domingo, 29 de janeiro de 2012

FGV : EXEMPLOS DE QUESTÕES ELABORADAS PELA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS


 

EXEMPLOS DE QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES DA FGV





1- Em 20 de janeiro de 1935,o escritor Monteiro Lobato endereçou ao presidente Getulio Vargas uma carta cujo tema principal era a exploração de petróleo no Brasil. Na carta, Lobato fazia referências a manobras da empresa Standard Oil para “senhorear-se das nossas melhores terras potencialmente petrolíferas” e outros alertas a respeito da exploração do produto no país. A respeito da polêmica sobre os direitos de exploração do petróleo no Brasil,durante a era Vargas, é correto afirmar que:

 a) uma ruidosa campanha cujo lema era “O Petróleo é nosso!” teve impulso em 1946, durante a redemocratização do país, culminando com a criação da Petrobras em 1953, pelo presidente Getulio Vargas.
 b) imediatamente após a intervenção de Monteiro Lobato, o governo dos EUA obteve de Getulio Vargas a concessão para pesquisas e prospecção referentes ao petróleo em território brasileiro.
c) os alertas de Monteiro Lobato e vários de seus livros serviram de base para a política petrolífera dos governos de Vargas entre1935 e 1945,culminando com a nomeação de Lobato como ministro das Minas e Energia nesse período.
d) preso em 1941, Monteiro Lobato foi acusado de entreguista por defender a participação de empresas estrangeiras na exploração do petróleo no território nacional.
e) as críticas de Lobato à política de exploração de petróleo provocaram o endurecimento do regime e o estabelecimento do Estado Novo em 1937, com a adoção da censura e a prisão de oposicionistas.

2- Alguns fatos têm marcado a geopolítica internacional, dentre eles a aproximação entre o Brasil e o Irã. Isso tem provocado reações de alguns países, especialmente dos EUA, que cobram do Brasil uma postura mais rigorosa em relação ao país persa. Assinale a alternativa que melhor explique esses fatos.

a) Os EUA temem que o Brasil adquira tecnologia nuclear do Irã, o que criaria um contrapeso à hegemonia norte-americana no continente.
b) Após as recentes descobertas de petróleo na Bacia de Santos, o Brasil passou a ver o Irã como uma porta de entrada à OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
c) A política sistemática do diálogo, adotada pelo Brasil, é sentida pelos EUA como um enfraquecimento às políticas de sanções impostas ao país persa.
d) Os EUA temem que o Brasil, ao fortalecer relações com o Irã, passe a adotar políticas antissemitas.
e) A recente visita ao Brasil da secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, expressou a preocupação daquele país com o poderio militar e o reconhecimento do Brasil como importante país emergente.
 

3- Observe atentamente a figura:

A análise evolutiva da matriz energética mundial, em 1973 e 2002, permite afirmar que:
<!--[if !vml]--><!--[endif]-->


a) A diminuição do petróleo na matriz mundial reflete a baixa dos seus estoques mundiais.
b) A matriz tornou-se mais renovável com a diminuição do petróleo e do carvão e o aumento da energia nuclear.
c) A manutenção do percentual de participação das fontes renováveis e de resíduos reflete a estagnação econômica dos países pobres que ainda utilizam a lenha de forma ampla.
d) Os dados mostram que não houve mudanças significativas, sobretudo em relação ao conjunto das fontes não renováveis.
e) O Brasil apresenta uma matriz energética muito parecida com a média mundial.

 
4- Com base nas notícias amplamente veiculadas pela mídia acerca do pré-sal, assinale a única alternativa que não traz aspectos relevantes relacionados a esse tema.

a) Discute-se sobre uma divisão equitativa dos lucros advindos da exploração do petróleo do pré-sal entre todos os estados da federação e não apenas entre os estados produtores.
b) Discute-se sobre um novo marco regulatório que permita a exploração do petróleo em parceria com empresas estrangeiras, mas que mantenha a hegemonia do Estado brasileiro por meio de uma nova empresa estatal.
c) Argumenta-se a favor da destinação dos lucros advindos da exploração do petróleo do pré-sal, com ênfase em programas sociais e ambientais.
d) Questiona-se se a euforia do petróleo do pré-sal poderá enfraquecer o desenvolvimento dos biocombustíveis e de outras fontes alternativas.
e) Questiona-se se os países membros da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) aceitarão o Brasil como novo membro, já que o país pretende ser um exportador de petróleo bruto, mas ainda não o explora suficientemente para integrar a Organização.


5 “A polêmica em torno da construção da usina de Belo Monte, na Bacia do Rio Xingu, em sua parte paraense, já dura mais de 20 anos. Entre muitas idas e vindas, a hidrelétrica de Belo Monte, hoje considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, vem sendo alvo de intensos debates na região, desde 2009, quando foi apresentado o novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA), intensificando-se a partir de fevereiro de 2010, quando o MMA concedeu a licença ambiental prévia para sua construção.” Fonte: Instituto Socioambiental, especial Belo Monte. (http://www.socioambiental.org/esp/bm/index.asp).Acessado em 13/04/2010.

