medicamentos para tratamento da aids foram retomadas pelos laboratórios estrangeiros.
  III.  Os novos genéricos apresentam preços inferiores aos produtos que tiveram as patentes quebradas.

 Está correto o que consta APENAS em 

(A)  I.
(B)  I e II.
(C)  I e III.
(D)  II.
(E)  II e III.

GABARITO:
21 – C / 22 – A / 23 – A / 24 – B/ 25 – D/ 26 – B/ 27 – E/ 28 – B/ 29 – A/ 30 - C

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...