Sobre essa polêmica, assinale a alternativa correta:

a) A Usina de Belo Monte foi projetada para suprir a demanda energética do Pará, em expansão devido ao crescimento dos polos mineral, metalúrgico e químico do estado.
b) A Usina de Belo Monte será construída nas proximidades de Altamira (PA) e seu entorno foi previamente desmatado, de forma a minimizar o impacto ambiental do empreendimento.
c) As usinas hidrelétricas instaladas nos rios amazônicos, tais como o Xingu, geram cerca de 30% da eletricidade transmitida pelo Sistema Elétrico Nacional (SIN).
d) As comunidades locais, principalmente agricultores ribeirinhos e povos indígenas, são majoritariamente favoráveis à usina, devido ao seu potencial de geração de empregos e de crescimento econômico.
e) A Usina de Belo Monte foi projetada para ser a terceira maior usina hidrelétrica do mundo,com 11 mil MW de potência instalada; porém a produção de energia deverá sofrer grandes oscilações, com picos no período das chuvas.

 
6- Em janeiro de 2010, o Haiti sofreu um terremoto de consequências devastadoras: contaram-se cerca de 212 mil mortos, um milhão de pessoas ficaram desabrigadas e boa parte da capital do país, Porto Príncipe, foi reduzida a escombros. Essa tragédia ocorreu em um país assolado pela miséria e pela fragilidade institucional.
Sobre a história recente do Haiti, considere as seguintes afirmativas:

I Os Estados Unidos invadiram o Haiti em 1915 e permaneceram no país até 1934.
II Em 1957, François Duvalier (Papa Doc) assumiu o poder, apoiado pelos Estados Unidos, e iniciou um amplo processo de desconcentração da propriedade fundiária.
III Durante a década de 1990, o país viveu um curto período de prosperidade, fruto da estabilização política, da democratização e do crescimento das exportações.
IV Em 2004, em meio a um cenário de guerra civil, o Conselho de Segurança da ONU criou uma “força de paz” liderada pelo Brasil para atuar no país.
V O terremoto mobilizou a comunidade internacional no sentido de recuperar a governabilidade do Haiti e tornar o país menos vulnerável às intervenções externas.

Estão corretas as afirmativas:

A I e II, apenas.
B III e IV, apenas.
C II e V, apenas.
D I e IV, apenas.
E II e III, apenas.

 
7- “Geralmente relutamos em usar esse termo. Mas agora ele deve ser usado: ‘o leste do Sahel enfrenta o fantasma da fome’, explica Olivier Longué, diretor-geral da Ação contra a Fome Madri, filial da organização não-governamental (ONG) que opera nessa região da África onde 300 mil crianças já morrem a cada ano de desnutrição [...] O Níger, ainda marcado pela grande fome de 2005, e onde a expectativa de vida é de 45,6 anos, é o país onde a situação é considerada a mais preocupante. No início do ano, um relatório governamental indicava que 7,8 milhões de pessoas, ou seja, 58% da população, se encontravam em situação de insegurança alimentar severa ou moderada. Ou seja, três vezes mais do que em 2008. ” Fonte: Clément Lacombe “Uma grave crise alimentar atinge o leste do Sahel” Le Monde Diplomatique, 10/04/ 2010.
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/lemonde/2010/04/10/uma-grave-crise-alimentar-atinge-o-leste-do-sahel.jhtm

A crise alimentar em curso no leste do Sahel africano pode ser atribuída

a) exclusivamente a fenômenos climáticos, pois a região, situada nas franjas meridionais no deserto do Saara, costuma ser afetada por longos períodos de seca, sucedidos por chuvas torrenciais.
b) ao descompasso entre a baixa produtividade da agricultura e o crescimento acelerado da população, resultante das elevadas taxas de fecundidade vigentes nos países da região.
c) à especialização produtiva da agricultura regional, direcionada para o cultivo de produtos tropicais, tais como o cacau, o algodão e o açúcar, destinados aos mercados europeus e norte-americanos.
d) ao aumento dos preços dos alimentos básicos no mercado internacional, resultante da expansão das áreas agrícolas dedicadas à produção de biocombustíveis.
e) aos crescentes déficits na balança comercial de produtos alimentares que caracterizam os países da região, em razão do aumento das importações de grãos produzidos pelas principais potências agrícolas do mundo.


RESPOSTAS: 1A/2C/3D/4E/5E/6D/7E

Prof Kléber

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

REGIÕES ADMINISTRATIVAS DO DISTRITO FEDERAL



              O Distrito Federal subdivide-se em 31 (trinta) Regiões Administrativas (RA). Veja a seguir a lista de cada uma dessas RA´s e ao clicar no nome em vermelho, você terá acesso a história, demografia, curiosidades, economia , aspectos sociais, transportes etc.


           É importante que destaquemos que essas Regiões Administrativas, na prática, funcionam como se fossem verdadeiras cidades, mas com a particularidade de não haver prefeitos ou vereadores. É o Governador do DF quem indica os seus Administradores Regionais.  
( Fonte : http://pt.wikipedia.org/com adaptações  )


Prof KLEBER


.

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...